📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Emoção até ao horizonte, e mais além

- Advertisement -

A Taça do Mundo de Carros de Turismo está de volta. Desde 2018 que as regras TCR entraram em vigor e o campeonato ficou claramente melhor. O WTCC – ou Campeonato do Mundo de Carros de Turismo – estava, na minha opinião, a ir para patamares de protótipos. Muito dinheiro investido pelas marcas, o que favorecia algumas, como a Chevrolet e a Citroen. E, se continuasse assim, a Volvo. 

Hoje, a Taça do Mundo conta com muito mais carros na grelha. Não existem “equipas de fábrica”, apenas equipas privadas, de acordo com o regulamento TCR. Se em 2017 vimos a Hyundai ganhar o campeonato de equipas pela YMR, este ano a entrada dos chineses da Lynk & Co com esta mesma equipa veio dar mais ânimo. 

O Hyundai i30 N TCR continua competitivo, o Honda Civic TCR mostra potencial, o Lynk & Co 03 TCR parece ter nascido bem (teve um boa equipa e preparação para isso), o Cupra TCR mantém-se no campeonato, mas muda de mãos. O Volkswagen Golf GTI TCR é que me parece não estar tão rápido como gostaria, mas o campeonato é longo. 

A primeira ronda correu-se no circuito de Marrakesh, em Marrocos. Como tem vindo a ser habitual, o circuito citadino africano é muito complicado para se efetuar ultrapassagens, ou seja, as três corridas do fim-de-semana acabaram por ser um pouco monótonas. Pouco monótonas, porque, lá está, num circuito tão estreito estamos sujeitos a ver despistes e acidentes. Em Marrocos, o calor também teve grande influência. Perda de travões foi um problema muito comum, tanto na frente da corrida, como no meio do pelotão, como na retaguarda. 

Quanto às corridas: na primeira, a vitória foi para Esteban Guerrieri, em Honda Civic TCR. O argentino mostrou a sua garra e também a do carro japonês. Em 2019, o Honda está bem mais competitivo do que em 2018. Na segunda posição ficou o campeão de 2017 do WTCC, Thed Bjork, no novo Link & Co. Terceira posição para o outro Honda da Munnich Motorsport, com Nestor Girolami. O campeão, Gabriele Tarquini, ficou na quarta posição. 

Na segunda corrida, Nicky Catsburg saiu da pole position. O holandês, que regressa ao campeonato a bordo de um Hyundai i30 N TCR, parecia ter a vitória no bolso quando um problema de travões fez com que o Hyundai fosse parar às barreiras de segurança. Assim, Gabriele Tarquini herdou a liderança e venceu. Na segunda posição ficou o Audi RS3 LMS de Jean-Karl Verney, que, na primeira corrida, terminou também em terceiro, mas uma penalização fez com que o francês não fosse ao pódio. A completar o pódio desta corrida ficou Yann Ehrlacher – mais uma vez, um dos Link & Co 03 TCR no pódio. 

Terceira e principal corrida do fim-de-semana, a vitória foi para Thed Bjork. Fred Vervish levou o Audi RS3 LMS à pole com Yvan Muller do seu lado. O belga ficou no seu lugar enquanto os dois carros chineses de Muller e Bjork saltaram para a liderança. Mais uma vez, problemas com o líder Muller. A sorte assim sorriu a Bjork, que venceu a corrida e é o primeiro líder da Taça do Mundo de Carros de Turismo. Esta corrida também marca a primeira vitória da marca chinesa. 

Uma vitória, um quarto e um quinto lugar para o atual campeão do WTCR. É sempre bom ver um carro de corridas com o número 1. Já não há muitos pilotos de topo a usarem-no.
Fonte: BRC

Para nós, portugueses, este fim-de-semana teve um carinho especial. Tiago Monteiro regressou a tempo inteiro às pistas. Depois de em 2018 só ter feito a prova de Suzuka, terra da Honda, o português está de volta e parece ter uma palavra a dizer. O Honda Civic TCR está competitivo e Tiago fez sexto na primeira corrida e oitavo na segunda. Na corrida principal, um toque com Ehrlacher viu os dois pilotos irem parar às barreiras, ditando o abandono. Melhor sorte para a próxima!

A Taça do Mundo de Carros de Turismo segue para o Hungaroring, na Hungria, de 26 a 28 de abril.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: FIA WTCR / Oscaro

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.