Strade Bianche: Que comece o World Tour!

Ao terceiro mês do ano, está finalmente de regresso o World Tour feminino, que volta a arrancar com uma das mais belas provas da época, a Strade Bianche. Serão 136 quilómetros bem duros, com a tradicional chegada a Piazza del Campo.

O percurso é o habitual, o que nos faz apaixonar por esta clássica italiana, com oito setores de sterrato e muito sobe e desce, garantindo uma corrida dura e que certamente chegará à fase final já com o pelotão feito em pedaços.

Para determinar a grande vencedora, o último quilómetro reserva a íngreme subida a Via Santa Caterina, que tanto pode servir como festa de consagração ou como palco para o despique final, caso aí chegue mais de uma atleta no comando.

A grande esperança dos adeptos da casa, a vencedora em 2017, Elisa Longo Borghini, estará ausente por doença, deixando as esperanças italianas a cargo de segundas linhas. Elena Cecchini e Soraya Paladin serão as que têm mais ambições e já mostram em 2019 estar a começar a temporada em boa forma. A jovem Nadia Quagliotto e a veterana Tatiana Guderzo são outros nomes a ter em conta.

Sem Longo Borghini, a maior favorita é a polaca Katarzyna Niewiadoma, segunda classificada nas três últimas edições da prova, que costuma brilhar no início do ano e neste tipo de provas por um dia. O percurso é feito à sua medida e parece só uma questão de tempo até finalmente vencer.

Já a sua maior adversária tudo indica que poderá ser a ex-campeã do Mundo, Chantal Blaak, outra atleta a quem o roteiro assenta bem e que já se mostrou forte com a vitória na Omloop no passado fim-de-semana. Incluída na melhor equipa feminina do mundo, terá entre as colegas a atual campeã mundial e detentora do título da Strade Bianche, Anna van der Breggen. Breggen também é uma forte possibilidade para triunfar e dá à Boels-Dolmans a possibilidade de jogar taticamente.

Favoritismo duplo para a Boels-Dolmans com van der Breggen e Blaak
Fonte: Strade Bianche

Depois de uma grave lesão, Annemiek van Vleuten regressou à competição no passado fim de semana e esteve logo entre as melhores, pelo que terá condições para lutar pela vitória. Ainda assim, a Mitchelton-Scott também joga com mais que uma carta e tem em Amanda Spratt uma aposta segura para estar entre as melhores.

Após uma excelente época de Ciclocrosse, Marianne Vos começará aqui a sua época e parte como uma das favoritas, ao lado da colega Ashleigh Moolman. Com caraterísticas bem diferentes, a holandesa e a sul-africana podem fazer um par interessante para colocar a CCC na disputa dos lugares cimeiros.

Entre as restantes equipas há que mencionar também a Team Sunweb e a Trek – Segafredo, conjuntos equilibrados e com alguns nomes interessantes, liderados, respetivamente, por Lucinda Brand e Ellen van Dijk, bem como Cicilie Uttrup Ludwig, que será a chefe de fila da Bigla Pro cycling.

Será certamente mais uma épica batalha pelas estradas da Toscana para decidir a primeira líder do world Tour 2019 e a quinta a conquistar esta que se está muito rapidamente a transformar numa das mais importantes provas do calendário.

Favoritas

*** Chantal Blaak, Katarzyna Niewiadoma

** Amanda Spratt, Lucinda Brand, Marianne Vos

* Ashleigh Moolman, Annemiek van Vleuten, Anna van der Breggen

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Strade Bianche

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho continua a acreditar na contratação de Kerem Akturkoglu

O Fenerbahçe está a tentar contratar Kerem Akturkoglu ao Benfica. Turcos têm otimismo no avanço do negócio.

João Mário elogia Cristiano Ronaldo e Sérgio Conceição: «Serei eternamente grato»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

João Mário explica decisão de rumar à Juventus: «Foi uma oferta quase impossível de recusar»

João Mário trocou o FC Porto pela Juventus neste mercado de verão. Lateral direito falou sobre vários temas em entrevista.

Paulo Gomes: Dominik Prpic é um jogador sóbrio

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica decide futuro de Leandro Santos que conta com alguns interessados

Leandro Santos vai continuar no plantel do Benfica. Lateral direito conta com alguns interessados no seu empréstimo.

Exclusivo: Sporting garante as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry

O Sporting fechou as contratações de Ashley Barron e Mackenzie Cherry. As duas jogadoras vão juntar-se ao plantel de Micael Sequeira.

Sporting quer dar recompensa a Morten Hjulmand quando o mercado fechar

O Sporting está contente com a postura de Morten Hjulmand neste mercado de verão. Capitão terá recompensa no final da janela.