Publicidade

Portugueses históricos nos mundiais de esqui alpino

Manuel Carvalho · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Cabeçalho modalidadesNós, portugueses, damos pouca importância, apostamos e investimos muito pouco no esqui mas, mesmo com esta falta de condições e com os problemas meteorológicos e de relevo, que constituem enormes entraves à prática deste desporto, os nossos atletas conseguiram feitos que não tinham sido alcançados por qualquer português até à data.

Nos mundiais desta modalidade, vale a pena salientar os resultados obtidos pelos portugueses presentes: a jovem Catarina Carvalho, Arthur Hanse, Ricardo Brancal e Samuel Almeida. É também importante referir que, no ano anterior, Portugal não teve nenhum representante na prova, que decorreu em Vail.

hanse JO
Apesar das fracas condições, Portugal tem bons atletas na modalidade
Fonte: Arthur Hanse

A primeira a entrar em prova foi Catarina Carvalho, que se conseguiu destacar em Slalom Gigante. De forma surpreendente, alcançou o 54º lugar, na qualificação de Slalom Gigante, apurando-se para a final e realizando um feito que, na minha opinião, além de histórico (nunca antes um português se tinha qualificado para uma final dos mundiais de esqui alpino), se afigura como uma conquista muito importante para a evolução do esqui português. Na prova decisiva desta disciplina, a lusa conseguiu a 83ª posição na primeira manga (em 98 esquiadoras) e ficou de fora da segunda manga da corrida, terminando por isso nesta mesma posição na disciplina de Slalom Gigante.

Em Slalom Gigante, os atletas masculinos portugueses não tiveram a mesma sorte, dado que apenas Hanse se conseguiu apurar para a final, a qual abandonou ainda na primeira manga, depois de passar o primeiro ponto intermédio (ocupava nessa altura o 66º lugar). Na disciplina de Slalom, aconteceu algo extremamente semelhante: Arthur Hanse, depois de se qualificar em 47º lugar para a corrida final, voltou a abandonar a prova ainda na primeira manga. Desta forma, apesar de se ter qualificado para as finais de ambas as disciplinas em que participou, Arthur Hanse desiludiu por não conseguir terminar as corridas decisivas em que esteve presente.

Arthur Hanse, apesar de tudo, não teve a prestação esperada
Fonte: Arthur Hanse

Os outros dois atletas masculinos presentes nos mundiais, Samuel Almeida e Ricardo Brancal, tiveram a vida muito dificultada e acabaram por não se apurar para nenhuma das finais, como já era de prever.

Apesar de não ter havido nenhum resultado que leve Portugal às bocas do mundo, os mundiais deste ano serão sempre históricos porque foi em 2017 que o nosso país conseguiu a primeira final de esqui.

Parecem dados os primeiros passos para um futuro um pouco mais risonho no esqui português, provando que, apesar de não haver condições, há atletas com qualidade e personalidade para elevar o prestígio e o profissionalismo dos nossos desportos de inverno.

Foto de capa: Arthur Hanse

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Manuel Carvalho

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.