Tóquio 2020, Ciclismo #1: Estrelas do Tour destacam-se, João Almeida no top 15

- Advertisement -

Na prova de Ciclismo de Estrada masculina, a estratégia nacional estava bem montada, apesar de o lote de atletas ser curto. Nelson Oliveira ficou responsável por colocar João Almeida na melhor posição possível para estar nos primeiros lugares.

Num circuito bastante longo, de 234 quilómetros, era inevitável haver fugas. A fuga que durou praticamente desde os primeiros quilómetros chegou a ter 19 minutos de vantagem sobre o pelotão. Vários elementos, como o campeão olímpico em 2016, Greg Van Avermaet, foram importantes para encurtar a distância para o grupo da frente.

À entrada da subida decisiva, Fuji Sanroku, o grupo já tinha todo sido alcançado e João Almeida mantinha-se entre os favoritos. Na inclinação de 1451 metros de altitude, os belgas impuseram um ritmo bastante elevado e o pelotão reduziu bastante de dimensão. Aí, os favoritos mostraram-se, entre os quais o vencedor do Tour 2021, o esloveno Pogacar, e o belga que também se destacou na principal prova por etapas, Van Aert.

Já o grande grupo fragmentou-se ainda mais com Fuglsang e Rigoberto Uran a ficarem em posição intermédia. João Almeida não conseguiu descolar do grupo original e começou a ver as medalhas distantes.

No grupo da frente, o equatoriano Carapaz e o norte-americano McNulty aceleraram e conseguiram distanciar-se dos restantes, sem que houvesse uma reação imediata.

Pela sua capacidade no sprint, Van Aert acabou por ser quem se aplicou mais na perseguição do duo da frente. Entretanto, Carapaz conseguiu descolar-se do norte-americano e ficou sem oposição para o ouro.

O grupo perseguidor ainda apanhou McNulty e as medalhas de prata e o bronze foram disputadas ao sprint. Por centímetros, Wout Van Aert alcançou a prata e Pogacar ficou-se pelo bronze, na chegada ao circuito Fuji International Speedway.

João Almeida terminou a mais de três minutos e meio do vencedor, sendo o primeiro do seu grupo, acabando em 13.º lugar. Nelson Oliveira ficou na 41.ª posição. O sonho de uma medalha na prova de Ciclismo de Estrada para Portugal acabou por cair por terra, mas ainda há mais oportunidades.

Foto de Capa: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli comenta caso de Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior: «É triste que alguém ainda seja julgado pela cor da sua pele em 2026»

Francesco Farioli realizou a antevisão ao FC Porto x Rio Ave. O técnico italiano foi questionado sobre o caso que envolveu Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior.

Francesco Farioli projeta FC Porto x Rio Ave: «Já tivemos uma má experiência com o Casa Pia que também não estava bem»

Francesco Farioli realizou a antevisão ao FC Porto x Rio Ave, relativo à 23.ª jornada da Primeira Liga.

Igor Tudor estreia-se no comando do Tottenham frente ao Arsenal e admite: «Não adianta pensar na descida»

Igor Tudor projetou o encontro entre Tottenham e Arsenal, relativo à 27.ª jornada da Premier League. O técnico croata estreia-se no comando dos spurs.

Donald Trump deixa mensagem a Cristiano Ronaldo: «Precisamos de ti na América, põe-te a mexer»

Donald Trump publicou um vídeo nas suas redes sociais com uma mensagem dirigida a Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca: «Eu merecia mais tempo no AC Milan»

Paulo Fonseca diz que merecia mais tempo no AC Milan. Técnico português deixou ainda elogios ao clube da Serie A.

3 jogadores falham jogo da equipa B e podem ser lançados no Benfica x AVS SAD

José Neto, Anísio Cabral e Diogo Prioste podem ser lançados no Benfica x AVS SAD. Os três jogadores não foram convocados para o jogo da equipa B.

AlUla de José Peseiro vence Al Tai e segue na luta pela subida de divisão na Arábia Saudita

O AlUla de José Peseiro vence em casa o Al Tai por 3-0 na jornada 23 da Segunda Liga da Arábia Saudita e aumenta série de triunfos.