Henry Cejudo finaliza Moraes e é duplo ou… triplo campeão

- Advertisement -

No segundo combate principal da noite Valentina Shevchenko defendeu o seu título frente a Jessica Eye. 

A campeã era a forte favorita à entrada para este combate. É uma lutadora muito completa, que encontrou na divisão de peso-mosca o seu peso ideal. Tem um muay-thai exemplar, muito preciso e muito eficaz. Para além disso o seu jogo de chão é muito completo. 

Entre 2014 e 2016 Jessica Eye teve um período conturbado na carreira: em 6 combates venceu apenas um. Depois de uma ausência de dois anos voltou mais forte e venceu três combates seguidos, o que lhe valeu uma chance pelo título. 

No primeiro round Valentina lançou imensos pontapés ao corpo, e estava a acertar todos eles. A defesa de Eye não era a melhor. No clinch levou o combate para o chão e procurou a montada, sem sucesso. Perto do fim da ronda consegue a posição de 100 kilos e quase consegue uma americana. 

Aos 26 segundos do segundo round vimos um dos mais espetaculares nocautes de sempre. Valentina coloca toda a força na perna esquerda e com um pontapé à cabeça deixa Eye completamente inconsciente.

Fantástico pontapé à cabeça de Eye por parte de Shevchenko
Fonte: UFC

Na entrevista pós-combate Valetina explicou que Eye baixava as mãos sempre que ela lançava os pontapés ao corpo, e que isso impulsionou a finalização: Eye não protegeu a cabeça do pontapé e não teve hipótese de defesa. 

O chamado “people’s main event” foi o combate entre Tony Ferguson e Donald Cerrone. Prometia ser uma autência batalha, e o vencedor certamente iria ganhar uma chance pelo título de peso-leve. 

A história de Tony Ferguson tem sido conturbada nos últimos tempos. Venceu o título interino de peso-leve frente a Kevin Lee e ia unificar o título contra Khabib Nurmagomedov. Infelizmente lesionou-se e foi-lhe retirado o título interino. Regressou passado um ano e venceu Anthony Pettis por KO técnico de forma espetacular. Esteve ausente desde outubro pois esteve a lidar com problemas mentais. Encontrou em Cerrone a oportunidade para voltar a lutar pelo título, em caso de vitória.

Donald Cerrone vinha de três vitórias seguidas, sendo que a última foi há pouco mais de um mês! Duas excelentes performances frente a Alex Hernandez e Al Iaquinta colocaram-no na posição de lutar pelo título, caso vencesse Ferguson. 

Tudo apontava para uma guerra entre os dois. São strikers muito bons, ambos lançam um grande número de golpes e procuram destruir o adversário, sem nunca desistir. Ainda possuem ambos faixa preta em jiu-jitsu, tendo um jogo de chão muito afinado. 

No primeiro round Cerrone entra a utilizar muito as pernas, a lançar muitos pontapés variados. Ferguson entra clássico, a utilizar o seu boxe e a perceber a distância para o adversário. Tony estava mais solto no strike, enquanto Cerrone estava mais fechado e procurava ser preciso nos golpes. Mais perto do fim da ronda o muay-thai de Cerrone veio ao de cima e as famosas combinações de socos e pontapés dificultaram a vida a Ferguson. Este ia mantendo as movimentações laterais e conseguia acertar golpes devido ao seu estilo de strike pouco ortodoxo. 

Ferguson entrou no segundo round mais agressivo que no primeiro. Utilizou mais pontapés ao corpo e às pernas, que iam, passo a passo, diminuindo a mobilidade a Cerrone. Acertou um elevado número de golpes, principalmente o direto ao nariz de Cerrone que ia ficando cada vez mais pisado. Donald quando lançava pontapés ainda causava perigo, mas Tony estava sempre a fazer as movimentações de entrar e sair e a trocar a guarda, e isso dificultava a precisão de Cerrone. Apesar de ter conseguido uma projeção, Ferguson pontuou mais que Cerrone pela quantidade e qualidade de golpes lançados. 

O final da ronda ficou marcado por polémica. Primeiro Ferguson acertou um soco depois da campainha ter tocado, ou seja, do round ter terminado.

O olho direito de Cerrone já estava a inchar, mas nada de outro mundo. Até que este comete um erro de amador: assoou o nariz. Isto faz muita pressão num olho que esteja a inchar, e coloca ar para a zona do inchaço.

Imediatamente o olho de Cerrone começou a inchar, de tal forma que fechou completamente e este não pôde continuar o combate. 

No final do combate ambos atletas mostraram-se respeitosos e dispostos a repetir a luta, embora Ferguson prefira um combate pelo título. 

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Moreirense: Maracás é o Defesa do Mês da Liga Portugal

Maracás, defesa-central do Moreirense, venceu o prémio de Defesa do Mês da Liga Portugal referente a janeiro.

Mateus Fernandes encaminhou reforço para o Sporting e já pensa no Mundial: «Cabe-me a mim mostrar qualidade e consistência e que possa acrescentar à...

Mateus Fernandes revelou que recomendou o Sporting a Luís Guilherme, falou da qualidade de Rafik Guitane e refletiu sobre o sonho de estar no Mundial 2026.

Armando Evangelista descontente no Damac: eis o que o Bola na Rede sabe

Armando Evangelista está insatisfeito devido ao facto de o Damac ter contratado vários jogadores sem o seu conhecimento e consentimento.

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.