📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um novo chefe para o ciclismo português?

- Advertisement -

Pelo meio da incrível luta entre João Rodrigues e Joni Brandão pelo triunfo na Volta a Portugal, uma outra notícia, quiçá mais importante, passou algo despercebida: o ex-ciclista Rui Sousa anunciou que se candidatará à Presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo em 2020.

Este será certamente um assunto ao qual voltaremos no futuro, mas podemos fazer desde já uma primeira reflexão.

Na sua declaração pública, Rui Sousa criticou abertamente a atual direção referindo que há situações de precariedade e de desrespeito pelos ciclistas. Temos, então de analisar dois pontos: se as críticas são justas e se Rui Sousa é o homem certo para melhorar a situação.

Quanto ao primeiro ponto, é verdade que nem tudo tem sido perfeito no trabalho da equipa de Delmino Pereira e há muito a criticar. No entanto, não há como negar que o ciclismo nacional tem crescido sustentavelmente nos últimos anos, tanto na Estrada como nas restantes vertentes.

Em especial, soube criar ao seu lado uma equipa mais capaz, sobrando apenas José Poeira da geração que tanto falhou à modalidade. Nomes como Gabriel Mendes e Sérgio Sousa são apostas acertadas e que têm apresentado resultados.

E no ponto em que Rui Sousa mais se fixa, a precariedade, este mandato também tem visto avanços positivos, com uma abertura a mais equipas continentais e ao estrangeiro que permitirá no médio e longo prazo termos um ciclismo mais sólido financeiramente para os atletas.
Rui Sousa na sua última época como profissional
Fonte: José Baptista/Bola na Rede
Quanto a Rui Sousa, há várias dúvidas que se levantam. Desde logo, é alguém bastante politicamente envolvido – o próprio usou esse “trunfo” durante o anúncio – e isso tem muitas vezes efeitos secundários adversos. Basta ver como as recentes influências políticas de PS e PSD na ADOP têm deixado a Agência num estado lastimável e com lideranças incapazes de lhe dar rumo e corresponder às necessidades do Desporto português.

Uma outra situação é a liderança da Associação de Ciclistas Profissionais. Apesar de grande parte do trabalho não ser público, a verdade é que a forma como entregou os votos portugueses para a CPA ao cacique de Bugno, depois deste se ter mostrado repetidamente incompetente para a posição e quando tinha, finalmente, em David Millar uma oposição com uma capacidade intelectual rara no ciclismo, não é um bom sinal.

Veremos com que equipa e ideias Rui Sousa se apresentará. Ainda falta bastante tempo e o entretanto permitirá ir percebendo de que modo o xadrez se organizará.

Foto de Capa: José Baptista/Bola na Rede

Revisto por: Jorge Neves

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

Getafe escapa a afastamento chocante e precisa de prolongamento para afastar clube da 4ª Divisão: eis os resultados do dia na Taça do Rei

Foi um dia imune a grandes surpresas na Taça do Rei, apesar dos sustos. O Getafe sofreu para bater o Navalcarnero da 4.ª Divisão.

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.

Estrela da Amadora rejeita 3 milhões de euros por reforço de verão

O arranque da temporada de Sidny Cabral não passou despercebido. Estrela da Amadora rejeitou propostas de três milhões de euros pelo lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayer Leverkusen elimina Borussia Dortmund e RB Leipzig garante reviravolta: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

Começaram os oitavos de final na Taça da Alemanha. Maior destaque à vitória do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund e ao apuramento do RB Leipzig.

Mais uma reviravolta: Barcelona bate Atlético Madrid e pressiona Real Madrid

O Barcelona venceu o Atlético Madrid por 3-1 na jornada 19 da La Liga. Raphinha, Dani Olmo e Ferrán Torres marcaram.

Juventus vence Udinese e é a primeira equipa a confirmar os quartos de final da Taça de Itália

A Juventus está nos quartos de final da Taça de Itália. Vitória contra a Udinese apura Vecchia Signora para a próxima fase da competição.