Vince McMahon: A carreira de um magnata sem igual #1

- Advertisement -

A AMBIÇÃO QUE LEVOU AO WRESTLING DOS GLORIOSOS ANOS 80

A paixão de Vincent Kennedy McMahon pelo mundo peculiar do wrestling profissional surgiu aos 12 anos, altura em que conheceu o promotor da Capitol Wrestling Corporation (CWC), o seu pai, Vincent J. McMahon. A partir daí,  McMahon interessou-se em seguir os passos do seu progenitor, inclusive acompanhando-o muitas vezes ao Madison Square Garden.

Em 1969, McMahon fez a sua estreia como locutor na antiga WWWF e, já na década de 1970, tornou-se numa força proeminente na empresa do seu pai. Aliás, foi Vincent K. McMahon o grande responsável pela renomeação da empresa para World Wrestling Federation (WWF), denominação esta que continua a ser utilizada por alguns fãs apesar do seu desuso.

Em 1982, McMahon adquiriu oficialmente o controlo da WWF, numa altura em que o wrestling profissional era um negócio regulado por organizações regionais e em que vários promotores não invadiam os territórios uns dos outros, já que essa prática perdurava há décadas. Não obstante, McMahon tinha uma visão diferente daquilo que a indústria poderia tornar-se e começou a expandir a empresa à escala nacional, promovendo combates em áreas fora do nordeste dos EUA e procedendo à contratação de talentos de outras empresas, como a American Wrestling Association (AWA).

Aliás, foi através de uma destas contratações que o wrestling profissional passou a ocupar um lugar permanente no círculo mediático dos EUA. Em 1984, Vince recrutou nem mais nem menos do que Hulk Hogan para ser a nova superestrela da WWF, um acordo que inevitavelmente impulsionaria a Rock ‘n’ Wrestling Connection, no qual as histórias do mundo do wrestling incorporavam estrelas da música e atores norte-americanos.

A aposta em Hulk Hogan e no movimento Hulkamania rapidamente deu lucros inimagináveis para a empresa. Atualmente, Hulk Hogan é um dos maiores lutadores da história do wrestling e as suas rivalidades com lutadores como Ultimate Warrior, Randy Savage, Jake Roberts  e Andre the Giant são alguns dos destaques da televisão do início dos anos 80.

Como resultado, a WWF foi capaz de expandir a sua base de fãs para um público nacional, impulsionando McMahon a inaugurar a primeira WrestleMania de sempre no Madison Square Garden, disponível em circuito fechado de televisão em vários mercados nos Estados Unidos. O sucesso daquele que viria a ser o mais importante pay-per-view do calendário anual da WWE teve um impacto significativo no denominado boom do wrestling profissional da década de 1980, um espaço de tempo no qual Vince era o principal locutor e apresentador.

Por detrás dos bastidores, Vince McMahon moldou a WWE numa marca de entretenimento desportivo única que alcançou o público familiar, ao mesmo tempo que atraía fãs que não prestavam atenção ao wrestling profissional anteriormente. Em 1987, a empresa supostamente atraiu 93.173 fãs para o Pontiac Silverdome (que foi chamado de “maior multidão na história do entretenimento desportivo”) para a WrestleMania III, que contou como  evento principal a luta entre Hulk Hogan vs. André the Giant.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça da Liga: A análise tática da final entre Vitória SC e Braga

O SC Braga entrou melhor e conseguiu ultrapassar, em várias ocasiões a primeira pressão do Vitória, com os dois médios arsenalistas, João Moutinho e Grillitsch, a receberem nas costas e a partir daí, entraram com critério na segunda fase de jogo.

Hansi Flick na antevisão ao El Clásico: «Jogamos contra o Real Madrid, não contra o Mbappé»

Hansi Flick desvalorizou a possível recuperação de Kylian Mbappé, na antevisão ao Barcelona x Real Madrid na Supertaça de Espanha.

Benfica recebe uma boa notícia na preparação para o encontro com o FC Porto

O Benfica treinou, este domingo, no Estádio do Dragão. José Mourinho pôde contar com uma novidade na sessão desta manhã.

FC Porto está de regresso ao Olival com o foco no Benfica

O FC Porto voltou este domingo de manhã ao Olival. Dragões recebem o Benfica nos quartos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona e Manchester United “presentes” na final da Taça da Liga: quais clubes se fizeram representar?

Houve vários clubes "presentes" na final da Taça da Liga, numa altura em que o mercado de inverno está aberto. Vitória SC venceu a prova.

Francisco Cabral: «Terminar a primeira semana do ano com um título ATP e uma vitória sobre os número um do mundo é um motivo...

Francisco Cabral já reagiu à conquista do ATP 250 de Brisbane. Tenista português venceu torneio ao lado de Lucas Miedler.

Sporting volta às vitórias em jogo de muitos momentos: 2 reviravoltas, 5 golos e 2 expulsões

O Sporting venceu fora o Racing Power por 3-2 na jornada 9 da Primeira Liga Feminina. Houve duas reviravoltas no marcador.