Portugueses fantásticos na Volta a Itália

- Advertisement -

Os portugueses João Almeida e Ruben Guerreiro estão, na Volta a Itália, a proporcionar uma das jornadas mais fantásticas do ciclismo português. João lidera a prova, enquanto que Ruben venceu a etapa nove, numa tirada muito complicada, passando a liderar a classificação da montanha.

Podia ser mais um rescaldo normal sobre a primeira semana de uma Grande Volta, no entanto, teve algo de diferente e especial, com o ciclismo português em destaque um pouco por todo o mundo.

Esta edição começou no dia 3 de outubro, com um contrarrelógio individual a abrir, num percurso a ligar Monreale a Palermo, numa extensão de 15,1 quilómetros. Filippo Ganna, recentemente campeão do mundo da especialidade, entrou em grande, ao vencer no esforço individual. A grande surpresa, para a maioria, foi o segundo lugar do caldense João Almeida, a 22 segundos do tempo do italiano, batendo grandes nomes como Geraint Thomas, Mikkel Bjerg, Jos Van Emden, Rohan Dennis, por aí fora… João ficou com o melhor tempo referência durante um largo período. Dia marcado pela desistência de Miguel Ángel López da Astana, que teve uma queda feia, arredando o colombiano para fora da competição.

Um segundo dia foi marcado pelo regresso de Diego Ulissi (UAE Team Emirates) às vitórias no Giro. O seu último triunfo na competição tinha sido no Giro de 2016. A chegada a Agrigento era claramente feita à sua medida, com uma pequena colina no final. João Almeida chegou com o mesmo tempo do líder Ganna, terminando na sexta posição da etapa. Ao segundo dia de prova, a Astana viu-se privada de mais uma das suas estrelas, talvez a principal para esta prova, o russo Aleksandr Vlasov, que não se sentiu bem durante o decorrer da etapa.

No terceiro dia de competição houve espaço para um vencedor a partir da fuga. No alto do monte Etna, Jonathan Caicedo (EF Pro Cycling) foi o mais forte, sobrepondo-se a Giovanni Visconti (Vini Zabù-KTM) e a Harm Vanhoucke (Lotto Soudal). Mas o destaque do dia foi para a conquista da camisola de liderança por parte de João Almeida (Deceuninck-Quick Step). Houve muitas dúvidas de quem era o novo líder, mesmo depois de Almeida ter terminado a etapa, mas as décimas de segundo do contrarrelógio foram decisivos, tornando o português o novo camisola rosa da competição, empatado com Caicedo.

Foram precisos 31 anos para voltarmos a ver um atleta luso a liderar uma Grande Volta. Acácio da Silva tinha sido o último a conseguir tal feito, visto que em 1989 liderou no Giro e no Tour, conquistando curiosamente a camisola rosa no Monte Etna. Geraint Thomas caiu durante a etapa, e ressentiu-se muito, acabando por perder muito tempo, quase 12 minutos para os favoritos. Simon Yates também teve uma quebra física, perdendo quase quatro minutos para o grupo dos mais fortes.

Foto de capa: Giro d’Italia

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: baixa no ataque para o Manchester City

Oskar Pietuszewski está a recuperar de lesão, mas não vai ser opção para a partida entre o FC Porto e o Manchester City.

Sérgio Ferreira responde ao Bola na Rede: «Faltou-nos a capacidade de quebrar linhas»

Sérgio Ferreira respondeu a uma questão do Bola na Rede após a derrota do Alverca sobre o Braga por 3-1.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Na segunda parte insistimos, mas sem atacar apenas por um lado»

Carlos Vicens respondeu a uma questão do Bola na Rede após a vitória do Braga sobre o Alverca por 3-1.

Alexander Bah pode desfalcar Benfica: Marco Silva com uma alternativa direta e de olho em possíveis adaptações

Alexander Bah saiu lesionado do encontro entre o Benfica e o Marítimo e pode ser obrigado a falhar algumas partidas.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com boas notícias: estudo coloca águias no top 8 da Europa League mas fora da liderança

O Benfica vai disputar a fase de liga da Europa League e terá como objetivo inicial ficar no top 8 da competição.

FIFA garante: Gianni Infantino continua a ser candidato a uma reeleição

A FIFA emitiu este domingo uma nota a reiterar que Gianni Infatnino será candidato à liderança da entidade.

Arsenal tinha Iván Fresneda na sua lista de contratações: imprensa inglesa divulga alvos dos gunners no mercado e havia uma prioridade clara

O Arsenal tinha Iván Fresneda na sua lista de contratações no mercado de transferências, mas o espanhol manteve-se no Sporting.