É disto que o meu povo gosta

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Ainda estamos meio a brincar: afinal foram feitos apenas 24,06 dos mais de 226 km de prova. Como seria de esperar, as diferenças ainda são pequenas entre os primeiros, sendo o Craig Breen o líder. Kajto está em segundo a apenas 1,4s e em terceiro segue Moura a 6.2s. Depois as diferenças aumentam já para a casa dos 20s, mas isto fica para mais tarde.

Ontem ao final da tarde/noite foi a apresentação das equipas na baixa de Ponta Delgada, a que se seguiu a disputa de uma prova de apresentação das equipas sem contar para a classificação. Esta especial citadina teve milhares de pessoas a assistir, sendo a maior enchente desde que esta prova se realiza. O público que assistiu a este momento inicial espera os melhores carros (a ordem de partida é do último para o primeiro) e deu as maiores ovações da noite a Bruno Magalhães e Ricardo Moura – especialmente ao açoriano, e que foi quem deu maior espetáculo.

Hoje, logo pela manhã, foi a altura do Shakedown e Qualifying Stage no troço dos Remédios. Se no primeiro foi Kajto o mais rápido, no segundo o polaco viu-se ultrapassado por Breen e Moura. Esta prova, que conta para saber qual a ordem de escolha de posição de partida, foi assim o primeiro momento importante para a competição.

A “sorte” de ser o primeiro na estrada coube a Carlos Martins, que foi o último a escolher a sua posição de partida numa cerimónia que envolveu as várias ilhas dos Açores. Seguiu-se a conferência de imprensa, onde estiverem presentes Breen, Moura, Magalhães e Gago. A declaração que mais agradou aos açorianos pertenceu ao irlandês por dizer que os primeiros km da PEC das Sete Cidades são os melhores do rali. E porque agradou? Porque recentemente um grupo de pilotos, onde o que teve mais destaque foi Salvi, alertou para o perigo dos primeiros três km deste troço, o que gerou uma onda de revolta.

O piloto da Peugeot inglesa lidera entre os juniores
O piloto da Peugeot inglesa lidera entre os juniores

Voltando agora à competição. O rali começou com a super especial Grupo Marques, que mais uma vez contou com muito público a assistir. Kajto foi o mais rápido, seguido de Moura e Breen. Os grandes destaque aqui vão para Adruzilo Lopes e Salvi que fecharam o TOP 5 da PEC. Seguiu-se o troço Soluções M, onde Breen foi o mais rápido, Moura repetiu o segundo lugar e Kajto ficou em terceiro. Na última PEC do dia, Vila Franca-São Brás, Breen repetiu a vitória, Kajto foi segundo e Moura fechou o pódio da especial. Uma prova de que serão os três principais candidatos à vitória, tal como tinha sido avançado na antevisão da prova. A fechar os cinco primeiros estão Josh Moffett e Bruno Magalhães. O piloto de Lisboa tem tido problemas no motor do seu 208 T16 que o têm condicionado.

O ERCJ também está a ser muito animado, Chris Ingram lidera com apenas 0,3s de vantagem sobre Ralfs Sirmacis. A completar o pódio está o sueco Emil Bergkvist. O Opel Adam R2 é claramente um carro bem nascido, e aqui nos Açores está a ser muito bem pilotado, pelo que tem de se juntar ao lote de favoritos da prova e não meter num segundo grupo como meti na antevisão da prova. Diogo Gago, o único português nesta categoria terminou o dia em quinto.

No campeonato português Moura é quem lidera, seguido de José Pedro Fontes e de João Barros – a ordem que era a esperada. Nas duas rodas motorizes Marco Cid está na frente seguido de Paulo Neto e Miguel Carvalho. Nos Açores, Moura lidera, Luís Miguel Rego e Ruben Rodrigues fecham os três primeiros.

Amanhã o dia de prova começa às 10h03 e termina às 16h07 (hora local) num total de oito PEC’s, onde se inclui a dupla passagem pelas Sete Cidades. Os 10 primeiros classificados invertem a ordem em que saem para a estrada, pelo que o primeiro será Costenaro.


Recorda ainda toda a Antevisão à prova.

Fotos: Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC responde a André Villas-Boas: «Dispensamos intromissões exteriores, sobretudo com falta de conhecimento»

O Vitória SC divulgou um comunicado a responder a André Villas-Boas acerca da centralização dos direitos televisivos.

Chelsea é o mais recente tubarão europeu interessado em jovem mexicano

O Chelsea está de olho em Gilberto Mora, do Club Tijuana, que tem atraído interesse de alguns dos maiores clubes do mundo.

AS Mónaco oficializa despedimento de Adi Hutter

Adi Hutter já não é treinador do AS Mónaco. O técnico austríaco foi despedido na sequência dos recentes maus resultados da equipa.

Rui Costa garante que não quer fazer uma campanha suja e atira: «Não queremos que o futebol seja uma selva»

Rui Costa voltou a discursar em campanha para a presidência do Benfica. O presidente das águias garantiu que quer promover melhorias no futebol português.

PUB

Mais Artigos Populares

Adrien Silva anuncia fim de carreira: «O Sporting foi a minha casa»

Adrien Silva anunciou, esta sexta-feira, o fim da sua carreira profissional. O antigo médio foi campeão europeu por Portugal em 2016.

Óliver Torres revela momento com Julen Lopetegui: «Veio a chorar pedir-me desculpas»

O médio espanhol, Óliver Torres, refletiu sobre os tempos no Sevilha com Julen Lopetegui, relembrando algumas conversas e momentos.

Premier League atribiu prémios de jogador e treinador do mês de setembro a Erling Haaland e Oliver Glasner

Erling Haaland foi eleito o jogador do mês da Premier League pela quarta vez e Oliver Glasner estreia-se a vencer.