Strade Bianche: Que comece o World Tour!

- Advertisement -

Ao terceiro mês do ano, está finalmente de regresso o World Tour feminino, que volta a arrancar com uma das mais belas provas da época, a Strade Bianche. Serão 136 quilómetros bem duros, com a tradicional chegada a Piazza del Campo.

O percurso é o habitual, o que nos faz apaixonar por esta clássica italiana, com oito setores de sterrato e muito sobe e desce, garantindo uma corrida dura e que certamente chegará à fase final já com o pelotão feito em pedaços.

Para determinar a grande vencedora, o último quilómetro reserva a íngreme subida a Via Santa Caterina, que tanto pode servir como festa de consagração ou como palco para o despique final, caso aí chegue mais de uma atleta no comando.

A grande esperança dos adeptos da casa, a vencedora em 2017, Elisa Longo Borghini, estará ausente por doença, deixando as esperanças italianas a cargo de segundas linhas. Elena Cecchini e Soraya Paladin serão as que têm mais ambições e já mostram em 2019 estar a começar a temporada em boa forma. A jovem Nadia Quagliotto e a veterana Tatiana Guderzo são outros nomes a ter em conta.

Sem Longo Borghini, a maior favorita é a polaca Katarzyna Niewiadoma, segunda classificada nas três últimas edições da prova, que costuma brilhar no início do ano e neste tipo de provas por um dia. O percurso é feito à sua medida e parece só uma questão de tempo até finalmente vencer.

Já a sua maior adversária tudo indica que poderá ser a ex-campeã do Mundo, Chantal Blaak, outra atleta a quem o roteiro assenta bem e que já se mostrou forte com a vitória na Omloop no passado fim-de-semana. Incluída na melhor equipa feminina do mundo, terá entre as colegas a atual campeã mundial e detentora do título da Strade Bianche, Anna van der Breggen. Breggen também é uma forte possibilidade para triunfar e dá à Boels-Dolmans a possibilidade de jogar taticamente.

Favoritismo duplo para a Boels-Dolmans com van der Breggen e Blaak
Fonte: Strade Bianche

Depois de uma grave lesão, Annemiek van Vleuten regressou à competição no passado fim de semana e esteve logo entre as melhores, pelo que terá condições para lutar pela vitória. Ainda assim, a Mitchelton-Scott também joga com mais que uma carta e tem em Amanda Spratt uma aposta segura para estar entre as melhores.

Após uma excelente época de Ciclocrosse, Marianne Vos começará aqui a sua época e parte como uma das favoritas, ao lado da colega Ashleigh Moolman. Com caraterísticas bem diferentes, a holandesa e a sul-africana podem fazer um par interessante para colocar a CCC na disputa dos lugares cimeiros.

Entre as restantes equipas há que mencionar também a Team Sunweb e a Trek – Segafredo, conjuntos equilibrados e com alguns nomes interessantes, liderados, respetivamente, por Lucinda Brand e Ellen van Dijk, bem como Cicilie Uttrup Ludwig, que será a chefe de fila da Bigla Pro cycling.

Será certamente mais uma épica batalha pelas estradas da Toscana para decidir a primeira líder do world Tour 2019 e a quinta a conquistar esta que se está muito rapidamente a transformar numa das mais importantes provas do calendário.

Favoritas

*** Chantal Blaak, Katarzyna Niewiadoma

** Amanda Spratt, Lucinda Brand, Marianne Vos

* Ashleigh Moolman, Annemiek van Vleuten, Anna van der Breggen

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Strade Bianche

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Anatoliy Trubin defende penálti de Luis Suárez e segura 0-0 no Dérbi entre Sporting e Benfica

O Sporting falhou uma grande penalidade em Alvalade. Luis Suárez permitiu a defesa de Anatoliy Trubin e continua 0-0.

Bayern Munique goleia Estugarda com Raphael Guerreiro em evidência e conquista a Bundesliga

O Bayern Munique é campeão da Bundesliga. Vitória sobre o Estugarda fecha contas do título para a equipa de Raphael Guerreiro.

Dois jogadores do Sporting homenageados antes do dérbi frente ao Benfica

Daniel Braganca e Francisco Trincão foram ambos homenageados pelo Sporting, antes do dérbi, por atingirem marcas redondas vestidos de verde e branco.

Manchester City supera o Arsenal e fica mais perto de ‘roubar’ o título da Premier League

No embate da 33.ª jornada decisivo para a corrida ao título da Premier League, o Manchester City superou o Arsenal por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica apresenta queixa junto da Liga por insultos de adeptos do Sporting no hall VIP do Estádio de Alvalade

O Benfica apresentou queixa por insultos contra Rui Costa, José Mourinho e a equipa. Encarnados insultados por adeptos do Sporting.

Lesões não trazem problemas: José Mourinho lança 3 jogadores recém-recuperados no onze do Benfica para o Dérbi diante do Sporting

O Benfica vai a jogo contra o Sporting esta tarde, na 30.ª jornada da Primeira Liga. Tomás Araújo, Richard Ríos e Fredrik Aursnes no onze.

Arouca vence e coloca a manutenção do Estrela da Amadora em risco

Na 30.ª jornada da Primeira Liga, o Arouca recebeu e bateu o Estrela da Amadora por uma bola a zero, com um golo de Tiago Esgaio.