Antevisão GP Austrália: Vai mais uma pole para Max Verstappen

modalidades cabeçalho

A Antevisão: Sem surpresas, Verstappen garantiu mais uma pole position, tendo ainda a companhia de Carlos Sainz e do seu colega de equipa, Pérez

Foi preciso madrugar para assistir à grelha de partida da corrida de domingo, em Albert Park, que nos trouxe a habitual pole position desta temporada. Max Verstappen tem feito o pleno, neste início de época, e contrariou quem achava que a Ferrari poderia sair vitoriosa desta qualificação.

O neerlandês manteve-se no seu planeta à parte e, depois de ter trocado de motor antes da qualificação, fez uma última volta monstruosa e não deixou que existissem surpresas neste GP. Ainda assim, teve de levar o carro ao limite para conseguir debater-se com a Ferrari que tem demonstrado estar muito competitiva neste fim de semana, o que pode revelar uma maior competitividade para a corrida principal.

Carlos Sainz teve um regresso em grande à competição, garantindo o segundo lugar. Já Sergio Pérez, apesar de ter fechado o pódio, manteve-se sempre longe do seu colega de equipa em toda a qualificação.

Os pilotos da McLaren foram consistentes e garantiram um bom ritmo de qualificação, em especial Lando Norris que assegurou o quarto posto, enquanto que Piastri não foi além do sexto lugar.

Charles Leclerc foi o grande perdedor desta qualificação, não conseguindo mais do que o  quinto lugar, depois de na curva 12 ter perdido o controlo do monolugar.

George Russell foi substancialmente melhor do que o seu colega de equipa e terminou no sétimo posto. Tsunoda talvez tenha sido o piloto mais inesperado a fazer parte dos 10 primeiros lugares, terminando no oitavo lugar. A Aston Martin fechou a Q3 com Stroll e Alonso a partirem amanhã de nono e décimo lugares.

A pista evoluiu mais rápido do que aquilo que era esperado e, logo na Q1, os pilotos conseguiram melhorar de imediato os seus tempos. Ainda assim, Zhou, Ricciardo, Gasly e Hulkenberg não conseguiram bons resultados e ficaram-se pelos últimos lugares da partida.

Apesar de ter estado sempre perto de ficar pela Q1, Esteban Ocon conseguiu, nos últimos segundos, escapar e permitiu, à Alpine, ter um respirar de alívio face ao desastroso começo de época.

Na Q2 parecia estar tudo tranquilamente decidido, até Lance Stroll ter atirado Lewis Hamilton para o 11º lugar. A fazer companhia ao piloto britânico está Albon que, depois de um acidente num treino livre, foi escolhido, pela Williams, para utilizar o carro do seu colega de equipa, deixando Sargent fora desde GP. Bottas, Magnussen e Ocon não foram além dos 13º, 14º e 15º lugares, respetivamente.

Espera-se, acima de tudo, que este fim de semana faça aumentar o fosso que existe entre as equipas mais acima da tabela e as restantes, não deixando margem para grandes surpresas. Domingo é esperada uma rápida degradação de pneus e é preciso perceber se Sainz estará numa boa condição física para fazer frente aos Red Bull numa corrida de 58 voltas. No entanto, tudo indica que o GP Austrália não vai ser muito diferente dos anteriores, especialmente se falarmos dos primeiros 10 lugares, tendo em conta que é um circuito que não permite grandes ultrapassagens, apesar de ser bastante animado devido ao perigo de existirem acidentes.

Equipa a ter em conta

Ferrari – Apesar de ser uma espécie de dado adquirido que a Red Bull poderá ser a equipa mais forte, a Ferrari demonstrou, ao longo do fim de semana, que tem competências para conseguir ser uma oposição eficaz frente à equipa austríaca. Durante a Q1 e Q2, os seus dois pilotos conseguiram estar, muitas vezes, em P1 e P2, podendo ser um bom indicativo para domingo. Ainda assim, a inconsistência de Leclerc dificulta a estratégia da equipa italiana e é preciso que haja um bom desenvolvimento do carro em ritmo de corrida.

Piloto que poderá surpreender

Carlos Sainz – Apesar de as apostas para o vencedor da corrida principal não se centrarem no espanhol, a verdade é que Sainz conseguiu um regresso vitorioso. Foi consistente e capaz de lutar pela pole position, não fosse a volta notável de Verstappen que lhe garantiu o melhor tempo. A dúvida para uma boa corrida não se levanta na qualidade do piloto da Ferrari, mas sim na sua condição física depois de recuperar de uma operação.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Médio que terminou contrato com o FC Porto perto do PAOK

Vasco Santos finalizou recentemente contrato com o FC Porto. O jogador deverá juntar-se em breve aos gregos do PAOK.

André Villas-Boas atacado: «O FC Porto fica mal na fotografia»

André Villas-Boas apresentou durante esta segunda-feira a contratação de Francesco Farioli para o posto de treinador.

Luis Díaz reage à morte de Diogo Jota: «Tínhamos uma rivalidade sã e era importante»

Luís Diaz reagiu ao falecimento de Diogo Jota. Os dois jogadores eram colegas de equipa no Liverpool e o colombiano admitiu que chorou depois de ser informado.

FC Porto B começa a pré-temporada com novidades

O FC Porto B apresentou-se ao trabalho durante esta segunda-feira. Os jogadores foram liderados pela equipa técnica de João Brandão.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting já conhece preço exigido pelo Almería para vender Luis Suárez

O Almería quer receber 25 milhões de euros por Luis Suárez. Avançado é a prioridade do Sporting para render Viktor Gyokeres.

Novo reforço do FC Porto já está em Portugal e terá cláusula de rescisão de 60 milhões de euros

Dominik Prpic já está no Porto, onde será oficializado pelo FC Porto. Defesa croata vai ter cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Manchester United dá semana extra de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot após falecimento de Diogo Jota e André Silva

O Manchester United deu mais uma semana de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Internacionais portugueses eram próximos de Diogo Jota.