Está aí a época de inverno com os olhos postos nas Olimpíadas

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesCom o chegar do inverno, principia-se a época dos desportos de inverno e esta temporada 2017/2018 tem um gosto especial, já que é o culminar do ciclo olímpico. Após quatro anos de trabalho e preparação, de 8 a 25 de fevereiro os melhores da atualidade rumam a Pyeongchang, na Coreia do Sul, para disputarem o mais ambicionado título desportivo. Em jogo estarão 102 medalhas de ouro, divididas por 15 disciplinas.

As Olimpíadas são o expoente máximo da competição desportiva e inspiram todos os que se dedicam ao desporto. Para uns, é o momento em que se define o legado que deixam da sua carreira e passam quatro anos a preparar-se para se apresentarem ao mais alto nível. Para outros, só a participação já o cumprir de um objetivo de vida. Por esta importância que os Jogos têm, as Federações ajustam o seu calendário para se adaptarem a essa realidade.

A maior parte das disciplinas são da responsabilidade da Federação Internacional de Ski (FIS) e o padrão é o de organizar a maioria das provas das Taças do Mundo antes das Olimpíadas, fazendo uma pausa para estas e retomando depois a competição com um pequeno número de etapas para findar a competição em março.

Algo semelhante acontece na patinagem de velocidade, a disciplina que mais medalhas atribui. Também aqui grande parte das provas da Taça do Mundo são disputados no período de preparação para os Jogos, sendo organizado de tal forma que ficam reservadas para depois apenas a última etapa da Taça do Mundo e os Campeonatos do Mundo.

No entanto, a grande polémica dos Jogos deste ano prende-se com o Hóquei no Gelo. Nesta modalidade em que o Canadá tem dominado as últimas edições, ganhando as últimas duas competições masculinas e as quatro mais recentes femininas, o lado feminino deverá providenciar uma interessante disputa entre Canadá e Estados Unidos. Nesta vertente, em que os Campeonatos do Mundo não são organizados nos anos Olímpicos, os EUA venceram a seleção do Canadá na final dos últimos três Mundiais e quererão levar agora também o ouro olímpico.

Os craques da NHL ficam de fora de Pyeongchang 2018 Fonte: Pittsburg Penguins
Os craques da NHL ficam de fora de Pyeongchang 2018
Fonte: Pittsburg Penguins

Já no lado masculino, a prova ganhou todo um novo grau de imprevisibilidade porque a NHL, a liga conjunta de Canadá e EUA, não só não vai parar para os Jogos Olímpicos, como proibiu os atletas que nela competem de participar. Esta decisão muda o figurino e dá outro favoritismo a equipas menos dependentes dos atletas da NHL. Uma tomada de posição deste género reflete bem a forma como o desporto é visto nos Estados Unidos, em que há primazia para as competições nacionais e de clubes, mas também uma grande aposta e confiança nos atletas que não se encontram no escalão mais alto do desporto, especialmente através da influência do desporto universitário.

A situação do hóquei no gelo é uma exceção que tira alguma espetacularidade aos Jogos, já que este é um dos desportos de inverno com mais apreciadores em todo o mundo e as grandes estrelas vão estar em falta. Ainda assim, não faltarão motivos de interesse e nas outras modalidades veremos que esse será o objetivo primordial da época e o que se encontra na altura do clímax da temporada desportiva, não deixando de haver no período pós-Olímpiadas ainda mais um mês de competição para aqueles que não corresponderam salvarem a época ou para os campeões confirmarem um ano de glória.

Foto de Capa: FIS

 

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.