Antonio Inoki: Adeus a um ícone

- Advertisement -

1 – O INÍCIO DA LENDA

Nascido Kanji Inoki a 20 de fevereiro de 1943 em Yokohama, a sua vida passa pelo Brasil entre os 13 e os 17 anos, para onde a família emigrara. Trabalhava numa plantação de café quando foi recrutado para o wrestling por Rikidozan, que fazia uma excursão na região.

Nota: Rikidozan é o pai do wrestling japonês (conhecido como puroresu), introduzindo o país a essa forma de entretenimento. Falecido em 1960, tornou-se num herói nacional e entrou no WWE Hall of Fame em 2017.

Inoki começou a sua carreira de lutador com 17 anos, na Japan Pro-Wrestling Alliance, onde foi treinado por Karl Gotch – inovador do german suplex e apoiante de um wrestling mais “real” baseado em submissões; influenciou tremendamente o estilo de luta japonês e também Inoki.

Foi nesta altura que Inoki também conviveu com Giant Baba – outra lenda do wrestling japonês. Após a morte de Rikidozan em 1963, Inoki mudou-se para a Tokyo Pro-Wrestling, onde se tornou na maior estrela da empresa, que faliu em 1967. Foi depois para a Japan Wrestling Association onde se ganhou fama em combates de equipas com Giant Baba.

Em 1972, funda a New Japan Pro-Wrestling, a empresa de bandeira do wrestling japonês dos últimos 10 anos. A década de 1970 foi mesmo uma das mais definidoras da carreira de Inoki, como se pode ver a seguir.

2 – COMBATE COM MUHAMMAD ALI E PAPEL NAS MMA

A 26 de junho de 1976, Muhammad Ali, o maior boxeur de todos os tempos, teve um adversário invulgar em Antonio Inoki.

A Nippon Arena em Tóquio encheu-se com 14 mil pessoas que assistiram, não a um combate de boxe, mas sim a um confronto onde vários tipos de luta eram legais. Nesta altura, Ali já era reconhecido como um atleta único. Por seu lado, Inoki já era extremamente popular, mas sobretudo no Japão, onde, segundo Dave Meltzer, no Wrestling Observer Radio, os seus combates de wrestling semanais tinham audiências televisivas de cerca de 20 milhões de pessoas. Este combate com Ali, segundo a mesma fonte, teve 40 milhões.

No Estados Unidos, o Estádio Shea em Nova Iorque transmitiu o embate num ecrã gigante, tendo lá comparecido mais de 32 mil pessoas.

Este confronto foi o precursor do que hoje conhecemos como MMA – uma mistura de estilos de combate, que ganhou popularidade mundial graças à Ultimate Fighting Championsip (UFC), que só foi criada em 1993. E numa era atual em que boxeurs lutam com estrelas de MMA ou com youtubers, sendo esses eventos extremamente populares, assim se pode ver o quão pioneiro foi o evento conhecido como Ali vs Inoki, que, recorde-se, ocorreu há 46 anos.

O combate em si terminou empatado, tendo Inoki implementado a estratégia de se deitar no chão, fugindo assim dos temíveis socos de Ali, e dado vários pontapés nas pernas do norte-americano, que acabou mais contundido do que o nipónico.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto está a avaliar a contratação de mais um médio para o plantel de Francesco Farioli

A contratação de um médio para Francesco Farioli não está descartada. O nome de Seko Fofana está em cima da mesa para o FC Porto.

Bruma e Manu Silva fora dos convocados de José Mourinho para a receção ao Estrela da Amadora

José Mourinho deixou Bruma e Manu Silva de fora dos convocados para o jogo do Benfica frente ao Estrela da Amadora.

Neemias Queta começou no banco e Boston Celtics perdem frente aos Chicago Bulls

Os Boston Celtics voltaram a perder na NBA, após dois triunfos consecutivos. A equipa de Neemias Queta foi derrotada pelos Chicago Bulls.

Rúben Semedo foi acusado de violência por parte de uma mulher e já reagiu nas redes sociais: «As máscaras vão cair»

Rúben Semedo foi acusado de violência por parte de uma mulher. O defesa-central português do AVS SAD já reagiu nas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Reis deixa mensagem após ser expulso no Arouca x Sporting: «Contra tudo e contra todos»

Matheus Reis deixou uma mensagem nas redes sociais. O defesa do Sporting foi expulso na reta final do encontro frente ao Arouca.

Kylian Mbappé dedica ‘Panenka’ a Brahim Díaz: eis o motivo

Kylian Mbappé foi o autor da grande penalidade convertida no Villarreal x Real Madrid. O internacional francês dedicou o golo a Brahim Diaz.

Onde ver o FC Porto x Gil Vicente da 19ª. jornada da Primeira Liga?

O FC Porto vai receber o Gil Vicente no Estádio do Dragão na 19ª. jornada da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.