Antevisão Arábia Saudita: Verstappen mostra quem manda… também em qualificação

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: NEERLANDÊS CONQUISTA A POLE EM JEDDAH GRAÇAS À PRIMEIRA TENTATIVA DA Q3

Depois do Grande Prémio do Bahrain, tínhamos notado que a vantagem de Max Verstappen em corrida era bastante maior do que em qualificação. Hoje, o neerlandês contrariou essa teoria, com duas excelentes voltas na Q3 a valerem-lhe mais uma pole position para um Grande Prémio, desta vez na Arábia Saudita.

Por outro lado, Verstappen fez por valer a pole position que conquistou. Como disse Christian Horner, team principal da Red Bull no final, as duas voltas do campeão do mundo seriam suficientes para a pole, sendo que foi a primeira que contou: 1:27.472 minutos, 319 milésimos à frente de Charles Leclerc, que volta a partilhar a primeira linha da grelha com Verstappen. O monegasco manifestou algum desconforto com pneus novos na primeira tentativa, mas melhorou na segunda e demoveu Sergio Pérez para o terceiro lugar, com o mexicano a 335 milésimos do colega de equipa.

Fernando Alonso voltou a surpreender em qualificação, ficando em quarto lugar, à frente dos dois McLaren, com Oscar Piastri a qualificar-se à frente de Lando Norris. Os Mercedes vêm a seguir, com George Russell em sétimo e Lewis Hamilton em oitavo, à frente do RB de Yuki Tsunoda e do Aston Martin de Lance Stroll, que fecha o top-10.

De resto, o dia na Arábia Saudita começou com a notícia de que Carlos Sainz não iria cumprir o resto do fim de semana pela Ferrari, devido a uma apendicite, com o espanhol a ser rendido pelo jovem inglês Oliver Bearman. Com poucas expetativas em cima dele, o britânico esteve quase a chegar à Q3 (e a eliminar o futuro piloto da Ferrari, Lewis Hamilton), mas ficou-se pela 11.ª posição, à frente de Alex Albon, Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo, com Nico Hulkenberg a não poder fazer uma volta na Q2, devido a uma perda de potência no seu Haas.

Na Q1, foram eliminados exatamente os mesmos cinco pilotos que tinham ficado na Q1 no Bahrain. Valtteri Bottas foi prejudicado na sua última volta por um Ferrari e por um Williams, Esteban Ocon e Pierre Gasly continuam a sofrer com a Alpine, Logan Sargeant não foi além do 19.º lugar e Zhou Guanyu não foi a tempo de dar uma volta de qualificação, depois de ter batido no muro no terceiro e último treino livre.

Para amanhã, a Red Bull deverá ter a habitual vantagem em corrida, com Sergio Pérez em boa posição para contribuir para mais uma dobradinha da equipa de Milton Keynes. De resto, suspeita-se que a Ferrari possa ter vantagem sobre Aston Martin, McLaren e Mercedes, mas essa luta deverá ser bastante mais disputada. Nada como ver a corrida, amanhã, pelas 17 horas, para tirar todas as dúvidas.

EQUIPA A TER EM CONTA

McLaren – Confesso que as minhas expetativas para a McLaren para este Grande Prémio eram um pouco maiores, devido ao número de zonas de alta velocidade que este circuito tem. Srja como for, quinto e sexto lugar em qualificação não é mau para as aspirações de Piastri e Norris amanhã.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Oliver Bearman (Ferrari) – Bearman terminou o dia de quinta-feira a pensar que iria partir da pole position para a corrida de Fórmula 2 no sábado. No dia seguinte, estava a entrar no carro de Fórmula 1 da Ferrari para render Carlos Sainz. O inglês não ficou longe da Q3, e, com poucas expetativas em cima, tudo o que fizer de bom amanhã será bem visto pelos fãs e pela equipa.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Capacidade dos jogadores interpretarem todos os momentos do jogo»

Bruno Lage analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Honestamente, estava contente de perder 1-0 ao intervalo»

José Mourinho analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O treinador dos turcos respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

António Silva responde ao Bola na Rede: «Quantos mais duelos ganhar mais confiança dá»

António Silva analisou o Benfica x Fenerbahçe do playoff da Champions League. O defesa encarnado respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

António Silva: «As pessoas julgam um jogador pelo que veem em campo e há muita coisa fora de campo»

António Silva analisou a vitória do Benfica diante do Fenerbahçe. Águias confirmaram a presença na fase de liga da Champions League.

Como está o Ranking UEFA depois do apuramento do Benfica para a próxima fase da Champions League»

Portugal continua no sétimo lugar do ranking da UEFA. O Benfica vai continuar a dar pontos ao país na Champions League.

Bayern Munique derrota Wehen no tempo de descontos e avança para 16 avos da Taça da Alemanha

O Bayern Munique venceu o Wehen por 3-2, em jogo dos 32 avos de final da Taça da Alemanha. Harry Kane apontou o golo da vitória aos 90+4.