Dakar 2021: A Arábia como nunca antes vista

- Advertisement -

A divulgação do livro de bordo apenas minutos antes do início de cada especial será mantida, sendo “uma forma de valorizar ainda mais a navegação, evitar qualquer tipo de fraude através da tecnologia e reduzir um pouco as velocidades”, segundo David Castera. Esta prática será aplicada a todas as categorias enquanto promotora da igualdade. O que promove a introdução de uma versão digital é mais uma das novidades, sendo esta adaptação mais confiável do que a forma tradicional.

Como a segurança é prioritária, os pilotos podem concentrar-se muito mais na corrida e na sua prestação do que em não se perderem.

Nas duas rodas, os pilotos terão de usar, sem exceção, o casaco com airbag insuflável.

A evolução da tecnologia permitiu a construção de aparelhos de promoção de segurança, neste caso, para todas as categorias haverá um sistema de alertas sonoros. Os concorrentes receberão avisos auditivos na abordagem às zonas de dificuldade 2 e 3 para mantê-los alertas. Também serão aumentadas as slow zones, zonas de velocidade controlada por radar. Além disso, certos setores especialmente difíceis e perigosos serão classificados como “zonas lentas”, onde o limite de velocidade é de 90 km/h.

Relativamente aos pneus, nenhuma troca de pneu será permitida na categoria de carro durante a etapa da maratona – nem mesmo entre os competidores. A cada motocicleta será concedido um total de seis pneus traseiros para todo o rali.

As penalidades por mudanças de motor foram introduzidas há alguns anos para incentivar os motociclistas a serem mais cuidadosos na condução. A partir do próximo ano, serão aplicadas penalidades de tempo a partir da segunda troca de pistão, mesmo que o restante do motor permaneça o mesmo. Por fim, os motociclistas não poderão trabalhar nas suas motas nas estações de reabastecimento.

Os coletes de airbag podem reduzir a gravidade de lesões nos acidentes. Nesta edição, serão obrigatórios e sujeitos a inspeções.

Todas estas medidas têm como objetivo evitar novas fatalidades – recordamos que a primeira edição do Dakar em solo saudita foi marcada pelas mortes de Paulo Gonçalves e Edwin Straver. Aprendeu a lição.

As equipas desportivas encarregues de preparar a edição de 2021 do Rali focaram-se em desenvolver o novo sistema de navegação e em desacelerar os veículos para tornar a corrida ainda mais segura.

Outra novidade para a edição 2021 do Rali Dakar prende-se com a criação da categoria Dakar Classic, uma prova para os veículos fabricados até 2000 que disputaram as edições anteriores da maratona off-road. A categoria de Dakar Classic consiste num concurso paralelo para veículos antigos que utilizará os mesmos pontos de partida e chegada que o rali principal. São esperadas na sua linha de partida, máquinas ​​do passado, como Porsche 959, Renault 20, Lada Niva, Toyota Celica, e Land Rover Defender.

Foto de Capa: Rally Dakar

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Schalke 04 goleia Hallescher após prolongamento e Wolfsburgo sofre para vencer: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

O Schalke 04 goleou o Hallescher, enquanto o Wolfsburgo sofreu para vencer o Altglienicke: Eis os resultados desta segunda-feira da Taça da Alemanha.

Deportivo A Coruña empata com golo de Aubameyang em duelo de recém-promovidos: Eis os resultados do dia na La Liga

O Málaga e o Deportivo A Coruña empataram a uma bola; Aubameyang ainda faturou. Eis os resultados do dia na Liga Espanhola.

FC Porto B garante três pontos fora de portas e Felgueiras empata em Faro: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O FC Porto B venceu o Feirense por uma 1-0, enquanto o Farense e o Felgueiras empataram a uma bola. Eis os jogos do dia na Segunda Liga.

Luis Enrique rendido a uma das estrelas do PSG: «Estamos muito contentes porque ele marcou belos golos»

Luis Enrique mostrou-se satisfeito com a estreia de Ferran Torres e deixou rasgados elogios à sua exibição, após o encontro do PSG frente ao Rennes.

PUB

Mais Artigos Populares

João Matos fala sobre a sua saída do Sporting: «Estaria disposto a sacrificar-me mais um ano»

João Matos revelou que decidiu terminar a carreira no Sporting depois de o clube leonino ter decidido não renovar o seu contrato.

Atlanta United contrata Breel Embolo ao Rennes

Breel Embolo trocou o Rennes pelo Atlanta United. O negócio está avaliado em 15,4 milhões de euros e o avançado suíço assinou um contrato válido por quatro temporadas.

Manchester United empresta Jacob Devaney ao Hibernian

O Manchester United cedeu Jacob Devaney ao Hibernian. O médio centro foi emprestado à comitiva de Edimburgo, com opção de compra.