Tóquio 2020, Ciclismo #1: Estrelas do Tour destacam-se, João Almeida no top 15

- Advertisement -

Na prova de Ciclismo de Estrada masculina, a estratégia nacional estava bem montada, apesar de o lote de atletas ser curto. Nelson Oliveira ficou responsável por colocar João Almeida na melhor posição possível para estar nos primeiros lugares.

Num circuito bastante longo, de 234 quilómetros, era inevitável haver fugas. A fuga que durou praticamente desde os primeiros quilómetros chegou a ter 19 minutos de vantagem sobre o pelotão. Vários elementos, como o campeão olímpico em 2016, Greg Van Avermaet, foram importantes para encurtar a distância para o grupo da frente.

À entrada da subida decisiva, Fuji Sanroku, o grupo já tinha todo sido alcançado e João Almeida mantinha-se entre os favoritos. Na inclinação de 1451 metros de altitude, os belgas impuseram um ritmo bastante elevado e o pelotão reduziu bastante de dimensão. Aí, os favoritos mostraram-se, entre os quais o vencedor do Tour 2021, o esloveno Pogacar, e o belga que também se destacou na principal prova por etapas, Van Aert.

Já o grande grupo fragmentou-se ainda mais com Fuglsang e Rigoberto Uran a ficarem em posição intermédia. João Almeida não conseguiu descolar do grupo original e começou a ver as medalhas distantes.

No grupo da frente, o equatoriano Carapaz e o norte-americano McNulty aceleraram e conseguiram distanciar-se dos restantes, sem que houvesse uma reação imediata.

Pela sua capacidade no sprint, Van Aert acabou por ser quem se aplicou mais na perseguição do duo da frente. Entretanto, Carapaz conseguiu descolar-se do norte-americano e ficou sem oposição para o ouro.

O grupo perseguidor ainda apanhou McNulty e as medalhas de prata e o bronze foram disputadas ao sprint. Por centímetros, Wout Van Aert alcançou a prata e Pogacar ficou-se pelo bronze, na chegada ao circuito Fuji International Speedway.

João Almeida terminou a mais de três minutos e meio do vencedor, sendo o primeiro do seu grupo, acabando em 13.º lugar. Nelson Oliveira ficou na 41.ª posição. O sonho de uma medalha na prova de Ciclismo de Estrada para Portugal acabou por cair por terra, mas ainda há mais oportunidades.

Foto de Capa: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Clube da Serie A de olho na contratação de Ousmane Diomande

Ousmane Diomande está na lista do AC Milan. O defesa-central do Sporting tem sido observado pela equipa da Serie A.

Morreu Oscar Schmidt, uma das maiores figuras do Basquetebol do Brasil

O ex-basquetebolista brasileiro, Oscar Schmidt, conhecido como «Mão Santa», morreu aos 68 anos, deixando um legado histórico no basquetebol.

Fabrizio Romano não descarta José Mourinho no Real Madrid: «Se existe a possibilidade de regressar? Sim»

Fabrizio Romano garantiu que José Mourinho poderá voltar ao Real Madrid no futuro. O técnico português já garantiu que quer ficar no Benfica em 2026/27.

Rio Ave empata a dois golos frente ao AVS SAD na abertura da jornada 30 da Primeira Liga

O Rio Ave recebeu e empatou a dois golos frente ao AVS SAD, no jogo que marcou a abertura da jornada 30 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting goleia Famalicão por 10-1 e pressiona Benfica na liderança da Primeira Liga de Futsal

O Sporting goleou o Famalicão por 10-1, na 21.ª jornada da Primeira Liga de Futsal, e chegou aos 55 pontos na tabela classificativa.

Coventry City de Frank Lampard garante promoção à Premier League após 25 anos

O Coventry de Frank Lampard é a primeira equipa a garantir a subida à Premier League. A formação do técnico inglês precisava de um ponto nesta jornada e empatou frente ao Blackburn Rovers.

Lens recupera desvantagem de dois golos e vence Toulouse na 30.ª jornada da Ligue 1

O Lens derrotou o Toulouse por 3-2 na 30.ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa chegou a estar a perder por dois golos, mas consumou a reviravolta no marcador.