Yorgan De Castro: Sangue português no UFC

Luso-caboverdiano, 32 anos, 120kg. Yorgan De Castro surpreendeu o mundo ao vencer Justin Tafa, no UFC 243, com um brutal KO, que lhe valeu o prémio de Performance da Noite. Qual é a história deste atleta que carrega a bandeira de Portugal e Cabo Verde pela maior promoção de MMA do mundo?

MUDANÇAS DE PAÍS E INTRODUÇÃO AO DESPORTO

Filho de pai português e mãe cabo-verdiana, Yorgan De Castro teve uma infância difícil. Em entrevista ao The Body Lock confessou que por vezes não tinha o que comer, e que a sua mãe criou três filhos sozinha.

Aos 18 anos, decidiu dar novo rumo à sua vida e mudou-se para Portugal. Começou a treinar kickboxing com José Oliveiras “Bogas” e imediatamente se apaixonou pelo desporto.

Grande parte da família da mãe de Yorgan reside nos Estados Unidos da América. Como em Portugal, os desportos de combate não estão muito desenvolvidos, aproveitou e foi viver com a família para o país. Começou a treinar na Lauzon MMA, academia de artes marciais mistas do lutador do UFC Joe Lauzon.

DO AMADOR AO PROFISSIONAL

O começo no MMA amador não foi o melhor para Yorgan. Venceu dois combates e perdeu quatro, mas foram derrotas que o fizeram aprender muito. Referiu que as regras do amador são mais limitadoras que as do profissional: “Não podia lançar joelhos à cabeça nem lançar cotoveladas. Limitavam as minhas capacidades”.

Yorgan De Castro deu nas vistas no UFC 243 depois da sua grande vitória
Fonte: UFC

Fez o seus primeiros dois combates profissionais na Classic Entertainment Sports, promoção de MMA em Rhode Island (EUA). Venceu ambos por KO, e foi convidado a lutar pelo título de cruiserweight, categoria dos 102 kg, da promoção New England Fights. Precisou de apenas dois minutos para nocautear Ras Hylton e tornar-se campeão. Voltou à Classic Entertainment Sports para vencer a primeira (e única) decisão da carreira, frente a Carlton Little.

A CHAMADA INACREDITÁVEL E UMA ESTREIA DE SONHO

Uma das chaves para o sucesso de Yorgan é a sua disciplina. Acorda às 5h30 e trabalha até as 14h40 da tarde. Às 15h começam os seus treinos: primeiro faz condicionamento físico no Infinite Fitness, e depois vai treinar MMA na academia Regiment Training Center, em Fall River no estado do Massachusetts.

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marítimo resgata empate frente ao Académico de Viseu nos instantes finais

O Marítimo recebeu o Académico de Viseu, num encontro que terminou empatado a duas bolas. Jogo da 7.ª jornada da Segunda Liga.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após vitória do FC Porto sobre o Estrela Vermelha: «Este é o tipo de cenário que poderemos...

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Estrela Vermelha e respondeu a uma pergunta do Bola na Rede.

Espanha revela convocados para os jogos de outubro e Álvaro Carreras fica fora dos eleitos

Luis de la Fuente revelou os convocados de Espanha para os encontros de outubro. Álvaro Carreras não foi chamado

Kenneth Taylor fala pela primeira vez do interesse do FC Porto no verão e admite tristeza por não ter saído: «Talvez tenha sido difícil»

Kenneth Taylor falou, pela primeira vez, do interesse do FC Porto na sua contratação. O médio neerlandês acabou por não sair e ficou no Ajax.

PUB

Mais Artigos Populares

Eddie Howe confirma baixa de peso no Newcastle para o jogo com o Benfica

O Newcastle não vai poder contar com Tino Livramento para o encontro frente ao Benfica. O lateral vai estar afastado dos relvados cerca de oito semanas.

FC Porto com apenas 2 baixas no treino de preparação desta sexta-feira de preparação para o jogo com o Benfica

O FC Porto treinou nesta sexta-feira para preparar o encontro frente ao Benfica, neste domingo, às 21h15. Francesco Farioli teve apenas duas baixas na sessão.

Colega de profissão defende Ruben Amorim: «O problema no Manchester United não é o treinador»

Gus Poyet, treinador uruguaio, defendeu Ruben Amorim, dizendo que ninguém estaria apto para transformar o Manchester United.