📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Volta a Portugal: O Bi da Galiza

- Advertisement -

Cabec¦ºalho ciclismo

Como era esperado, Gustavo Veloso venceu mesmo. Desde o momento em que vestiu a camisola amarela, conseguiu responder a practicamente todos os ataques que lhe foram feitos, defendendo a sua camisola com todas suas as forças. No contra-relógio, já se sabia, o galego era forte demais para toda a concorrência. Venceu e convenceu, sem grande margem para dúvidas. Foi um dos três espanhóis que acabou no top10 da prova. É verdade que sete portugueses e apenas três espanhóis no top10 parece uma imensa vitória de Portugal, mas também é verdade que dois dos espanhóis acabaram no top3, portanto é como se decidir ver o copo, meio cheio ou meio vazio. O que é certo é que, como tinha previsto no último artigo, tivemos mais uma vez uma prova dominada pelos países ibéricos.

Gustavo Veloso, o vencedor da prova  Fonte: A Bola
Gustavo Veloso, o vencedor da prova
Fonte: A Bola

Há, no entanto, mais três ciclistas que merecem ser mencionados individualmente: Rui Sousa, Edgar Pinto e David Belda. Rui Sousa porque, aos 38 anos de idade, consegue vencer isolado na Torre, o que é sempre um feito digno de registo, seja qual for a idade do atleta. Ganhar a etapa raínha, em qualquer prova do mundo, dá sempre direito a manchete com sublinhado especial. Rui Sousa atacou de muito longe, conseguiu deixar o grupo principal para trás e com isso escreveu o seu nome na subida mais mítica de Portugal. Edgar Pinto merece também uma palavra especial. Caiu três vezes e mesmo assim manteve-se até ao fim. Só por isso, já merecia a referência, mas somando a isso a vitória no alto da Senhora da Graça e um lugar final no top5, pode-se dizer que foi um desempenho de se lhe tirar o boné. Quem esteve também em destaque foi o espanhol David Belda, que conseguiu vencer duas etapas com chegada em alto, feito único nesta edição da prova. No que diz respeito às restantes classificações, António Carvalho, da Lampre, conquistou a camisola da montanha, Davide Vigano, da Caja Rural, conquistou a camisola dos pontos e David Rodrigues, da seleção nacional, conquistou a camisola da juventude. Colectivamente, foi a OFM/Quinta da Lixa quem venceu a prova.

Rui Sousa, o conquistador da Torre  Fonte: velobike.it
Rui Sousa, o conquistador da Torre
Fonte: velobike.it

A 76ª edição da prova mais importante do ciclismo nacional teve bons momentos protagonizados por atletas portugueses, que até venceram as duas etapas mais icónicas da prova, mas mais uma vez foi vencida por um estrangeiro. Desde 2011 (edição vencida por Ricardo Mestre e que ficou marcada pela presença de dez portugueses no top10 final) que um português não vence a Volta. Pelo segundo ano consecutivo, venceu um galego. Foi o Bi da Galiza. Conseguirá alguém quebrar este domínio galego para o ano? Cá estaremos para ver!

Rafael Lapa
Rafael Lapahttp://www.bolanarede.pt
Um dia o seu avô disse-lhe: "anda cá, Rafael, senta-te aqui no meu colo, que vamos ver uns meninos a andar de bicicleta". A partir desse dia começou uma paixão incontrolável: o ciclismo!                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Supertaça de França vai ser disputada no Kuwait

A Supertaça de França vai ser jogada no Kuwait, país Árabe. Na temporada passada, a final jogou-se no Catar, onde o PSG bateu o AS Mónaco por 1-0.

Quem pode jogar nas alas do Benfica após a lesão de Dodi Lukebakio?

A lesão de Dodi Lukebakio deixou a equipa do Benfica mais limitada nos corredores. Os encarnados têm menos soluções para as alas com a ausência prolongada do avançado belga.

Giorgio Chiellini elogia Luciano Spalletti: «Querer vencer já é um passo importante»

Giorgio Chiellini falou sobre Luciano Spalletti, técnico da Juventus. O antigo atleta da Vecchia Signora ainda comentou a renovação de Kenan Yildiz.

Juventus quer médio mas afasta-se de Morten Hjulmand para o mercado de janeiro

A Juventus quer contratar um médio no mercado de janeiro. No entanto, a equipa da Serie A não pretende gastar muito dinheiro e, por isso, não vai atacar a contratação de Morten Hjulmand.

PUB

Mais Artigos Populares

Achraf Hakimi vence o prémio de melhor jogador africano do ano e Bubista ganha o de melhor treinador

Achraf Hakimi foi eleito o melhor jogador africano do ano. O lateral do PSG levou a melhor perante Mohamed Salah e Victor Osimhen. Bubista venceu o prémio de melhor treinador.

Alerta Benfica: Dodi Lukebakio tem lesão grave e está fora de combate pelo menos até janeiro

O problema físico de Dodi Lukebakio é preocupante. Extremo do Benfica a contas com uma fratura do tornozelo esquerdo.

Portugal Sub-21 fecha 2025 com melhor ataque e melhor defesa de toda a fase de qualificação

A Seleção Nacional de Sub-21 entrou da melhor forma na qualificação para o Euro 2027 com Luís Freire. A equipa das quinas tem o melhor ataque e melhor defesa, entre todas as formações.