📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Torneio de Veteranos SideLine: A qualidade (ainda) está lá

- Advertisement -

Em mais uma parceria com a SideLine, o Bola na Rede deslocou-se a Caneças para assistir à final do torneio de Veteranos. Para saber em que consiste a SideLine e quais os eventos que organiza, leia a seguinte reportagem.

Em que consiste este Torneio de Veteranos? Segundo Ricardo Fonseca, Secretário Técnico da SideLine, este torneio marca o início da nova época e é uma forma de as equipas se conhecerem. De Veterano, e apesar de a média de idades ser alta, só tem o convívio que já é característico nos eventos da SideLine. Depois da competição vem o merecido descanso e um lanche ou almoço onde os rivais em campo se tornam amigos à mesa.

Como funciona? Este torneio está dividido em dois grupos. As equipas de cada grupo jogam entre si e as duas primeiras de cada um jogam a final. Os segundos classificados disputam o 3º e 4º lugares, os terceiros jogam para o 5º e 6º lugares e os quartos classificados vão discutir o 7º e 8º lugares.

No sábado jogou-se a fase de grupos. Em Caneças, o Grupo A acabou com a seguinte classificação:

Sem Título

Este grupo teve a particularidade de só num jogo ter existido um vencedor, de resto apenas se registaram empates. O Tires beneficiou da vitória e conseguiu um lugar na final.

No mesmo dia, mas em Marvila, disputaram-se os jogos do grupo B, que acabou com a seguinte classificação:

fgfghfhgf

Neste grupo jogava o campeão Biqueiras Aço, que não conseguiu passar o Olivais e Moscavide, que iam disputar a final.

Assim sendo, chegávamos ao Domingo de todas as decisões. No jogo que decidia o 8º e 7º lugares, o MPL venceu por 3-2 o São Domingos.

Para o 6º e 5º lugares, teríamos o confronto entre o Banco de Portugal e o Hospital Santa Maria. Mesmo com a média de idades alta, desengane-se quem pensa que a qualidade podia não ser alta. Ambas as equipas proporcionaram um grande jogo de futebol e mostraram que a idade é apenas um número, pois a qualidade está lá sempre. No final, a vitória por 2-0 para o Hospital Santa Maria assenta na perfeição a uma equipa que foi melhor; o principal destaque foi o belíssimo golo do 2-0.

Para Miguel Sá, o responsável do Banco de Portugal, a vitória do adversário é justa. “Tivemos de fazer um jogo mais calculista e mais defensivo. Não esquecer que a nossa equipa é das mais velhas em termos de idade no torneio, portanto o resultado é justo, o adversário foi superior, mas há que destacar que dentro das nossas limitações fizemos um trabalho sério neste torneio.”

Os jogadores do Hospital Santa Maria mostram que o talento está lá Foto: Pedro Moura
Os jogadores do Hospital Santa Maria mostram que o talento está lá
Foto: Pedro Moura

Para o Banco de Portugal, há um jogo que fica na memória e que poderia ter dado a final. “Temos o jogo com o Estrelas de Lisboa atravessado, pois empatámos a uma bola e criámos imensas oportunidades, falhando mesmo um penálti. Se tivéssemos ganhado talvez estivéssemos hoje a jogar a final em vez do Tires, pois passávamo-los na classificação.”

No entanto o balanço é positivo, e Miguel Sá avisa que esta equipa pode fazer coisas boas no campeonato. “Se 80% dos jogadores treinarem, temos capacidade para fazer uma equipa para lutar do 5º lugar para cima. Mas é uma situação que não controlamos; se vão 10 jogadores treinar, no próximo treino vão 15 e no outro só vão oito. Estamos sempre dependentes da disponibilidade das pessoas.”

Pelo 3º e 4º lugares temos um dos grandes nomes da prova e do campeonato. O Biqueiras Aço é o campeão em título e é sempre um dos favoritos à conquista destes torneios, que contam com muitos ex-jogadores de futebol profissional. Falhado o objectivo de ir à final, o campeão teve se contentar com o 3º lugar, ao vencer o Estrelas de Lisboa. Logo ao início do jogo ouve-se uma dica de alguém dos Biqueira Aço para o adversário: “não ataquem por este lado, ainda nem aqueci, tenham dó”. Mais um exemplo de boa disposição já característico nos eventos da SideLine. O Biqueiras Aço ganha por 3-1, um resultado que mostra a diferença entre as equipas. Se de um lado está o campeão em titulo, com jogadores com experiência, do outro está uma equipa nova, com muitos jogadores sem experiência no futebol 11.

Biqueiras Aço vs Estrelas de Lisboa Foto: Pedro Moura
Biqueiras Aço vs Estrelas de Lisboa
Foto: Pedro Moura

Para o Estrelas de Lisboa, este foi um importante torneio para preparar a época que aí vem. “Deu para os jogadores se conhecerem melhor, para perceberem no que falham e no que são melhores. Deu para jogadores habituarem-se às dimensões de um campo destes”, afirma o treinador. Para o capitão o balanço também é positivo: “Vínhamos com perspectiva de treinar e fazer jogos de preparação para a próxima época. Podemos dizer correu quase na perfeição, só tivemos uma derrota e o resto foram só empates, o que mostra que estamos no bom caminho.“

Grande parte dos jogadores do Estrelas de Lisboa nunca jogou futebol. Como se faz a preparação de um grupo sem essa experiência? O treinador responde. “Os que têm mais experiência ensinam os menos experientes os movimentos do jogo e tentam mostrar o que é o futebol  11, pois não é aos 45 ou 50 que se aprende a jogar na plenitude. Quando se quer aprender, é tudo fácil e este grupo de jogadores quer sempre melhorar.”

 

Chegava assim a final. Olivais e Moscavide jogava frente ao UDR Tires. As duas equipas chegavam aqui depois de vencerem os seus grupos. Tal como se esperava, foi um jogo de muita luta e muita garra, mas no entanto o nulo mantinha-se. Só perto do fim é que o nulo se desfez para o lado do Olivais e Moscavide, o que despertou a reacção do Tires. Houve emoção até ao fim, com o Tires a carregar e a tentar o empate. Já se tinha dito aqui que, apesar da idade já não perdoar, o talento está lá e o maior exemplo disso é o capitão do Tires. Quem o vê jogar não diz que já tem 50 anos. Ágil, rápido e a comandar a equipa, os anos não passam por ele. O motor do Tires tem muita qualidade, graças aos anos que passou a jogar futebol, mas não consegue ajudar a dar a volta ao resultado, e é o Olivais e Moscavide que leva a taça para casa.

Olivais e Moscavide vs UDR Tires Foto: Pedro Moura
Olivais e Moscavide vs UDR Tires
Foto: Pedro Moura

Para o Olivais e Moscavide, a final foi um jogo disputado. “Foi um bom jogo para uma final. Um bom jogo comparativamente aos outros que fizemos, bem disputado. A vitória poderia pender para os dois lados, e ambas as equipas estão de parabéns. ” As equipas já se mostram preparadas para o campeonato que aí vem, campeonato esse para o qual o vencedor do torneio tem um objectivo especial. “O nosso objectivo é fazer um bom campeonato e, principalmente, manter as pessoas activas. Queremos fazer da actividade física uma rotina, pois as pessoas desleixam-se.”

Para o Tires, a final foi dos melhores jogos do campeonato. “Foi um bom jogo para a nossa idade, repartido e equilibrado. Dos jogos que se realizaram aqui no campo do Caneças entre ontem e hoje foi dos melhores que ocorreram.” Para uma equipa com jogadores com experiência de distritais e segunda divisão, o objectivo está definido. “Ficar nos quatro primeiros com o mesmo espírito de veterano e de companheirismo que nos caracteriza.”

Os vencedores Foto: Pedro Moura
Os vencedores
Foto: Pedro Moura

No final é tempo de entrega de prémios. Lamenta-se a falta de comparência dos árbitros nos jogos de um dos grupos, situação essa que foi resolvida pelos membros da SideLine e que não manchou a imagem do torneio, que decorreu da melhor maneira, com um grande espírito de companheirismo por parte de todas as equipas, algo que já marca os eventos da SideLine, e com jogadores que, apesar da idade, mostraram que não esquecem. Há que a agradecer à SideLine pela realização destes eventos e por toda a disponibilidade para com os elementos do Bola na Rede.

ghgfhjyuy

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence Kolstad Handbal por 30-34 e volta a vencer na Champions League de Andebol

O Sporting foi à Noruega e vencer o Kolstad Handbal na 6.ª jornada da Liga dos Campeões de Andebol, por 30-34.

Athletic opera reviravolta e bate Qarabag e Galatasaray vence confortavelmente Bodo/Glimt na Champions League

O Athletic Bilbau recebeu e venceu o Qarabag por 3-1, na terceira jornada da Champions League. O Galatasaray voltou a triunfar na competição.

Ex-Liverpool Fabio Borini reforça o Salford da quarta divisão inglesa

Fabio Borini, ex-Liverpool e Sunderland, assinou pelo Salford, clube da quarta divisão inglesa, um contrato de curta duração.

Nuno Borges eliminado por Daniil Medvedev do ATP de Viena

Nuno Borges foi eliminado na primeira eliminatória do torneio de Viena. O tenista português caiu frente ao russo Daniil Medvedev.

PUB

Mais Artigos Populares

Madalena Costa faz história e sagra-se campeã mundial de patinagem artística livre

Madalena Costa de 17 anos conquista o primeiro ouro sénior da história para Portugal, patinagem artística livre.

Denver Broncos com reviravolta histórica e Indianapolis Colts continuam a vencer: eis os resultados da semana 7 da NFL

Na semana 7 da NFL, o Broncos venceram os Giants depois de estarem a perder por 18 pontos e os Colts chegaram à sexta vitória.

Rui Borges explica titularidade de João Simões: «Jogos de Champions são diferentes»

Rui Borges falou sobre o Sporting x Marselha antes do início do encontro. Leões recebem franceses para a Champions League.