Vince McMahon, a carreira de um magnata sem igual #2

A TRANSIÇÃO PARA A “RUTHLESS AGGRESSION ERA” E AINDA MAIS ESCÂNDALOS

Em 2002, a World Wrestling Federation perdeu um processo iniciado pela World Wildlife Fund relativamente à marca WWF. A World Wrestling Federation foi forçada a mudar de nome e, a 6 de maio de 2002, a empresa passou a ser reconhecida oficialmente por World Wrestling Entertainment Inc (WWE).

Com o fim das «Monday Night Wars», a WWE foi forçada a avaliar os desafios que surgiram com a aquisição da WCW e a saída de lutadores renomados como “Stone Cold” Steve Austin e The Rock, além de tomar a decisão ousada de dividir o sua plantel de atletas entre duas marcas distintas, Raw e SmackDown.

À semelhança do ocorrido com a transição para a “New Generation Era”, a popularidade do wrestling profissional voltou a diminuir. Em resposta, a empresa introduziu a “Ruthless Aggression Era” a 24 de junho de 2002, um período que ainda apresentava muitos elementos semelhantes ao seu antecessor, a “Attitude Era”, incluindo os níveis de violência gráfica, mas em que também havia menos conteúdo politicamente incorreto e um ênfase adicional nos aspetos técnicos da luta livre.

Consequentemente, à medida que a organização embarcava numa nova fase, a criação de novos conceitos inovadores como Elimination Chamber, Money in The Bank e Taboo Tuesday revigoraram a programação da WWE.

Para complementar, os tempos iniciais do sistema de desenvolvimento da WWE na OVW, juntamente com outros experimentos não convencionais, como o WWE Tough Enough, deram a conhecer ao fãs  uma nova geração de estrelas liderada por Brock Lesnar, John Cena, Batista, Randy Orton e The Miz.

Esta era ficou simultaneamente marcada pelo regresso de um velho conhecido que foi presença assídua durante a “New Generation Era” e a “Attitude Era”. Após um hiato de quatro anos do ringue devido a uma cirurgia nas costas, Shawn Michaels voltou à WWE para escrever um novo final para a sua lendária carreira.

Todos estes lutadores, novos e veteranos, acabaram por ter rivalidades duradouras com Vince McMahon, o que lhes permitiu acimentar a sua posição de membros icónicos na história da empresa. Infelizmente, este nova direção em que o empresário colocou a sua organização de entretenimento desportivo foi afetada pela incosistência na qualidade do produto e por escândalos que danificaram o prestígio da WWE.

A 1 de fevereiro de 2006, McMahon foi acusado de assédio sexual por uma trabalhadora num bar d em Boca Raton, Flórida. A princípio, a acusação parecia não ter fundamento porque McMahon estava em Miami para o Royal Rumble de 2006 na época. Logo foi esclarecido que o suposto incidente foi relatado à polícia no dia do Rumble, mas na verdade ocorreu no dia anterior. A 27 de março, uma estação de televisão da Flórida informou que nenhuma acusação seria feita contra McMahon como resultado da investigação.

Contudo, o pior ainda estaria por vir, ainda que não estivesse diretamente relacionado com o proprietário da World Wrestling Entertainment. Durante um período de três dias, de 22 a 24 de junho de 2007, Chris Benoit, um lutador profissional canadiense de 40 anos empregado pela WWE e com residência em Fayetteville, Geórgia, assassinou a sua esposa Nancy e o seu filho de 7 anos, Daniel, antes de se enforcar.

Desde o suicídio de Benoit, inúmeras explicações para as suas ações foram propostas, incluindo encefalopatia traumática crônica grave (ETC), uso de esteróides e transtorno causado pelo uso de álcool. O incidente levou a uma investigação federal sobre o uso indevido de esteróides no wrestling profissional.

O antigo lutador Christopher Nowinski afirmou que Benoit pode ter sofrido traumatismos cranianos repetidos e não tratados ao longo ae sua carreira enquanto atleta, provocando  um estado mental instável. O nome de Benoit foi apagado dos registos da empresa, juntamente com as suas conquistas, mas os danos à reputação da WWE já haviam sido causados.

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.