📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O regresso do calendário World Tour no Ciclismo

- Advertisement -

O calendário WorldTour está de regresso à estrada após a retoma ter sido efetuada no dia 1 de agosto, com a realização de uma das clássicas mais importantes do calendário velocipédico, a Strade Bianche. A 14.ª edição da prova italiana foi corrida na cidade de Siena, como já é habitual, num percurso de 184 quilómetros. No final, foi o belga Wout Van Aert a festejar o triunfo.

A retoma no calendário tinha sido feita por algumas WorldTeams com o Sibiu Tour (2.1), na Roménia, prova ganha pelo austríaco Gregor Muhlberger (Bora-Hansgrohe). Seguiu-se a Volta a Burgos (2. Pro), prova que contou com um pelotão recheado de boas equipas, sendo conquistada pelo jovem prodígio Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick Step), que amealhou a sua terceira vitória do ano em classificações gerais, em três possíveis. O belga só conhece o sabor da vitória em 2020, abrindo-se boas perspetivas para o que aí vem.

De destacar ainda o excelente trabalho do português João Almeida (Deceuninck-Quick Step), que ajudou o companheiro a atingir o primeiro lugar e ainda viu coroada a sua boa exibição com um lugar no pódio final (3.º lugar).

No entanto, a prova de maior relevância até ao momento foi a clássica italiana. O belga Wout Van Aert, de 25 anos, venceu à terceira vez, depois de ter batido na trave nos dois anos anteriores, onde acabou sempre na terceira posição da Strade Bianche.

O ataque da vitória deu-se no último setor de terra (sterrato), com o jovem ciclista a ganhar uma vantagem entre os 20 e os 30 segundos para o grupo perseguidor. Nunca mais foi alcançado, podendo celebrar à vontade na linha de meta. O italiano Davide Formolo (UAE Team Emirates) ficou no segundo lugar, com 30 segundos de atraso, e em terceiro lugar terminou Maximilian Schachmann (Bora-Hansgrohe) com 32 segundos de diferença para o primeiro.

O ciclista Wout Van Aert selou assim, com a sua 12.ª vitória da carreira, a sua primeira conquista no que toca a clássicas do calendário WorldTour.

No próximo dia 5 de agosto começará a Volta à Polónia, primeira grande prova de etapas com todas as WorldTeams presentes. A prova contará com a presença de Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira ao serviço da equipa UAE-Team Emirates.

De salientar ainda, agora em termos nacionais, a presença das equipas portuguesas da Efapel e Feirense no Circuito de Getxo, em Espanha, no passado dia 2 de agosto, onde competiram num pelotão com várias WorldTeams e ProTeams. O melhor atleta das equipas portuguesas foi Tiago Machado (Efapel), que terminou na 29.ª posição, a 51 segundos do vencedor Damiano Caruso (Bahrain-Mclaren).

Foto de capa: Strade Bianche

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.