Um olhar de um adepto de desportos motorizados é sempre o de não haver suficiente. Nas veias corre-nos gasolina e se algum dia nos pudermos sentar ao volante de um carro de competição, claro está que seríamos os primeiros na fila.

Em Portugal, o desporto motorizado muitas vezes passa por debaixo do radar. Radar este que está mais que apontado ao futebol. Algumas coisas vão sendo feitas. O desporto motorizado parece estar a crescer, na minha ótica. Os ralis passam por um grande momento com a vinda da Hyundai Motorsport Portugal, trazendo Armindo Araújo, em 2018, e Bruno Magalhães, em 2019. Também foram eles que deram oportunidades a outros talentos com Diogo Gago. A Peugeot Rally Cup Ibérica surge numa boa altura e junta ainda mais competição. Nas motos, Miguel Oliveira, veio abanar o nosso mundo. Sobe ao escalão mais alto no mundo do motociclismo em 2019. Nas pistas, eu vejo as coisas um pouco mais escuras. Pistas portuguesas não estão no seu melhor. A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting anunciou a rescisão de contrato com a Full Eventos, que organizava os Campeonatos de Portugal de Clássicos, Clássicos 1300, Campeonato de Portugal Velocidade de Legends e a Supercar Series. Apesar deste contratempo, a FPAK garantiu que os três campeonatos serão realizados em 2019.

Ora bem, mas vamos ao que interessa. Apesar disto tudo, a maior parte das competições servem para os profissionais ou semi-profissionais. E se somos amadores e queremos correr à mesma, sem ter que gastar TANTO dinheiro como se gastam nestas competições. Nas pistas, existem duas soluções. A KIA Picanto GT Cup e o Troféu C1 Learn & Drive. A primeira é um troféu monomarca que junta 1 a 2 pilotos a bordo de um KIA Picanto. Em 2018 foi assim o regulamento mas sabe-se que para 2019 as rampas vão deixar de fazer parte do figurino do campeonato. Este troféu trouxe bastante visibilidade ao panorama português de velocidade. Pilotos como Manuel Gião tiveram o prazer de participar em provas como convidados. Neste primeiro ano, o vencedor do troféu foi Hugo Araújo. O piloto veio da GTACADEMY em 2012, ou seja, do virtual, venceu e convenceu em 2018. Também em destaque, não só pelas sua performances, mas também pelo seu retorno mediático que deu à prova, destaque para Hugo Marcos, que com o seu canal de Youtube deu outra dimensão à prova.

Para 2019 vai existir mais tempo em pista! As pistas do Estoril, Braga, Portimão e Vila Real acolhem outra vez os pequenos KIAs, mas este ano a passagem por Jerez tem um acrescento ao campeonato.

Mas se prefere outra vertente nos automóveis também há. O troféu C1 Learn & Drive é o conceito novo em Portugal. Troféu monomarca, como o KIA Picanto GT Cup, mas na vertente do endurance. As equipas são compostas entre 3 a 6 pilotos, com corridas de 6 horas que se realizam em Braga, Estoril e Portimão. Quanto aos carros, estes são Citroen C1 1.0, a gasolina de três portas e têm de ser anteriores a Abril de 2014. (O mercado de carros usados francês é muito apetecível para quem quiser um destes). Neste pequeno Citroen é adicionado um kit de competição integral, destinado a salvaguardar os pilotos e a fiabilidade mecânica.

C1 Learn & Drive é uma ideia importante da Grã-Bretanha que pretende abanar o desporto motorizado em Portugal
Fonte: Troféu C1 Learn & Drive

Resta-nos esperar para vermos estas duas competições em pista.

Foto de Capa: Kia Picanto GT Cup

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica recebe proposta por jogador que integra a pré-época e está às ordens de Bruno Lage

O Benfica continua a querer colocar Casper Tengstedt no mercado de transferências. Genoa fez proposta pelo avançado.

Alvo do Benfica recusa mudar-se para o Zenit após proposta de 30 milhões de euros e dá preferência… à AS Roma

Richard Ríos tem como prioridade mudar-se para a AS Roma. O Benfica também está na corrida pelo médio, que recusou o Zenit.

Francisco Conceição rejeita mudar-se para a Premier League e trava transferência de 30 milhões de euros para o FC Porto

Francisco Conceição decidiu rejeitar a proposta do Everton. Emblema inglês dispôs-se a pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Fonte do FC Porto nega acordo com a Juventus para a transferência de Francisco Conceição

Francisco Conceição ainda não está fechado como jogador da Juventus. FC Porto não abdica dos 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabrizio Romano dá novidades quanto a Thiago Almada e destaca interferência de Diego Simeone para desviar o médio do Benfica

Diego Simeone está a ser um dos principais impulsionadores do interesse do Atlético Madrid em Thiago Almada. Médio mais longe do Benfica.

Nova reviravolta coloca transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal em risco de colapsar

A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal teve um novo contratempo. Em causa os bónus do acordo com o Sporting.

FC Porto lança-se na corrida por destaque do Ajax de Francesco Farioli na última temporada

O FC Porto já iniciou negociações com o Ajax para a contratação de Kenneth Taylor. Médio foi protagonista da equipa de Francesco Farioli.