Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

Valeu a pena ir a África?

José Baptista · 1 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A seleção nacional de Sub23 começou a época mais cedo que o habitual, deslocando-se aos Camarões para disputar o Tour de l’Espoir. Como única seleção europeia (juntando-se-lhe a equipa UC Monaco) e uma convocatória recheada de talento, a equipa nacional partia com responsabilidade para disputar as etapas e a Geral.

A primeira jornada deu um bom sinal, com os lusos a terminar em terceiro no contrarrelógio coletivo ganho pela Eritreia. O segundo dia correu ainda melhor e Francisco Campos aproveitou o final ao sprint para celebrar a primeira vitória portuguesa da época.

Miguel Salgueiro no podium após o contrarrelógio coletivo inaugural
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Se tudo parecia bem, a terceira etapa, a rainha desta prova, foi um desastre para a seleção de Portugal. Enquanto Yacob Debesay confirmava que a amarela não lhe fugiria, o primeiro português chegou a quase quatro minutos e foi Campos, um sprinter.

Depois de um dia de descanso, houve lugar para mais uma etapa para os velocistas, mas desta vez Francisco Campos deixou-se levar a melhor e foi segundo, atrás de Mebrahtom. No último dia voltaram a fazer-se diferenças e desta feita Portugal esteve melhor representado, com Gonçalo Carvalho e Miguel Salgueiro a terminarem nos dez primeiros.

Feitas as contas finais, o melhor português na Geral foi Gonçalo Carvalho, 14º a 4:46 de Debesay.

Não há como negar que, enquanto os portugueses ainda estão a iniciar a temporada, os ciclistas africanos estão no ponto fulcral da sua época e que a seleção conquistou pontos importantes para o apuramento para os Mundiais, mas, ainda assim, Portugal apresentou uma imagem mais fraca do que a devida.

O saldo é positivo, especialmente pela experiência dada aos ciclistas que se deslocaram aos Camarões, mas, se queremos realmente crescer e conquistar o nosso lugar entre os melhores da modalidade, não podemos ficar satisfeitos com esta primeira incursão africana.

Voltem em 2020, mas para ganhar.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Tour de l’Espoir

José Baptista

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.