Valeu a pena ir a África?

- Advertisement -

A seleção nacional de Sub23 começou a época mais cedo que o habitual, deslocando-se aos Camarões para disputar o Tour de l’Espoir. Como única seleção europeia (juntando-se-lhe a equipa UC Monaco) e uma convocatória recheada de talento, a equipa nacional partia com responsabilidade para disputar as etapas e a Geral.

A primeira jornada deu um bom sinal, com os lusos a terminar em terceiro no contrarrelógio coletivo ganho pela Eritreia. O segundo dia correu ainda melhor e Francisco Campos aproveitou o final ao sprint para celebrar a primeira vitória portuguesa da época.

Miguel Salgueiro no podium após o contrarrelógio coletivo inaugural
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Se tudo parecia bem, a terceira etapa, a rainha desta prova, foi um desastre para a seleção de Portugal. Enquanto Yacob Debesay confirmava que a amarela não lhe fugiria, o primeiro português chegou a quase quatro minutos e foi Campos, um sprinter.

Depois de um dia de descanso, houve lugar para mais uma etapa para os velocistas, mas desta vez Francisco Campos deixou-se levar a melhor e foi segundo, atrás de Mebrahtom. No último dia voltaram a fazer-se diferenças e desta feita Portugal esteve melhor representado, com Gonçalo Carvalho e Miguel Salgueiro a terminarem nos dez primeiros.

Feitas as contas finais, o melhor português na Geral foi Gonçalo Carvalho, 14º a 4:46 de Debesay.

Não há como negar que, enquanto os portugueses ainda estão a iniciar a temporada, os ciclistas africanos estão no ponto fulcral da sua época e que a seleção conquistou pontos importantes para o apuramento para os Mundiais, mas, ainda assim, Portugal apresentou uma imagem mais fraca do que a devida.

O saldo é positivo, especialmente pela experiência dada aos ciclistas que se deslocaram aos Camarões, mas, se queremos realmente crescer e conquistar o nosso lugar entre os melhores da modalidade, não podemos ficar satisfeitos com esta primeira incursão africana.

Voltem em 2020, mas para ganhar.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Tour de l’Espoir

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Segunda ronda, agora mais a sério | Noruega x Portugal

A vitória de Portugal frente ao País de Gales na quinta-feira não foi convincente, embora tenha evidenciado algumas ideias diferentes

Prioridade total: Gonçalo Inácio é sonho do AC Milan e italianos revelam valor de futura proposta

Gonçalo Inácio pode deixar o Sporting no mercado de inverno. O AC Milan tem o internacional português como prioridade.

Andebol: Sporting arrasa Colégio dos Carvalhos

O Sporting recebeu e venceu o Colégio dos Carvalhos por 44-27, num encontro da sexta jornada da Primeira Liga de Andebol.

Para tirar o lugar a Vitinha ou João Neves? PSG pondera avançar por médio que custa 80 milhões de euros

O PSG pode avançar com uma proposta por Martín Zubimendi. O médio pertence aos quadros do Arsenal e os gunners não descartam uma venda.

PUB

Mais Artigos Populares

Espanha bate Inglaterra para a Liga das Nações: eis os resultados

A Espanha foi ao terreno da Inglaterra vencer por 3-2 durante este sábado, num encontro da primeira jornada da Liga das Nações.

Real Madrid e Barcelona preparam-se para batalha: rivais espanhóis interessados em craque do Bayern Munique

O Real Madrid e o Barcelona estão interessados em garantir a contratação de Michael Olise, jogador do Bayern Munique.

Jakub Kaminski: «Quando o Benfica te chama, não pensas duas vezes»

Jakub Kaminski saiu lesionado do jogo entre a Polónia e a Bósnia e Herzegovina. O extremo vai regressar ao Benfica.