Tóquio 2020, Ciclismo #1: Estrelas do Tour destacam-se, João Almeida no top 15

- Advertisement -

Na prova de Ciclismo de Estrada masculina, a estratégia nacional estava bem montada, apesar de o lote de atletas ser curto. Nelson Oliveira ficou responsável por colocar João Almeida na melhor posição possível para estar nos primeiros lugares.

Num circuito bastante longo, de 234 quilómetros, era inevitável haver fugas. A fuga que durou praticamente desde os primeiros quilómetros chegou a ter 19 minutos de vantagem sobre o pelotão. Vários elementos, como o campeão olímpico em 2016, Greg Van Avermaet, foram importantes para encurtar a distância para o grupo da frente.

À entrada da subida decisiva, Fuji Sanroku, o grupo já tinha todo sido alcançado e João Almeida mantinha-se entre os favoritos. Na inclinação de 1451 metros de altitude, os belgas impuseram um ritmo bastante elevado e o pelotão reduziu bastante de dimensão. Aí, os favoritos mostraram-se, entre os quais o vencedor do Tour 2021, o esloveno Pogacar, e o belga que também se destacou na principal prova por etapas, Van Aert.

Já o grande grupo fragmentou-se ainda mais com Fuglsang e Rigoberto Uran a ficarem em posição intermédia. João Almeida não conseguiu descolar do grupo original e começou a ver as medalhas distantes.

No grupo da frente, o equatoriano Carapaz e o norte-americano McNulty aceleraram e conseguiram distanciar-se dos restantes, sem que houvesse uma reação imediata.

Pela sua capacidade no sprint, Van Aert acabou por ser quem se aplicou mais na perseguição do duo da frente. Entretanto, Carapaz conseguiu descolar-se do norte-americano e ficou sem oposição para o ouro.

O grupo perseguidor ainda apanhou McNulty e as medalhas de prata e o bronze foram disputadas ao sprint. Por centímetros, Wout Van Aert alcançou a prata e Pogacar ficou-se pelo bronze, na chegada ao circuito Fuji International Speedway.

João Almeida terminou a mais de três minutos e meio do vencedor, sendo o primeiro do seu grupo, acabando em 13.º lugar. Nelson Oliveira ficou na 41.ª posição. O sonho de uma medalha na prova de Ciclismo de Estrada para Portugal acabou por cair por terra, mas ainda há mais oportunidades.

Foto de Capa: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos no Sevilha: Matías Almeyda pode sofrer suspensão histórica

Matías Almeyda foi expulso durante o jogo entre o Sevilha e o Deportivo Alavés, mas recusou-se a sair de campo.

Jesé Rodríguez foi flop no Sporting mas em 2025/26 ainda faz a diferença

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último verão e este domingo garantiu o empate dos insulares frente ao Mirandés.

Bayern Munique sofre baixa de peso antes fase difícil do calendário da Bundesliga

Manuel Neuer sofreu uma lesão durante o jogo frente ao Werder Bremen. Nas próximas jornadas o Bayern Munique enfrenta o Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund.

Ainda te lembras de Kanya Fujimoto? Ex-Gil Vicente tem sido pouco utilizado em 2025/26

Kanya Fujimoto trocou o Gil Vicente pelo Birmingham City no mercado de verão, mas tem sido pouco utilizado em Inglaterra.

PUB

Mais Artigos Populares

Mehdi Benatia abandona cargo de diretor desportivo do Marselha: «Não posso ignorar o clima atual»

Mehdi Benatia demitiu-se do cargo de diretor desportivo do Marselha, pouco tempo depois da saída do técnico Roberto De Zerbi.

Benfica respira de alívio: jogador não corre o risco de paragem

Tomás Araújo apresentou algumas queixas durante a partida entre o Benfica e o Santa Clara, mas encontra-se operacional.

Real Madrid bate recorde envolvendo… grandes penalidades

O Real Madrid bateu o recorde de maior número de grandes penalidades assinaladas a favor de um clube numa temporada da La Liga.