O inevitável Froome

Seguiu-se um dia de cariz plano com uma fuga a disputar a vitória e o pelotão a chegar a mais de doze minutos. Edvald Boasson Hagen que já tinha feito dois segundos e outros tantos terceiros ao sprint não quis esperar pela meta e atacou para chegar isolado e vencer pela terceira vez uma etapa no Tour, seis anos após as duas de 2011.

Depois, veio o contrarrelógio, para definir o que faltava da geral final. Chris Froome confirmou o seu favoritismo e, sendo terceiro na etapa, selou o seu quarto triunfo no Tour de France. Romain Bardet teve um péssimo dia e, num final dramático, segurou o podium apenas por 1 segundo face a Mikel Landa. Também por um mero segundo, o polaco Maciej Bondar da BORA – hansgrohe foi o vencedor do dia, batendo o compatriota Michal Kwiatkowski.

Finalmente, o pelotão chegou a Paris e, no sprint que tradicionalmente encerra o Tour, Dylan Groenewegen foi o mais rápido e venceu a sua primeira etapa em grandes voltas, ele que já tinha sido um dos mais regulares nos anteriores sprints deste Tour.

A vitória de Chris Froome foi, mais uma vez, inevitável, e leva para casa a camisola amarela. Rigoberto Uran e Romain Bardet acompanharam-no no podium final.

Os colegas de quarto Michael Mathews e Warren Barguil deram à Sunweb quatro etapas e as classificações dos pontos e da montanha Fonte: Team Sunweb
Os colegas de quarto Michael Mathews e Warren Barguil deram à Sunweb quatro etapas e as classificações dos pontos e da montanha
Fonte: Team Sunweb

Michael Matthews venceu a camisola verde dos pontos e o colega de equipa e de quarto Warren Barguil venceu a camisola às bolinhas vermelhas de melhor trepador. À imagem do que o irmão gémeo fez em 2016, Simon Yates bateu Louis Mentjes pela camisola branca da juventude.

Na classificação por equipas, a Sky, que foi a grande obreira do triunfo do seu líder e fez também um quarto à geral por Landa, foi a grande vencedora, com 7 minutos e 14 segundos de vantagem sobre a AG2R La Mondale e bem mais de uma hora sobre todas as outras.

E, como o Tour não é Tour sem mais um uma polémica, a atribuição do prémio de Super Combativo a Warren Barguil foi recebida com grande contestação. Thomas De Gendt, que andou mais de 1000Km em fuga, ganhou o voto popular, mas o júri deu a vitória a Barguil. Pessoalmente, achou que foi um prémio bem entregue, Barguil andou dias e dias em fuga e, quando na parte final passou a contar também para a geral, não deixou de atacar no grupo dos favoritos.

Foto de Capa: Team Sky

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Os números da exibição apagada de Viktor Gyokeres na estreia a titular pelo Arsenal

Viktor Gyokeres fez a estreia a titular como avançado do Arsenal. Sueco não teve exibição muito participativa com bola.

Al Hilal falhou contratação de avançado português antes de fechar Darwin Núñez

Gonçalo Ramos rejeitou uma mudança para a Arábia Saudita. Al Hilal acabou por fechar contratação de Darwin Núñez.

Franjo Ivanovic estreia-se a marcar pelo Benfica na Champions League

O Benfica está a vencer o Nice por 1-0 na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League. Franjo Ivanovic estreia-se a marcar.

Manchester United de Ruben Amorim já conhece o preço de alvo para o meio-campo: 115 milhões de euros

O Manchester United demonstrou interesse na contratação de Carlos Baleba. Brighton quer travar a saída do médio neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Matos antes do Larne x Santa Clara para a Conference League: «A ambição é muito grande»

O Santa Clara vai enfrentar esta quinta-feira o Larne na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Conference League. Vasco Matos já falou.

Frederico Varandas entre as figuras presentes no velório de Jorge Costa no Estádio do Dragão

Frederico Varandas esteve no Estádio do Dragão para prestar condolências devido à morte de Jorge Costa. Eis quem mais.

Manchester United de Ruben Amorim avança por médio que atua na Premier League

O Manchester United está interessado em Carlos Baleba. Red Devils entram em contacto com a comitiva do médio do Brighton.