Apagamento súbito na ressaca de Pequim | Saltos de Esqui

UMA PRIMEIRA RONDA QUE DEIXAVA TUDO EM ABERTO

Com o dia a apresentar-se bem mais convidativo do que na véspera, com a neve e o vento a darem lugar a um sol radiante e a uma leve brisa. Seria neste cenário que decorreria a quarta disputa coletiva da época, no mano a mano entre austríacos e eslovenos, eram os do país do esqui a sair na frente por 2-1, sem contar com a prova olímpica.

Com nove formações à partida previa-se um grande equilíbrio na luta pelo triunfo, e tal seria mesmo uma realidade! Quem liderava, transcorridas as primeiras quatro mangas era a equipa eslovena: Peter e Cene Prevc, Zajc e Jelar, sendo que o menos tarimbado não ia comprometendo.

A seis décimas rodavam os austríacos: Kraft, Hoerl, Aigner e Wohlgenannt, sendo que a terceira posição ia para o “exército viking”: Granerud, Lindvik, Johansson e Tand que se encontravam já a léguas dos da frente. Em quarto, novamente aquém do espectável, ficavam os germânicos: Geiger, Eisenbichler, Freund e Schmid, um posto adiante de: Stoch, Kubacki, Zyla e Wasek em representação dos polacos.

Já os nipónicos Nakamura, Yukiya Sato e o clã Kobayashi estavam em zona de ninguém no sexto posto. Sendo que finlandeses e russos também conseguiam voltar a saltar. Os cazaques, tal como previa, seriam mesmo os contemplados com a “fava”!

COM O PÁSSARO NA MÃO, ESLOVENOS DEIXAM-NOS ESCAPAR

Com a toada de: equilíbrio, emotividade e imprevisibilidade a adensar-se, a segunda ronda seria disputada taco a taco. Wasek e imagine-se por irregularidades com as botas, algo que se estranha não ter sido detetado aquando do primeiro voo, deixaria a Polónia órfã de um elemento, algo que os empurrou para uma modestíssima sétima posição, mesmo assim adiante dos russos.

De realçar ainda a meia vitória dos que atuavam entre muros, obtendo um saboroso sexto lugar, um atrás dos japoneses e dois aquém dos bávaros. No pódio os noruegueses seriam bronze, os eslovenos perderiam o ouro após um péssimo último salto de Peter Prevc, que ficando sob o K-Point entregou de mão beijada o triunfo a uma formação austríaca que se deu ao luxo de poupar nomes como Fettner e Huber.

UM DUELO MAIS ACESO QUE NUNCA

Com o dorsal preso por doze pontos ao corpo de Geiger, eis que 68 atletas lutavam para ocupar 50 vagas na 27.ª prova da temporada. Granerud com 128m venceria o apronto, relegando Fettner e Jelar, que parecia atinar com  a estrutura para os restantes degraus do pódio. Kraft e Eisenbichler formavam o restante do Top cinco, numa ronda em que os dois melhores do campeonato eram respetivamente 10.º e 11.º.

Em rota descendente, estava Lindvik assinando 114m, com os compatriotas Johansson e Forfang a registarem ainda mais dificuldades na obtenção de um passaporte para a prova. Quem ficava já afastado de toda e qualquer possibilidade de resultados de destaque eram: Tand, Nakamura e Cos, que com saltos horríveis eram nomes a ficar pelo caminho.

EMOÇÕES AO RUBRO

A ronda inaugural oferecer-nos-ia espetáculo do melhor que vi no decurso da temporada,  com o equilíbrio a reinar! Pois os quatro primeiros, por esta ordem: Granerud, Geiger, Fettner e Wohlgenannt, registavam um intervalo de três pontos entre si, algo que prognosticava uma segunda ronda: fervilhante, espetacular e imperdível!

O quinto posto de Ryoyu indicava que necessitava de se superar sob pena de ver a diferença aumentar. Cene Prevc estava entre o nipónico e Kraft, que parecia não repetir o feito de sexta-feira. Jelar, Kubacki e Huber eram os restantes membros dos dez mais.

Stoch e Eisenbichler, respetivamente 13.º e 15.º necessitavam de uma segunda marca distante , como de pão para a boca, assim como Lindvik apenas 19.º. Zajc era o derradeiro nome a integrar a ronda das decisões, com Johansson, Hula e o Kobayashi mais velho a assinarem a sua guia de marcha!

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting não muda de ideias em relação a Jota Silva

O Sporting não quer comprar Jota Silva em definitivo e vai avançar para a contratação do jogador somente por empréstimo. Vai haver uma nova ronda negocial com o Nottingham Forest.

Ex-Benfica critica árbitro após derrota frente ao Galatasaray: «Querem ser respeitados e não demonstram respeito»

O ex-Benfica Lionel Carole deixou várias críticas para o árbitro do último encontro entre o Kayserispor e o Galatasaray. O lateral de 34 anos falou após a partida.

Jogador do Manchester United revela estratégia de Ruben Amorim com Benjamin Sesko: «Tentámos fazer mais cruzamentos»

Patrick Dorgu analisou o empate do Manchester United frente ao Fulham na segunda jornada da Premier League. O lateral dinamarquês explicou a estratégia da equipa com Benjamin Sesko.

Atenção, Benfica: Shakhtar Donetsk define valor para aceitar saída de Georgiy Sudakov

Georgiy Sudakov é um dos alvos do Benfica neste mercado e o Shakhtar Donetsk está a pedir 30 milhões de euros. A negociação entre as duas partes promete ser complicada.

PUB

Mais Artigos Populares

GP Hungria: Nem os novos circuitos assustam Marc Márquez

Nada parece travar Marc Márquez nos dias de hoje, nem mesmo os circuitos que o espanhol não conhece. Os pilotos entravam no Balaton Park para o Grande Prémio da Hungria, uma novidade no calendário, mas o homem da Ducati voltou a dominar o fim de semana, com pole position e vitória em ambas as corridas.

Eis o salário que Conrad Harder vai auferir no AC Milan

Conrad Harder prepara-se para trocar o Sporting pelo AC Milan, numa transferência avaliada em 24 milhões de euros, com mais três milhões de euros em variáveis.

Fotis Ioannidis quer jogar no Sporting

Fotis Ioannidis quer ser jogador do Sporting a partir deste mercado de transferências. O jogador atua no Panathinaikos e já foi alvo do emblema de Alvalade no verão de 2024.