The Women’s Tour: A outra Grande Volta?

- Advertisement -

No ciclismo feminino, apenas o Giro rosa tem o estatuto incontestável de Grande Volta. No entanto, outras provas pretendem aceder a esse patamar de reconhecimento, como o britânico Women’s Tour e o futuro Battle of the North na Dinamarca, Noruega e Suécia.

Criado em 2014, o Women’s Tour já se estabeleceu como uma das grandes provas do calendário e bate por muito o Giro Rosa em termos organizacionais, com as atletas a elogiarem recorrentemente a prova.

No entanto, a duração é de somente uma semana e a dureza não é propriamente aquela a que estamos habituados nas chamadas Grandes Voltas e não haverá forma de mudar isso, o terreno das ilhas britânicas não tem grandes montanhas para as ciclistas enfrentarem.

De qualquer modo, é uma corrida muito prestigiada e que os principais nomes da modalidade vão querer adicionar ao seu palmarés.

Em 2018, a americana Coryn Rivera foi a grande vencedora, alicerçando a sua vitória numa prova muito controlada, em que a Team Sunweb lhe permitiu levar todas as etapas para a linha, de forma a consolidar a sua vantagem com as bonificações dos sprint.

Já a edição deste ano, que já está na estrada, tem mais dureza e pode ajudar a prova a cimentar ainda mais o seu espaço no topo do calendário internacional. No entanto, a falta de um contrarrelógio (mesmo que curto ou por equipas) continua a ser um ponto em que perde quando se quer colocar com um estatuto superior.

Será certamente um tema a acompanhar no desenvolvimento do ciclismo feminino nos próximos anos ao qual não serão indiferentes o rumo que a ASO tomar com a La Course e o sucesso que venha a ter a Battle of the North.

Foto de Capa: The Women’s Tour

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os destaques do FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting empataram a um golo na 21.ª jornada da Primeira Liga. Eis os destaques do encontro disputado no Estádio do Dragão.

FC Porto e Sporting empatam com estreia de sonho de Seko Fofana e golo de Luis Suárez no tempo de descontos

O FC Porto empatou diante do Sporting (1-1), no encontro da 21.ª jornada da Primeira Liga. Seko Fofana e Luis Suarez apontaram os golos.

Seko Fofana marca na estreia pelo FC Porto frente ao Sporting

Na estreia pelo FC Porto, Seko Fofana adiantou os dragões ao minuto 77'. O FC Porto recebe o Sporting no Estádio do Dragão.

Adeptos do FC Porto visam Frederico Varandas: «Se chamar “bandido” não é crime, dizer que o Varandas é um filho da p*** é um...

Os adeptos do FC Porto mostraram uma tarja contra Frederico Varandas, presidente do Sporting, durante a partida entre as duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo elogia Manchester United em antevisão: «Estão a jogar muito bem»

Nuno Espírito Santo antevê West Ham x Manchester United. Técnico português deixa elogios ao momento dos Red Devils.

Casper Tengstedt arrasado: «É um caso perdido»

Casper Tengstdet foi alvo de críticas por parte de Robert Maaskant. O ponta de lança representa o Feyenoord e já passou pelo Benfica.

Alarme no FC Porto? Samu Aghehowa substituído ao intervalo frente ao Sporting

Francesco Farioli substituiu Samu Aghehowa ao intervalo para dar lugar a Deniz Gul. O avançado espanhol foi apresentado dificuldades físicas na primeira parte.