📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tour de France #3: Jonas Vingegaard vence 109.ª edição

- Advertisement -

Foi um Tour que revelou fragilidades em Tadej Pogacar, que nunca tinham sido vistas. Já em 2021, Jonas Vingegaard tinha sido o único corredor a conseguir responder e a atacar o esloveno. O homem da Jumbo-Visma não teve medo de fazê-lo, novamente, nesta edição e quebrou a hegemonia de Tadej Pogacar no Tour.

A etapa fulcral para a vitória neste tour foi a 11.ª, com chegada ao Col du Granon, em que Jonas Vingegaard venceu e ganhou mais de um minuto de vantagem para quase todos os seus rivais diretos. Tadej Pogacar perdeu muito tempo nesse dia, ficando a 2m51s do dinamarquês.

A Jumbo-Visma foi a equipa sensação da prova após ter conquistado a classificação geral e a camisola da montanha por Jonas Vingegaard e a camisola verde (pontos) por intermédio de Wout Van Aert. A juntar a este “bolo” ainda somaram seis vitórias em etapas, ou seja, cerca de 29% das etapas foram ganhas pela mesma equipa. Primoz Roglic era um dos homens apontados, à partida, como candidato à vitória, mas teve alguns azares e quedas e acabou por abandonar. Não se sabe se vai conseguir alinhar na Vuelta, devido à complexidade das lesões, o que seria um rude golpe para a equipa e para suas aspirações de conquistar a Vuelta pela quarta vez consecutiva.

Difícil será descrever o que Wout Van Aert fez e continuará, certamente, a fazê-lo. Triunfou em três dias, venceu a camisola dos pontos e ainda andou uma meia dúzia de vezes metido em fugas para ajudar o seu colega à vitória no Tour. É mesmo surreal, apenas feito por um ciclista de outro mundo como Wout Van Aert. Foi um dos principais ciclistas deste Tour, se não mesmo a maior figura.

Uma das figuras, o inevitável dinamarquês Vingegaard que trabalhou numa fábrica de peixe antes de se tornar profissional, conseguiu aguentar-se e resistir a todas as investidas dos adversários para poder coroar-se vencedor do Tour. Se no ano passado era uma revelação, este ano confirmou-se mesmo, e de que forma! Ganhou outro estatuto na equipa com toda a certeza e agora irá dificilmente passará despercebido aos olhos dos seus adversários nas provas que disputar. Vingegaard apenas tinha vencido a geral da Settimana Coppi e Bartali (2.1) a nível de provas por etapas. A sua conquista no Tour foi a sua primeira vitória numa prova por etapas da categoria WorldTour.

Estiveram dois atletas portugueses em prova. Ruben Guerreiro foi obrigado a abandonar devido a problemas de saúde, não partindo para a nona etapa, enquanto que Nelson Oliveira finalizou a prova no 52.º posto da geral, a quase três horas do líder.

Foto de Capa: Tour de France

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

Benfica segura Prestianni: eis o ponto de situação após interesse do River Plate

O Benfica segura Gianluca Prestianni. River Plate mostrou interesse no avançado argentino, mas águias fecharam a porta.

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa quer atingir os 500 mil sócios: «Reforçar a afirmação do Benfica como maior clube do mundo»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

Al Ittihad de Sérgio Conceição pode contratar internacional português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição vê com bons olhos Nuno Tavares. Lateral esquerdo joga atualmente na Lazio.

Hugo Oliveira após derrota no Dragão: «Vou ser honesto convosco, sinto orgulho»

O Famalicão perdeu com o FC Porto por 4-1 e foi eliminado da Taça de Portugal. Declarações de Hugo Oliveira em conferência de imprensa.