O novo paradigma da Mitchelton pós-van Vleuten

- Advertisement -

Durante cinco épocas, a Mitchelton-Scott foi uma das melhores equipas do mundo, à boleia de Annemiek van Vleuten. Nesse período, a veterana neerlandesa esteve embrenhada numa luta com a compatriota Anna van der Breggen pelo título de melhor do mundo e a sua equipa tirou proveito, com triunfos de alto relevo a surgirem todos os anos e em todo o tipo de terreno.

No entanto, em 2021 isso chegará ao fim com a mudança de van Vleuten para a Movistar Team e, com isso, o conjunto australiano, cuja instabilidade financeira parece não dar para contratar uma líder substituta entre as estrelas do pelotão, terá de mudar a forma de correr e apostar na prata da casa.

Se este texto tivesse sido escrito há um ano, a resposta mais óbvia seria de cerrar fileiras em torno de Amanda Spratt. A trepadora australiana vinha de um par de excelentes temporadas que a consagraram como a terceira melhor trepadora do mundo e também um bom ativo para as clássicas acidentadas.

Contudo, 2020 não foi uma época positiva para Spratt que esteve bem abaixo das expectativas. Poderá dar-se o caso da atleta não ter respondido da melhor forma à paragem pandémica primaveril e, sendo somente isso, a Mitchelton terá aqui a sua principal figura para o próximo ano. Porém, Spratt pode estar a começar a acusar a idade, até porque, exceção feita à extraterrestre van Vleuten, há poucas ciclistas a partir da sua idade a render o mesmo.

Nesse cenário, terão outras atletas de assumir a responsabilidade. Lucy Kennedy, já com alguma veterania, é um dos nomes que vem à cabeça. Sem a qualidade para ir cara a cara com as melhores, é, ainda assim, uma combativa de qualidade que, com liberdade, pode dar dores de cabeça às adversárias, especialmente em percursos acidentados.

Há também Grace Brown, que tendo chegado tarde ao ciclismo, já se vai afirmando como tendo um dos motores mais sólidos do pelotão. Muitas das características de Grace Brown fazem dela uma gregária de luxo e, sem dúvidas, tê-la ao serviço de van Vleuten era um excelente aproveitamento das suas qualidades. Mas, os seus talentos são também apetecíveis para encarar as clássicas e será aí que deve ser a primeira escolha da equipa.

Ane Santesteban é uma das contratações para 2021 e, juntamente com Spratt, ficará encarregue do departamento das escaladas. A espanhola tem subido de nível exibicional nos últimos anos e é uma aposta robusta para bons resultados em provas por etapas com maior dureza.

No restante do plantel, há também qualidade, mas não se poderá pedir muito mais do que tentativas de sucesso em fugas oportunistas ou provas.

Habituadas a ocupar a frente do pelotão, a época que se aproxima será uma experiência diferente para as corredoras do coletivo australiano que terão, provavelmente, bem menos ocasiões para celebrar, mas também haverá mais oportunidades para figuras menos sonantes procurarem enriquecer o palmarés.

Foto de Capa: Mitchelton-Scott

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC e Alverca empatam para a Primeira Liga

O Vitória SC e o Alverca empataram a uma bola durante a noite deste sábado, num encontro da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Ligue 1: PSG faz o mínimo e vence Le Havre

O PSG bateu o Le Havre por uma bola a zero durante este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Ligue 1.

Atlético Madrid vence Real Oviedo no último minuto e iguala Villarreal

O Atlético de Madrid foi às Astúrias vencer o Real Oviedo por uma bola a zero este sábado, em jogo da 26.ª jornada da La Liga.

Inter Milão vence Genoa na ressaca da eliminação da Champions League

O Inter Milão recebeu e venceu o Genoa por duas bolas a zero na noite deste sábado, num encontro da 27.ª jornada da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez já é o reforço mais caro da história do Sporting

Luis Suárez passou a ser o jogador mais caro do Sporting, ultrapassando o valor que foi pago por Viktor Gyokeres.

Segunda Liga: Torrense é derrotado em casa por FC Porto B e pode ver o Académico de Viseu a fugir cada vez mais na...

FC Porto B venceu o Torrense por 3-0. A equipa de Torres Vedras pode ver o Académico de Viseu decolar na classificação caso vença o líder Marítimo.

Cristiano Ronaldo falha penálti mas Al Nassr acaba por vencer o Al Fayha de Pedro Emanuel: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 24.ª jornada da Liga Saudita, o Al Nassr deu uma reviravolta no terreno do Al Fayha e venceu por 2-1. Cristiano Ronaldo falhou um penálti aos 10 minutos.