The Women’s Tour: A outra Grande Volta?

- Advertisement -

No ciclismo feminino, apenas o Giro rosa tem o estatuto incontestável de Grande Volta. No entanto, outras provas pretendem aceder a esse patamar de reconhecimento, como o britânico Women’s Tour e o futuro Battle of the North na Dinamarca, Noruega e Suécia.

Criado em 2014, o Women’s Tour já se estabeleceu como uma das grandes provas do calendário e bate por muito o Giro Rosa em termos organizacionais, com as atletas a elogiarem recorrentemente a prova.

No entanto, a duração é de somente uma semana e a dureza não é propriamente aquela a que estamos habituados nas chamadas Grandes Voltas e não haverá forma de mudar isso, o terreno das ilhas britânicas não tem grandes montanhas para as ciclistas enfrentarem.

De qualquer modo, é uma corrida muito prestigiada e que os principais nomes da modalidade vão querer adicionar ao seu palmarés.

Em 2018, a americana Coryn Rivera foi a grande vencedora, alicerçando a sua vitória numa prova muito controlada, em que a Team Sunweb lhe permitiu levar todas as etapas para a linha, de forma a consolidar a sua vantagem com as bonificações dos sprint.

Já a edição deste ano, que já está na estrada, tem mais dureza e pode ajudar a prova a cimentar ainda mais o seu espaço no topo do calendário internacional. No entanto, a falta de um contrarrelógio (mesmo que curto ou por equipas) continua a ser um ponto em que perde quando se quer colocar com um estatuto superior.

Será certamente um tema a acompanhar no desenvolvimento do ciclismo feminino nos próximos anos ao qual não serão indiferentes o rumo que a ASO tomar com a La Course e o sucesso que venha a ter a Battle of the North.

Foto de Capa: The Women’s Tour

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

João Henriques: «Infelizmente é o primeiro e o último da época para o Antoine, com toda a certeza»

João Henriques já reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Equipa da Vila das Aves foi eliminada nos quartos de final da Taça de Portugal.

Rui Borges elogia jogador do Sporting: «Terá um futuro risonho»

Rui Borges já reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam e seguiram em frente na Taça de Portugal.

Luis Guilherme: «Muito feliz por ter marcado pela primeira vez»

JOGADOR SPORTING já reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam e seguiram em frente na Taça de Portugal.

Pedro Lima: «O Antoine acabou de chegar, estava a fazer um bom jogo. É orar para ter uma boa recuperação»

Pedro Lima reagiu ao desfecho do Sporting x AVS SAD. Equipa da Vila das Aves foi eliminada nos quartos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting elimina AVS SAD no prolongamento e vai enfrentar FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal

O Sporting venceu o AVS SAD por 3-2 e qualificou-se para as meias-finais da Taça de Portugal. Leões vão enfrentar o FC Porto.

João Henriques não pode substituir Antoine Baroan no tempo regular mas realizou alteração no prolongamento: eis a justificação

João Henriques teve que esperar pelo prolongamento para substituir Antoine Baroan durante a partida entre o AVS SAD e o Sporting.

Chelsea e Newcastle United de olho em ponta de lança da Serie A

O Chelsea e o Newcastle United estão interessados na contratação de Dusan Vlahovic, ponta de lança que representa a Juventus.