Frolunda e os outros: os playoffs da Liga dos Campeões de Hóquei no Gelo

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesJá começaram os playoffs para decidir o vencedor da Liga dos Campeões de Hóquei no Gelo da época 2017-2018. Criada em 2014 pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo, a Liga junta os melhores clubes do continente europeu e está dividida numa fase de grupos e numa fase de playoffs a duas mãos, substituindo o Troféu Europeu, que antes se disputava num formato bastante diferente. As três edições já disputadas foram sempre vencidas por equipas suecas, com destaque para o Frolunda HC, finalista vencido em 2014/2015 e vencedor nos dois anos seguintes e, mais uma vez, favorito para o triunfo nesta temporada.

Na primeira fase, oito grupos de quatro equipas permitiram apurar as 16 equipas para os oitavos de final, cuja primeira ronda já está a ser disputada. Mais uma vez, a Suécia mostrou-se bem representada, ao colocar quatro das suas cinco equipas nos oitavos, com a maior surpresa a ser o apuramento em primeiro lugar do seu grupo dos Nottingham Panthers. Os britânicos já haviam vencido a Taça Continental, o troféu europeu de segunda linha, na época passada, tornando-se a primeira equipa do Reino Unido a vencer uma prova europeia, e este ano voltou a fazer história para o Hóquei do seu país.

Analisando, então, o quadro daqui para a frente: as duas equipas finlandesas ainda em prova, JYP e Tappara, lutam para depois defrontar o vencedor da eliminatória entre Kometa Brno e EV Zug. Das quatro, o Tappara, que fez uma fase de grupos de alto nível, é o maior favorito a chegar às semi-finais, mas o JYP leva uma vantagem de dois golos, depois de ter vencido a primeira mão em casa e poderá alcançar a surpresa. Já o Kometa Brno venceu 4-3 em casa para deixar tudo em aberto para a deslocação a Zug.

O quadro dos playoffs Fonte: Champions Hockey League
O quadro dos playoffs
Fonte: Champions Hockey League

Mais abaixo no quadro, o Adler Mannheim e o Brynas IF disputam uma das mais equilibradas eliminatórias, com os suecos a vencerem 2-3 na Alemanha a primeira mão, mas tudo ainda para ser decidido e uma destas duas equipas, candidatas a chegar longe, a ficar desde já pelo caminho. O vencedor defrontará o Malmo Redhawks ou o Ocelari Trinec, com o Malmo a continuar como favorito apesar de ter sido surpreendido por 1-2 em casa pelos checos.

Mesmo tendo um adversário difícil no SC Bern, o Red Bull Munchen continuou a sua boa campanha, venceu fora na primeira volta e começa a afirmar-se como um perigo na competição e, se confirmar a vitória em casa, partirá como favorito para o jogo contra Red Bull Salzburgo ou Vaxjo Lakers, mais um confronto equilibrado que viu os austríacos ganhar em casa 2-1 o primeiro jogo.

Finalmente, os suíços do ZSC Lions estão em pole position para acabar com o sonho dos Nottingham Panthers e defrontar os favoritos do Frolunda nos quartos, depois de vencer 3-1 em casa. Os campeões em título continuam a sua defesa do título de forma impecável e, após não terem sido uma única vez derrotados na fase de grupos, venceram fora o Liberec por 2-3.

Mais uma vez, o Frolunda parte para esta fase final da competição com todo o favoritismo, este ano com os olhos postos em Rasmus Dahlin, um prodígio de apenas 17 anos que é apontado como uma possível primeira escolha do próximo draft da NHL. Entre os adversários, o nível é mais equilibrado. Ainda assim, o Red Bull Munchen tem vindo a afirmar-se e um potencial encontro nas meias-finais seria interessante de acompanhar. Na parte superior do quadro, Malmo Redhawks e Tappara parecem ser as maiores ameaças, mas terão primeiro de ultrapassar a desvantagem em que se ambos se encontram nas suas eliminatórias.

Foto de Capa: Frolunda HC

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

AS Mónaco eliminado da Taça de França: eis os quadros dos quartos de final

O Estrasburgo eliminou o AS Mónaco nos oitavos de final da Taça de França, ao vencer os monegascos por três bolas a uma.

Pedro Lima marca de penálti e AVS SAD reduz desvantagem frente ao Sporting

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 2-1 nos quartos de final da Taça de Portugal. Pedro Lima marca golo de grande penalidade.

Atalanta dá 3 à Juventus para a Taça de Itália

A Atalanta recebeu e venceu a Juventus por três bolas a zero, num encontro a contar para os quartos de final da Taça de Itália.

Sporting aumenta vantagem contra o AVS SAD na Taça de Portugal

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 2-0 nos quartos de final da Taça de Portugal. Paulo Vitor fez autogolo aos 49 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fulham de Marco Silva continua interessado em ponta de lança da Eredivisie

O Fulham vai voltar à carga pela contratação de Ricardo Pepi. O ponta de lança pertence aos quadros do PSV Eindhoven.

Liga Saudita responde a Cristiano Ronaldo: «Nenhum indivíduo, por mais importante que seja, determina decisões além do seu próprio clube»

A Liga Saudita deixou uma mensagem de resposta ao protesto de Cristiano Ronaldo, que já falhou uma partida da competição.

Luís Guilherme estreia-se a marcar pelo Sporting com belo golo

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 1-0 nos quartos de final da Taça de Portugal. Vê como foi o primeiro golo da partida.