Tirreno-Adriático | A culpa foi das estrelas!

“AQUAMAN” DA ESLOVÉNIA DEU-SE MELHOR NO MAR ADRIÁTICO

A vitória na classificação geral, na classificação da montanha e na classificação da juventude sorriu ao Romeu mais provável de roubar um dos corações mais belíssimos do World Tour. Falamos, claramente, do Sea Master Trophy, o tridente do triunfo (quase que a triplicar), adquirido pelo novo “Aquaman” da Eslovénia, Tadej Pogačar.

Mas não desviemos o foco cinemático. Tadej Pogačar poderia ser o título de mais um romance do conhecido cineasta Josh Boone. A adaptação para as bicicletas aconteceria através de uma personagem predestinada a partir corações, principalmente daqueles com os mesmos objetivos. O prodígio esloveno continua a mostrar porque é que está um, dois ou três degraus acima dos seus adversários, pelo menos nesta fase da temporada.

Fundamentalmente, estamos a falar de uma capacidade física sem igual. Quando assim é, o que é que um diretor desportivo pode fazer? Que tática pode neutralizar um talento destes? Pogi concilia valores demasiado importantes para um voltista do século XXI, tornando-o completo, um verdadeiro especialista em classificações gerais da era moderna.

Este modernismo está espelhado na sua polivalência. A naturalidade com que venceu tornou-se visível em dois momentos: a subida estrondosa a Prati di Tivo e a consequente vitória e a machadada final na jornada seguinte (quinta etapa).

Pogi arrancou a 5,7 km para o final na subida padrão desta competição, demonstrando o perfeito conhecimento das suas capacidades em articulação com os momentos da corrida. Essa perceção mental caracteriza-se cada vez mais com a conceção de um corredor plenamente cirúrgico. De resto, forte no contrarrelógio, explosivo como sempre, imprevisível na hora de se mexer – o que lhe valeu um alargar de distâncias respeitável na etapa cinco -. Enfim, foi uma exibição à Pogačar, o que é que se pode dizer mais?

Vamos a números: Apenas Wout Van Aert (a 1:03) ameaçou timidamente a vitória do atual campeão do Tour. A completar o pódio, o experiente Mikel Landa (a 3:57), que, sorrateiramente, constou sempre na dianteira dos grupos certos. Vincenzo Nibali, Romain Bardet, Simon Yates e Egan Bernal foram os voltistas que garantiram o top10, mas sem nunca exibirem uma performance que os fizessem sonhar com algo mais. Matteo Fabro e Tim Wellens, um sólido escalador em ascensão e um conhecido puncher de origem belga, respetivamente, beneficiaram da excelente condição física para se intrometerem entres estes pesos pesados.

Falta apenas referenciar João Almeida e o seu sexto lugar em mais uma aparição de grande qualidade e regularidade do prodígio português. Esteve perto da vitória na segunda etapa, depois de disferir um ataque fortíssimo quando já ia no grupo da frente. É certo que teve uma quebra na etapa cinco, onde perdeu algum tempo, no entanto, levou para casa um sexto lugar depois do pódio no UAE Tour. A afirmação meteórica do Duro das Caldas continua a aproximar o povo português do ciclismo. Segue-se a Volta a Catalunha. Será que teremos uma vitória lusa?

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa neerlandesa revela valor da oferta do FC Porto por Kenneth Taylor

O FC Porto está interessado na contratação de Kenneth Taylor. Os dragões estão dispostos a pagar 15 milhões de euros ao Ajax.

Imprensa italiana assegura que já há acordo verbal de Alberto Costa com o Sporting: eis os detalhes

Alberto Costa está cada vez mais perto do Sporting. O lateral-direito inglês vai assinar com o clube verde e branco até 2030.

Thiago Almada já aceitou rumar ao Atlético Madrid

Thiago Almada está mais próximo de rumar ao Atlético Madrid. O médio argentino já aceitou a mudança para o clube espanhol.

West Ham fecha reforço por 22 milhões de euros

O West Ham garantiu uma contratação de peso. El Hadji Diouf está a caminho dos hammers proveniente do Slavia Praga.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica recebe proposta por jogador que integra a pré-época e está às ordens de Bruno Lage

O Benfica continua a querer colocar Casper Tengstedt no mercado de transferências. Genoa fez proposta pelo avançado.

Alvo do Benfica recusa mudar-se para o Zenit após proposta de 30 milhões de euros e dá preferência… à AS Roma

Richard Ríos tem como prioridade mudar-se para a AS Roma. O Benfica também está na corrida pelo médio, que recusou o Zenit.

Francisco Conceição rejeita mudar-se para a Premier League e trava transferência de 30 milhões de euros para o FC Porto

Francisco Conceição decidiu rejeitar a proposta do Everton. Emblema inglês dispôs-se a pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.