📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E-prix de Sanya: O campeão acordou e Da Costa lidera

- Advertisement -

Mais uma corrida, a mesma história, a Formula E continua imprevisível, com o sexto vencedor diferente, da sexta marca diferente, nas 6 corridas da época. Com a época quase a meio, continua impossível saber quem vai ser campeão, tanto de pilotos, como construtores.

A corrida em Sanya foi bem mais calma e menos caótica do que as anteriores, contudo, não se pode dizer que tenha sido uma má corrida. A vitória acabou por sair para Vergne, o campeão de 2018 ultrapassou Olivier Rowland ainda no início, e nunca mais largou a liderança. Ainda houve dúvidas quanto à vitória de JEV, pois estava a ser investigado por falhar nos procedimentos do Safety Car, mas a punição não passou de uma reprimenda. 

O líder do campeonato no início da corrida teve um dia mísero, após embater contra Vandoorne durante corrida, sendo obrigado a desistir. 

O nível dos carros é tão próximo, que a liderança da corrida estava em discussão por 5 pilotos diferentes, com Vergne a ser obrigado a mantê-los a todos à distância. E tendo construído uma boa liderança na primeira parte da corrida, após uma bandeira vermelha criada por Sims, que embateu contra a parede ao discutir a posição com Lotterer.

Essa pressão exercida sobre Vergne acalmou nas últimas voltas, Buemi tentava recuperar posições após ter começado a corrida na Pit Lane, e quando pressionava Robin Frinjs da Virgin, os dois pilotos chocaram e Lucas Di Grassi acabou por ser uma vítima, quando o carro de Frinjs embate no Audi e coloca os dois fora da corrida. Isto causou um “full course yellow”, atrás do qual os carros acabaram por terminar a corrida, dando ar para respirar a Vergne.

Mais uma corrida muito competitiva
Fonte: Formula E

Na segunda posição ficou o dono da Pole Position na qualificação, Oliver Rowland, da Nissan, e a fechar o pódio, António Félix da Costa, que com os seus 15 pontos desta corrida, subiu ao primeiro lugar do campeonato, mas com apenas 1 ponto de vantagem para Jerome D’ambrosio, com Vergne a saltar para a 3º posição a 8 pontos do português.

André Lotterer da Ds Techeetah terminou na 4º posição, após ganhar algumas batalhas na corrida, Daniel Abt foi o único Audi a terminar na 5º posição. Buemi, apesar de começar na pitlane e embater contra Frinjs, terminou na 6º posição, um resultado positivo tendo em conta tudo o que lhe aconteceu. D’ambrosio, Wehrlein, Evans e Mortara fecharam as restantes posições dos pontos.

Esta corrida mostrou o que a Formula E representa, não foi a mais entusiasmante da época, nem de longe, mas ainda assim foi boa. Isso demonstra o nível que esta temporada está a ter. Estamos a meio da época, e tanto quanto sabemos, pilotos que estão em 10º lugar podem subir ao primeiro no espaço de 2 corridas. 

Ainda há muito ódio pela Formula E, principalmente por ser um desporto de carros elétricos, a que os fãs sedentos de gasolina apelidam de “Aspiradores muito rápidos”, mas o nível que esta época tem atingido em termos de qualidade das corridas é imenso. Grandes batalhas por posição, vontade de vencer, e carros mais ou menos igualados, o que dá uma imprevisibilidade fascinante a este desporto. 

Faltam 7 corridas para acabar a temporada 5, e começa a parecer que o campeão não será o que vencer mais corridas, mas sim o que for mais consistente.

O piloto do dia: Jean Eric Vergne

O campeão volta às vitórias
Fonte: Formula E

Ponderei colocar Buemi, porque o Suiço teve de ultrapassar meio mundo para chegar à sexta posição, mas o prémio vai para o vencedor, Jean Eric Vergne. O campeão estava a ter uma época muito inconstante, com muitos erros e azares a marcar as suas corridas, mas em Sanya, esteve intocável. Uma ultrapassagem muito boa a Oliver Rowland deu-lhe a liderança, e a partir daí, apesar de bandeiras vermelhas a deitar a vantagem ao lixo, conseguiu segurar a posição, para obter a primeira vitória do campeonato para ele e para a DS Techeetah, o que o catapultou para a terceira posição no campeonato.

Foto de Capa: Formula E

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e uma passagem do Benfica na Champions League: «Ninguém me vai convencer de que estamos fora»

O Benfica perdeu em casa com o Bayer Leverkusen por 1-0 na quarta jornada da Champions League. José Mourinho falou sobre as chances encarnadas.

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho confirma titular no Benfica para o jogo com Casa Pia: «Digo já um que vai jogar…»

José Mourinho confirmou que Samuel Dahl vai ser titular no jogo do Benfica frente ao Casa Pia. O lateral esteve na origem do golo sofrido frente ao Bayer Leverkusen.

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.