Portugueses fantásticos na Volta a Itália

    Chegávamos ao último dia da primeira semana. A etapa nove trazia dificuldades, com uma ligação de 208 quilómetros, entre San Salvo e Roccaraso. Foi formada uma fuga tardia, devido ao ritmo elevado no pelotão. A fuga composta por Jonathan Castroviejo, Ruben Guerreiro, Ben O´Connor, Eduardo Sepulveda, Mikkel Bjerg, Giovanni Visconti, Larry Warbasse e Killian Frankiny. O grupo dos fugitivos começou a quebrar quando faltavam 40 quilómetros para o fim, com alguns elementos a ficarem para trás. O ritmo era imposto pela Deceuninck e pela Trek-Segafredo. A equipa da Trek quis pegar na corrida quando o terreno endureceu, mas não foram capazes de manter o ritmo durante muito tempo.

    Na frente, só sobravam Castroviejo, Frankiny, Guerreiro e Warbasse, com o espanhol e o português a distanciarem-se quando faltavam seis quilómetros para a linha de meta. As rampas finais eram duras, o que favorecia o português por ser mais explosivo. Guerreiro, ciclista de 26 anos, natural de Pegões Velhos do concelho do Montijo, acabou por ultrapassar Castroviejo nas últimas rampas, conquistando a sua primeira vitória em Grandes Voltas. Foi um dia de ouro para o ciclismo nacional.

    Wilco Kelderman e Fuglsang foram os primeiros dos favoritos a chegar, a 1m38s do primeiro classificado. João Almeida perdeu alguns segundos no final, para alguns dos favoritos, mas nada que o retirasse da primeira posição. Em segundo lugar, segue agora Wilco Kelderman, a 30 segundos do português. Pello Bilbao é terceiro, a 39 segundos. Rudy Barbier (Israel Start-Up Nation) não partiu, e Pavel Kochetkov (CCC Team) não acabou a etapa.

    Foram nove dias espetaculares, em que o ciclismo português conseguiu ter uma jornada histórica, com três camisolas de quatro possíveis a acabar a primeira semana. João Almeida, de 22 anos, lidera a classificação geral e a juventude desde a terceira etapa, enquanto que Ruben Guerreiro é o novo líder da montanha. Ambos estão a competir pela primeira vez no Giro, sendo esta a estreia absoluta de João Almeida em Grandes Voltas. Isso não impediu João Almeida de bater, na sua estreia, o recorde de Joaquim Agostinho, com mais dias como líder numa Grande Volta.

    O caldense tem contado com o apoio da sua grande equipa, que tem colocado o português sempre na frente do pelotão, evitando assim os azares. Rúben e a sua equipa estão a estrear o novo equipamento, com um visual irreverente, onde patos sobressaem no visual, parece que estão a “voar” já com duas vitórias a partir de fugas. Nos favoritos, a primeira semana revelou-se um calvário, atirando para fora da corrida vários corredores importantes. Pode consultar os favoritos a vencer a competição aqui.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    André Filipe Antunes
    André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
    O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.