Richie Porte e o sucesso da INEOS em 2021

- Advertisement -

O ciclista australiano Richie Porte conquistou o Critério do Dauphiné, em França, sendo esta a sua primeira conquista após o seu regresso, ao serviço da equipa britânica INEOS Grenadiers.

Aos 36 anos, Richie apresenta-se a um nível de excelência, com muito para dar nas provas mais importantes. O ciclista já tinha estado nesta “casa”, entre 2012 e 2015, onde alcançou grandes triunfos, incluindo a sua primeira vitória numa classificação por etapas do WorldTour, também em França, o Paris-Nice de 2013. Curiosamente, a sua primeira vitória numa classificação geral acontecera um ano antes, na Volta ao Algarve.

No domingo passado, Richie conquistou o Critérium du Dauphiné na sua oitava participação na prova, após dois segundos lugares em edições anteriores, o ciclista referiu: “Para mim esta corrida é aquela em que tenho estado mais perto de vencer, em que nunca consigo, mas finalmente acabei por ser bem-sucedido. Com a ajuda desta equipa, as coisas tornaram-se mais fáceis. É um sonho tornado realidade.”

Richie Porte ainda acrescentou: “Não alimento ilusões, vou para o Tour para trabalhar. Depois da brilhante colaboração e da ajuda que o Tao Hart, Thomas e de todos os outros que me foram dando apoio ao longo dos últimos dias, quero retribuir-lhes da mesma forma. Eu não quero o stress e a pressão de liderar no Tour. Para mim esta vitória no Dauphiné sabe tão bem como um triunfo na Volta à França. Terminei por duas ocasiões no segundo lugar, sempre com alguns infortúnios à mistura, para finalmente vencer este ano, estou nas nuvens! Todos os sacrifícios, tempo fora sem ver a minha mulher e os meus dois filhos, acabou por valer a pena”.


Richie Porte obteve um excelente terceiro lugar no Tour de 2020, apenas superado pela força eslovena de Roglic e Pogacar. Em 2021, acabou por mudar de equipa, vindo da formação Trek-Segafredo. A época não começou da melhor forma, a 7 de março, logo com uma desistência no primeiro dia de corrida do Paris-Nice. Depois disso, veio a dupla com Geraint Thomas, e a partir daí somaram-se só bons resultados.

Na Volta à Catalunha, a INEOS Grenadiers ocupou os três primeiros lugares do pódio final, é obra! Com a geral a ser vencida por Adam Yates, seguido por Richie Porte e Thomas. No Tour da Romandia, na Suíça, Thomas venceu e Porte foi o segundo classificado. Agora, no Dauphiné, Richie acabou por obter o primeiro posto, com o britânico Thomas no último lugar do pódio.

Prova da consistência da equipa é o primeiro lugar na tabela como o conjunto mais vitorioso de 2021. Até ao momento, já são 25 triunfos, mais um que a habitual líder Deceuninck- Quick Step. Filippo Ganna é o ciclista mais vitorioso, com 5 conquistas nesta temporada.

Começam a ser muitos nomes dentro da INEOS para lutar por provas por etapas e até mesmo por Grandes Voltas. Para além dos dois já mencionados, acrescenta-se Adam Yates, Richard Carapaz, Tao Hart, o recém vencedor do Giro Egan Bernal, Pavel Sivakov e até mesmo Daniel Martínez depois das suas últimas prestações.

É um leque vasto de opções para lutar pelas vitórias, e os diretores da equipa sabem disso. Se não der com Porte, ataca Thomas, senão é a vez de Tao Hart. No Giro, o plano B seria Pavel Sivakov, caso as coisas corressem mal com o colombiano Bernal. Mas, na ausência do russo, devido a desistência, houve logo um Martínez que se impôs como uma peça fulcral na conquista desta última edição.

A INEOS tem ainda vários jovens em desenvolvimento e a despontar, casos de Ethan Hayter, Carlos Rodríguez e Sosa. Hayter tem sido o que tem dado mais nas vistas, após a sua vitória no alto da Fóia, na etapa 3 da Settimana Coppi e Bartali e em duas etapas da Volta à Andalucia.

Veremos o que nos reservam os próximos capítulos da equipa britânica.

Foto de Capa: Critérium du Dauphiné

Artigo revisto por Joana Mendes

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção do Benfica: como joga o novo Real Madrid de Álvaro Arbeloa?

Há, no jogo do Real Madrid, um mundo de distâncias entre a primeira e a segunda versão que se apresentaram no Benfica. Não de intenções, necessariamente, mas de consequências aplicadas em campo.

A real oportunidade | Real Madrid x Benfica

Depois de dois jogos eletrizantes entre Real Madrid e Benfica (relativos à última jornada da fase de Liga e primeira mão do play-off), o Estádio Santiago Bernabéu vai ser palco das decisões, onde só uma turma irá garantir o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Braga reage à tomada de posição do Governo: «As conclusões apresentadas resultam de uma análise parcial»

O Braga criticou o silêncio do Governo após o Secretário de Estado do Desporto ter apoiado o veto da PSP à coreografia no dérbi do Minho. O clube reclama que ainda não obteve resposta aos pedidos de reunião enviados às autoridades

CBF pretende renovar com Carlo Ancelotti: «Temos a melhor matéria-prima»

Carlo Ancelotti está prestes a renovar o seu contrato como selecionador do Brasil até ao Mundial 2030. O presidente da CBF revelou que a assinatura depende de ajustes burocráticos e jurídicos.

PUB

Mais Artigos Populares

«Só vamos entender o tamanho do que o Vinícius Júnior fez nestes anos daqui a uma década»: a perspetiva da jornalista Tati Mantovani e...

Vinícius Júnior é um dos destaques mundiais na luta contra o racismo. A jornalista Tati Mantovani enquadra o extremo brasileiro neste cenário.

Neymar não vai ser convocado para os últimos jogos particulares antes do Mundial 2026

Neymar não vai ser convocado para os jogos particulares da seleção do Brasil frente à França e à Croácia. Esta é a última convocatória antes do Mundial 2026.

Telma Encarnação dispensada da Seleção Nacional e já tem substituta definida

Telma Encarnação foi dispensada da Seleção Nacional devido a problemas físicos. A avançada foi dada como inapta pela Unidade de Saúde e Performance da FPF e foi rendida por Alícia Correia.