📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

The Women’s Tour: A outra Grande Volta?

- Advertisement -

No ciclismo feminino, apenas o Giro rosa tem o estatuto incontestável de Grande Volta. No entanto, outras provas pretendem aceder a esse patamar de reconhecimento, como o britânico Women’s Tour e o futuro Battle of the North na Dinamarca, Noruega e Suécia.

Criado em 2014, o Women’s Tour já se estabeleceu como uma das grandes provas do calendário e bate por muito o Giro Rosa em termos organizacionais, com as atletas a elogiarem recorrentemente a prova.

No entanto, a duração é de somente uma semana e a dureza não é propriamente aquela a que estamos habituados nas chamadas Grandes Voltas e não haverá forma de mudar isso, o terreno das ilhas britânicas não tem grandes montanhas para as ciclistas enfrentarem.

De qualquer modo, é uma corrida muito prestigiada e que os principais nomes da modalidade vão querer adicionar ao seu palmarés.

Em 2018, a americana Coryn Rivera foi a grande vencedora, alicerçando a sua vitória numa prova muito controlada, em que a Team Sunweb lhe permitiu levar todas as etapas para a linha, de forma a consolidar a sua vantagem com as bonificações dos sprint.

Já a edição deste ano, que já está na estrada, tem mais dureza e pode ajudar a prova a cimentar ainda mais o seu espaço no topo do calendário internacional. No entanto, a falta de um contrarrelógio (mesmo que curto ou por equipas) continua a ser um ponto em que perde quando se quer colocar com um estatuto superior.

Será certamente um tema a acompanhar no desenvolvimento do ciclismo feminino nos próximos anos ao qual não serão indiferentes o rumo que a ASO tomar com a La Course e o sucesso que venha a ter a Battle of the North.

Foto de Capa: The Women’s Tour

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.