📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rui Costa – Um início de época (bastante) promissor!

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Decorridos os primeiros meses de uma época que se prevê bastante emocionante e espetacular, já é possível reparar que alguns ciclistas quiseram logo começar o ano em real destaque. Nessa “imaginável” lista terá de constar o nome de…Rui Costa!

O português, no primeiro ano numa nova equipa (a UAE Team Emirates), tem conseguido um início de época ao nível dos melhores, sendo considerado um dos principais nomes para agitar o Giro d’Itália, que começará a 5 de Maio. Aliás, a época do ciclista de 30 anos irá ter várias mudanças em relação ao que tem sido o planeamento de época normal nos últimos anos da sua carreira.

No final de Janeiro, o ex-campeão do mundo realizou a sua primeira prova do ano na Argentina, denominada de Volta a San Juan. Após um contra-relógio que, novamente, quebrou um pouco as aspirações à vitória geral, o português redimiu-se na etapa cinco e venceu em alta montanha, à frente de nomes como Nibali, Mollema ou Torres, conseguindo a sua primeira vitória profissional com a camisola da UAE Team Emirates.

No final, ficou em quinto lugar da classificação geral, mas tendo em conta que a forma ainda estaria a ser construída, acabou por ser uma boa prestação. Após isto, veio o Tour de Omã e após grandes etapas do português, com consecutivos segundos lugares, apenas ficou atrás de Ben Hermans (e superando ciclistas como Fábio Aru ou Romain Bardet), da BMC, conseguindo o primeiro pódio da geral individual desta época.

Até que chegou o Tour de Abu Dhabi e vimos Rui Costa a vencer a etapa-rainha da prova e a destacar-se, no final, como o vencedor da geral individual, com mais de 4 segundos do que Ilnur Zakarin e mais 16 do que Tom Dumoulin (sendo que, por exemplo, Quintana, Aru, Nibali ou Contador também estavam na prova e foram superados pelo português).

O ciclista português já teve, este ano, oportunidade de festejar vitórias pela sua nova equipa Fonte: Facebook Rui Costa
O ciclista português já teve, este ano, oportunidade de festejar vitórias pela sua nova equipa
Fonte: Facebook Rui Costa

Um excelente ataque do português, voltando a mostrar a sua brilhante visão de corrida, foi essencial para ganhar a vantagem necessária de que precisava frente a este tipo de concorrentes, mostrando igualmente um sprint forte, derrotando Zakarin, dessa forma, no final da etapa.

Depois desta conquista, Rui Costa teve de se preparar para a bem conhecida prova do Tirreno Adriático, com etapas bastante exigentes e com um grupo fenomenal de adversários. Infelizmente, segundo o que foi veiculado, acabou por ficar um pouco afetado devido a problemas de saúde e não esteve tão ativo e nem em destaque como seria de esperar. Ainda assim, é de valorizar o enorme esforço que teve e que o levou a um razoável 18.º lugar na geral individual. Se tivesse estado na sua forma habitual, acredito que poderia ter sido um dos grandes protagonistas da prova italiana.

Nas próximas provas, poder-se-á ver o português a enfrentar algumas das melhores provas clássicas existentes no mundo do ciclismo, incluindo algumas dos considerados Monumentos. Tendo em conta as suas caraterísticas, é de esperar que possamos ter um Rui Costa em destaque nalgumas dessas provas.

Após isto, no início de Maio, chegará o tão desejado Giro d’Itália e com ele iremos ver como o português se adapta, então, a um Grand Tour diferente daquele a que nos últimos anos temos estado habituados a ver o português entrar. Depois de um excelente início de época (antes do Tirreno, era dos ciclistas mais em foco no ciclismo mundial e dos que estava em melhor forma e com melhores prestações de início de ano), é de se esperar ainda mais por parte do grande ciclista português e ex-campeão do mundo, de seu nome Rui Costa!

Foto de capa: Rui Costa

Artigo revisto por: Patrícia Nel

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado espanhol aquece dérbi da Catalunha com declaração polémica: «Pisar Joan García ou Lamine Yamal? Lamine Yamal»

Pere Milla foi protagonista de uma declaração polémica e que está a dar que falar. O avançado não fugiu a uma questão e acabou por dizer que pisaria Lamine Yamal.

Feirense e União de Leiria empatam em jogo de vários momentos na Segunda Liga

O Feirense recebeu e empatou 2-2 com o União de Leiria na jornada 17 da Segunda Liga. Foram dois golos em cada parte.

Atenção, FC Porto: Barcelona segura Roony Bardghji

O Barcelona deve manter Roony Bardghji neste mercado de inverno. FC Porto tinha mostrado interesse no jogador.

Santos confirma contratação de Gabriel Barbosa

Gabriel Barbosa já foi confirmado como reforço do Santos. O avançado brasileiro de 29 anos foi emprestado pelo Cruzeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United não fecha a porta de saída a Bruno Fernandes

Bruno Fernandes é um dos elementos centrais do plantel do Manchester United, porém os red devils não excluem a hipótese de uma saída do médio.

Médio pode deixar Tondela após CAN 2025: «Quero ter uma melhor oportunidade de jogar noutro sítio»

Yaya Sithole pode deixar Tondela depois da CAN 2025. Médio da África do Sul admite desejo de sair para outro clube.

Presidente do Barcelona elogia Francisco Trincão e fala de um possível regresso de João Félix ao clube: «Gostava e gosto muito, muito dele»

Joan Laporta falou do futebol português e de assuntos relacionados com a atualidade do Barcelona. O presidente dos catalães elogiou João Félix, João Cancelo e Francisco Trincão.