📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O regresso do calendário World Tour no Ciclismo

- Advertisement -

O calendário WorldTour está de regresso à estrada após a retoma ter sido efetuada no dia 1 de agosto, com a realização de uma das clássicas mais importantes do calendário velocipédico, a Strade Bianche. A 14.ª edição da prova italiana foi corrida na cidade de Siena, como já é habitual, num percurso de 184 quilómetros. No final, foi o belga Wout Van Aert a festejar o triunfo.

A retoma no calendário tinha sido feita por algumas WorldTeams com o Sibiu Tour (2.1), na Roménia, prova ganha pelo austríaco Gregor Muhlberger (Bora-Hansgrohe). Seguiu-se a Volta a Burgos (2. Pro), prova que contou com um pelotão recheado de boas equipas, sendo conquistada pelo jovem prodígio Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick Step), que amealhou a sua terceira vitória do ano em classificações gerais, em três possíveis. O belga só conhece o sabor da vitória em 2020, abrindo-se boas perspetivas para o que aí vem.

De destacar ainda o excelente trabalho do português João Almeida (Deceuninck-Quick Step), que ajudou o companheiro a atingir o primeiro lugar e ainda viu coroada a sua boa exibição com um lugar no pódio final (3.º lugar).

No entanto, a prova de maior relevância até ao momento foi a clássica italiana. O belga Wout Van Aert, de 25 anos, venceu à terceira vez, depois de ter batido na trave nos dois anos anteriores, onde acabou sempre na terceira posição da Strade Bianche.

O ataque da vitória deu-se no último setor de terra (sterrato), com o jovem ciclista a ganhar uma vantagem entre os 20 e os 30 segundos para o grupo perseguidor. Nunca mais foi alcançado, podendo celebrar à vontade na linha de meta. O italiano Davide Formolo (UAE Team Emirates) ficou no segundo lugar, com 30 segundos de atraso, e em terceiro lugar terminou Maximilian Schachmann (Bora-Hansgrohe) com 32 segundos de diferença para o primeiro.

O ciclista Wout Van Aert selou assim, com a sua 12.ª vitória da carreira, a sua primeira conquista no que toca a clássicas do calendário WorldTour.

No próximo dia 5 de agosto começará a Volta à Polónia, primeira grande prova de etapas com todas as WorldTeams presentes. A prova contará com a presença de Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira ao serviço da equipa UAE-Team Emirates.

De salientar ainda, agora em termos nacionais, a presença das equipas portuguesas da Efapel e Feirense no Circuito de Getxo, em Espanha, no passado dia 2 de agosto, onde competiram num pelotão com várias WorldTeams e ProTeams. O melhor atleta das equipas portuguesas foi Tiago Machado (Efapel), que terminou na 29.ª posição, a 51 segundos do vencedor Damiano Caruso (Bahrain-Mclaren).

Foto de capa: Strade Bianche

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo médio do Atlético Madrid critica atitude de Vinícius Júnior no Real Madrid x Barcelona: «Inaceitável e egocêntrica»

Gabi analisou a reação de Vinícius Júnior à substituição feita por Xabi Alonso durante a segunda parte do clássico entre Real Madrid e Barcelona.

Uma noite cheia de emoção na NHL

Nesta passada terça-feira, a NHL regressou ao seu anual...

Emerson Palmieri recorda expulsão frente ao Sporting: «Interpretei mal a situação»

Emerson Palmieri lamentou a expulsão no Sporting x Marselha. O encontro da Champions League terminou com a vitória dos leões por 2-1.

Boavista desiste da I Divisão da AF Porto após falta de comparência a 5 jogos

O Boavista decidiu desistir da Primeira Divisão da AF Porto, depois de somar cinco faltas de comparência ao longo da presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Renan Lodi oferecido ao Benfica para reforçar o lado esquerdo da defesa a custo zero

Renan Lodi foi colocado na rota do Benfica. Defesa lateral está sem clube e foi oferecido ao emblema encarnado.

Sporting detalha todas as transferências de 2025: da venda de Viktor Gyokeres à possível contratação mais cara da história

O Sporting revelou os detalhes das transferências dos dois mercados de 2025. Luis Suárez pode tornar-se a contratação mais cara dos leões.

Rui Miguel revela jogador mais difícil que enfrentou no futebol nacional: «Podia dizer-te o Aimar, Hulk ou James Rodríguez, mas…»

Em entrevista ao Bola na Rede, Rui Miguel fez um balanço da sua carreira profissional, abordando o percurso no futebol nacional e internacional.