Rúben: um guerreiro das estradas | Ciclismo

- Advertisement -

O MENINO DE PEGÕES QUE QUER DEIXAR A SUA “PEGA” NA ALTA RODA DO CICLISMO MUNDIAL

Nascido há 27 anos na vila setubalense de Pegões Velhos, Rúben Guerreiro é hoje uma das maiores referências nacionais no escalão World Tour, divisão maior do pelotão a nível internacional.

Mas a relação entre Rúben e a bicicleta principiou bastante tarde para um desportista da sua qualidade.

Seria apenas aos 12 anos que esta paixão ganharia raízes dentro de Rúben, sendo que, de acordo com o mesmo, a bicicleta chegou a funcionar como meio de deslocação até ao seu estabelecimento de ensino.

Contudo, o talento de Rúben desde cedo saltava à vista, como se de um diamante raro por lapidar se tratasse.

O natural de Setúbal conquistou várias competições de elevado reconhecimento entre portas, das quais se destacam: várias etapas na Volta a Portugal do Futuro e o Grande Prémio Joaquim Agostinho, sucessos estes obtidos enquanto Sub23, ao serviço da formação da Liberty Seguros.

É na expectativa de atingir voos bem mais altos, de modo a concretizar o sonho de participar em grandes Voltas, que, em meados de 2014, se vê forçado a sair de Portugal.

De forma a rubricar contrato com a formação norte americana da Hagens Berman Axeon, onde estabelece parelha e amizade com João Almeida, a nossa “pantera cor de rosa”, recentemente 13.º na prova de estrada nos Jogos de Tóquio.

A Axeon apenas tem como meta formar ciclistas de elevada qualidade e lançá-los para o pelotão internacional. Seria no conjunto dirigido pelo filho do grande ciclista belga Eddy Merckx, Axel, que Rúben começaria a mostrar de que massa era feito!

Após duas épocas em que foi, ainda que sem o devido destaque, brilhando bem alto nas competições em que participava ao serviço da Axeon, acaba por despertar a atenção dos maiores “tubarões”.

Dito isto, assinou o seu primeiro contrato enquanto profissional com a equipa Trek-Segafredo, onde começa a gozar de maior reconhecimento e a ser presença assídua nos nossos ecrãs.

É precisamente em 2017, um ano após assinar com a estrutura norte-americana do World Tour, que o atleta de 1.78m, para estupefação do público especializado, consegue não só oferecer grande réplica, como acaba por vencer a nomes bem mais consagrados.

Passando  a ser ainda mais uma  figura de destaque nacional, no que ao Ciclismo diz respeito, apesar da sua tenra idade.

Não se pense que a caminhada ascensional do desportista pararia por aí, visto que a sua afirmação internacional, ainda que com papéis mais secundários, prosseguia, não deixando ninguém alheio a esse facto!

A clássica da Bretanha, prova bastante dura disputada em França, serviria de palco aos primeiros êxitos do atleta enquanto sénior em provas internacionais, tendo conquistado por dois anos consecutivos um sexto e um quinto posto.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Alberto Costa no radar do PSG: clube francês pondera avançar para a sua contratação no mercado de verão

O PSG está a ponderar a contratação de Alberto Costa no mercado de verão para reforçar o lado direito da defesa.

Bruno Fernandes alvo de ataque informático após eliminação do Manchester United da Taça de Inglaterra

Bruno Fernandes foi alvo de um ataque informático na rede social X, após a eliminação do Manchester United na Taça de Inglaterra.

Treinador do Granada confirma negociações avançadas do Sporting por Souleymane Faye

Pacheta, treinador do Granada, confirmou as negociações do Sporting por Souleymane Faye e revelou que a operação está avançada.

Massimiliano Allegri comenta exibição de Rafael Leão: «Poderia ter tido um impacto maior nos minutos finais se se posicionasse um pouco mais recuado»

Massimiliano Allegri deixou alguns apontamentos sobre a exibição de Rafael Leão, após o empate entre a Fiorentina e o AC Milan.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.