Papel de lixa ou batota à moda do Críquete

- Advertisement -

O mundo do Cricket foi recentemente abalado por um escândalo em que a seleção Australiana tentou recorrer à batota num jogo de Teste (variante mais exigente do Cricket em que os jogos duram vários dias) com a África do Sul, quando já perdiam por mais de 100 corridas.

Em concreto, Cameron Bancroft, um dos jogadores australianos, foi apanhado pelas câmaras a usar uma folha de papel de lixa para tentar alterar o estado da bola e conseguir trajetórias mais favoráveis nos seus lançamentos. Quando confrontado pelo árbitro, escondeu o papel nas suas calças, mas as imagens televisivas não deixaram dúvidas e este acabou por mais tarde admitir a infração.

Apesar de parecer uma prática estranha, não é assim tão incomum já que a bola não é trocada durante o jogo e há muitos exemplos de situações semelhantes, que incluem até o recorrer a mascar ou comer diferentes produtos de forma a produzir saliva mais útil a esta prática. Também a outra modalidade de princípios semelhantes, o basebol, teve de lidar com este problema, mas resolveu-o logo no início do século passado quando decidiu passar a substituir as bolas quando estas não estivessem em perfeitas condições.

O momento em que Bancroft (centro) é confrontado pelo árbitro
Fonte: International Cricket Council

Ora, perante este cenário, a Cricket Australia, a Federação nacional da terra dos cangurus, levou a cabo uma investigação para averiguar a origem do incidente e chegou à conclusão que quem estava por trás da situação era a dupla de capitães da seleção, Steven Smith e David Warner. Segundo foi possível apurar, Warner, sub-capitão, teve a ideia e deu as instruções a Bancroft para a pôr em prática e o capitão Smith sabia do plano e não se opôs.

No seguimento deste inquérito, Bancroft foi suspenso por 9 meses e Smith e Warner por 1 ano cada. Adicionalmente, Smith e Bancroft ficam impossibilitados de integrar cargos de liderança na seleção até pelo menos 1 ano, após o final das suas suspensões e Warner não  será mais considerado para essas funções.   

Apesar das consequências se terem sentido de imediato com a demissão do treinador Darren Lehmann que declarou ser, em última instância, responsável pela cultura da equipa, a saída de um dos principais patrocinadores da Federação e até a reprovação pública do Primeiro-Ministro australiano, nem todos concordaram com as sanções impostas.

O Sindicato Australiano de Jogadores de Cricket veio a público alegar que as punições foram desproporcionais a casos anteriores de tentativas de adulteração da bola de jogo. E, olhando para a história da modalidade, esta avaliação não deixa de ter a sua verdade e talvez o alarido mediático feito à volta do assunto tenha forçado a medidas demasiado duras, dando a razão ao Presidente do Sindicato, Greg Dyer, em que “justiça que é apressada consegue por vezes ser bastante defeituosa”.

Então, porque não acabar com estas polémicas e fazer como o basebol e ir mudando a bola? Bom, os puristas não querem nem ouvir essa proposta que para muitos dos adeptos da modalidade vai contra a básico do Cricket, por isso para já não vai acontecer. Talvez um dia.

Foto de Capa: International Cricket Council

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave confirma saída de Sotiris Silaidopoulos do comando técnico da equipa

Sotiris Silaidopoulos já não é treinador do Rio Ave. O técnico grego foi afastado do comando técnico da equipa de Vila do Conde.

Francisco Neto responde ao Bola na Rede: «Não queremos médias iguais, nunca as quisemos; queremos médias diferenciadas»

Francisco Neto revelou as convocadas para o embate de Portugal frente à Irlanda do Norte. O técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Cristiano Ronaldo e o fim que não quis aceitar

Cristiano Ronaldo abandonou, esta quarta-feira, na véspera do jogo com a Dinamarca, o estágio da Seleção Nacional.

Seleção Nacional Feminina: Eis as convocadas de Francisco Neto para o playoff de apuramento ao Mundial 2027

Francisco Neto revelou esta quinta-feira a lista de jogadoras chamadas para a dupla jornada frente à Irlanda do Norte. Fica com a convocatória completa.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola compara: «Cristiano despede-se da sua seleção pela porta de trás enquanto a Argentina prepara uma cerimónia para o adeus da sua...

O jornal MARCA criticou o adeus de Cristiano Ronaldo à Seleção Nacional, confrontando a sua atitude com a despedida de Lionel Messi.

Piers Morgan dá garantia acerca do caso Cristiano Ronaldo: «Não foi por isso que ele saiu…»

Piers Morgan deu garantia acerca da saída de Cristiano Ronaldo do estágio da Seleção Nacional. Apresentador reagiu nas redes sociais.

Carlos Queiroz rescinde contrato e deixa o comando da Seleção do Gana: «As condições necessárias não estavam reunidas»

Carlos Queiroz e a Federação de Futebol do Gana acertaram a rescisão de contrato por mútuo acordo do cargo de selecionador dos Black Stars.