Valeu a pena ir a África?

- Advertisement -

A seleção nacional de Sub23 começou a época mais cedo que o habitual, deslocando-se aos Camarões para disputar o Tour de l’Espoir. Como única seleção europeia (juntando-se-lhe a equipa UC Monaco) e uma convocatória recheada de talento, a equipa nacional partia com responsabilidade para disputar as etapas e a Geral.

A primeira jornada deu um bom sinal, com os lusos a terminar em terceiro no contrarrelógio coletivo ganho pela Eritreia. O segundo dia correu ainda melhor e Francisco Campos aproveitou o final ao sprint para celebrar a primeira vitória portuguesa da época.

Miguel Salgueiro no podium após o contrarrelógio coletivo inaugural
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Se tudo parecia bem, a terceira etapa, a rainha desta prova, foi um desastre para a seleção de Portugal. Enquanto Yacob Debesay confirmava que a amarela não lhe fugiria, o primeiro português chegou a quase quatro minutos e foi Campos, um sprinter.

Depois de um dia de descanso, houve lugar para mais uma etapa para os velocistas, mas desta vez Francisco Campos deixou-se levar a melhor e foi segundo, atrás de Mebrahtom. No último dia voltaram a fazer-se diferenças e desta feita Portugal esteve melhor representado, com Gonçalo Carvalho e Miguel Salgueiro a terminarem nos dez primeiros.

Feitas as contas finais, o melhor português na Geral foi Gonçalo Carvalho, 14º a 4:46 de Debesay.

Não há como negar que, enquanto os portugueses ainda estão a iniciar a temporada, os ciclistas africanos estão no ponto fulcral da sua época e que a seleção conquistou pontos importantes para o apuramento para os Mundiais, mas, ainda assim, Portugal apresentou uma imagem mais fraca do que a devida.

O saldo é positivo, especialmente pela experiência dada aos ciclistas que se deslocaram aos Camarões, mas, se queremos realmente crescer e conquistar o nosso lugar entre os melhores da modalidade, não podemos ficar satisfeitos com esta primeira incursão africana.

Voltem em 2020, mas para ganhar.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Tour de l’Espoir

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Paraguai decreta feriado nacional após vitória sobre a Alemanha no Mundial 2026: «Hoje, todo o país celebra»

O Paraguai eliminou a Alemanha ao vencer nas grandes penalidades no Mundial 2026 e o presidente decretou um feriado nacional.

Jovem promessa equatoriana a caminho do Barcelona

O Barcelona assegurou a contratação de Josué Caicedo, que chega por empréstimo do LDU Quito com opção de compra.

Zlatan Ibrahimovic arrasa Ronald Koeman após eliminação: «Parecia um treinador italiano, jogou para não perder»

Os Países Baixos foram eliminados por Marrocos em grandes penalidades e o selecionador Ronald Koeman foi alvo de fortes críticas.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Bélgica x Senegal dos 16 avos de final do Mundial 2026

Bélgica e Senegal têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora ‘pesca’ no Benfica e assegura a contratação de avançado até 2029

O Estrela da Amadora oficializou a contratação do avançado Beni Souza. O atleta deixa o Benfica e assina até 2029.

Oficial: Ex-FC Porto deixa o Nottingham Forest e está de regresso ao Olympiacos

O Olympiacos oficializou o regresso do defesa David Carmo. O central vai jogar novamente no campeonato da Grécia.

Futsal: Benfica oficializa saída de três bicampeões nacionais

O Benfica oficializou a saída de três atletas bicampeões. Diego Nunes, Higor e Jacaré estão de saída do clube da luz.