📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

UAE Tour: Tadej Pogacar, o Sheik que não para de acumular fortuna

- Advertisement -

Mudam-se os tempos, mas as vontades nem por isso. A UAE Team Emirates estava obrigada a vencer, e venceu, registando a segunda vitória em quatro possíveis na classificação geral do UAE Tour, novamente por intermédio de Tadej Pogacar.

O dono e senhor dos “voltismos” do pelotão internacional nem sequer deu hipótese. Um bloco bem apetrechado, com João Almeida à cabeça, prometia. Confirmaram-se as expectativas e apenas Adam Yates, Pello Bilbao e Aleksandr Vlasov fizeram cócegas.

Com um trajeto praticamente igual ao de outras edições, Pogi impressionou no contrarrelógio, dominou em Jebel Jais e acabou com a conversa em Jebel Hafeet. Rodeado por cada vez mais qualidade em torno de si, o esloveno não acusou a pressão, adiantou-se no esforço individual e decidiu por duas vezes com a meta à vista.

João Almeida, na sua estreia pela equipa do médio oriente, fez parte deste comboio vencedor, terminando na quinta posição da geral individual, a 55 segundos do seu colega de equipa. Já Rúben Guerreiro esteve em primeiro plano em Jebel Jais (quarto posto), terminando na 21ª posição, a cerca de três minutos e 47 segundos de Tadej Pogacar depois de o azar lhe ter batido à porta na entrada para a subida final da prova.

Dentro dos homens apostados em ameaçar a estrutura da UAE Team Emirates, sobressaiu-se Adam Yates, que mais uma vez demonstrou ser, por largos momentos, um ciclista capaz de enfrentar Tadej Pogacar neste tipo de terrenos. Pello Bilbao (terceiro), Carlos Verona (sexto), e Geoffrey Bouchard (oitavo) destacaram-se nos 10 mais.

A disputa pela camisola verde, símbolo da classificação por pontos, constituiu-se como mais de metade da primeira prova do calendário World Tour. A primeira jornada viu Jasper Philipsen a vencer frente de nomes como Sam Bennet e Elia Viviani, num sprint que causou polémica.

Em três chegadas em pelotão compacto, o belga da Alpecin-Fenix voltou a vencer na etapa número cinco, batendo Olav Kooij e aproveitando a roda de Sam Bennet, dando a machadada final na classificação por pontos.

Estas exibições perante grande parte dos melhores sprinters do mundo certificam o regime de evolução do belga, cada vez mais à frente de Tim Merlier nas contas da Alpecin-Fenix e em direção ao topo do sprint mundial.

A conquista da camisola verde por parte do jovem de 23 anos foi talvez a surpresa da corrida, mas Mark Cavendish também venceu – na cara do belga -, e isso será sempre algo digno de registo dado o “comeback” que o britânico protagonizou recentemente na sua carreira.

Existe continuidade, velocidade e experiência. Muita discussão irá surgir em torno do sprinter da Quick-Step Alpha Vynil Team para a Volta à França: Mark Cavendish ou Fabio Jakobsen?

Restam as vitórias de Mathias Vacek (em fuga) e Stefan Bisseger (no contrarrelógio) para fechar as jornadas pouco ou nada montanhosas. Se o primeiro integrou a fuga e garantiu uma vitória importante para a Gazprom-Rusvelo, o suíço da EF Education-EasyPost demonstrou mais uma vez toda a sua qualidade frente ao imponente Filippo Ganna (sete segundos) e a Tom Dumoulin (14 segundos), dois contrarrelogistas de elite que cada vez mais vão ter de contar com o rolador de 23 anos.

Por fim, apontar nomes que se destacaram pela positiva: dentro do grande trabalho da UAE Team Emirates, João Almeida esteve a um nível soberbo de apoio ao seu líder, espelhado na classificação que obteve; Luke Plapp e Olav Kooij foram as promessas em evidência; A UAE Team Emirates e a Alpecin-Fenix foram as equipas com mais motivos para sorrir no final da jornada árabe.

Foto de Capa: UAE Tour

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Baptista analisa dinâmica do ataque do Benfica em resposta ao Bola na Rede: «Conforme os desafios do jogo temos de jogar com os...

Ivan Baptista analisou o duelo entre o Benfica e o Twente. Treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Se o Benfica x Twente fosse realizado no Seixal, 1 pessoa não poderia entrar: Champions League Feminina no Estádio da Luz atingiu mínimos históricos

O Benfica recebeu o Twente no Estádio da Luz. Nas bancadas do estádio estiveram 2.645 espectadores, um número abaixo do esperado.

Ivan Baptista com misto de sensações após empate do Benfica: «Não era o resultado que queríamos»

Ivan Baptista analisou o duelo entre o Benfica e o Twente. Jogo da Champions League Feminina jogou-se no Estádio da Luz.

Eis as 4 destaques do empate entre o Benfica e o Twente na Champions League Feminina.

O Benfica empatou com o Twente na Champions League Feminina. Eis as quatro principais destaques do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

West Ham United rejeita proposta de 56 milhões de euros por craque

O West Ham United rejeitou uma oferta de 56 milhões de euros por Lucas Paquetá, médio brasileiro do plantel principal.

UEFA apresenta logótipo do Euro 2028

A UEFA apresentou esta quarta-feira o logótipo do Euro 2028, competição que vai ser realizada na Irlanda e no Reino Unido.

Noite de golaços: Lynn Groenewegen empata Benfica x Twente com grande remate

Lynn Groenewegen gelou as bancadas e empatou a partida da Champions League Feminina. O Benfica recebe o Twente no Estádio da Luz.