Antevisão GP Austrália: Vai mais uma pole para Max Verstappen

modalidades cabeçalho

A Antevisão: Sem surpresas, Verstappen garantiu mais uma pole position, tendo ainda a companhia de Carlos Sainz e do seu colega de equipa, Pérez

Foi preciso madrugar para assistir à grelha de partida da corrida de domingo, em Albert Park, que nos trouxe a habitual pole position desta temporada. Max Verstappen tem feito o pleno, neste início de época, e contrariou quem achava que a Ferrari poderia sair vitoriosa desta qualificação.

O neerlandês manteve-se no seu planeta à parte e, depois de ter trocado de motor antes da qualificação, fez uma última volta monstruosa e não deixou que existissem surpresas neste GP. Ainda assim, teve de levar o carro ao limite para conseguir debater-se com a Ferrari que tem demonstrado estar muito competitiva neste fim de semana, o que pode revelar uma maior competitividade para a corrida principal.

Carlos Sainz teve um regresso em grande à competição, garantindo o segundo lugar. Já Sergio Pérez, apesar de ter fechado o pódio, manteve-se sempre longe do seu colega de equipa em toda a qualificação.

Os pilotos da McLaren foram consistentes e garantiram um bom ritmo de qualificação, em especial Lando Norris que assegurou o quarto posto, enquanto que Piastri não foi além do sexto lugar.

Charles Leclerc foi o grande perdedor desta qualificação, não conseguindo mais do que o  quinto lugar, depois de na curva 12 ter perdido o controlo do monolugar.

George Russell foi substancialmente melhor do que o seu colega de equipa e terminou no sétimo posto. Tsunoda talvez tenha sido o piloto mais inesperado a fazer parte dos 10 primeiros lugares, terminando no oitavo lugar. A Aston Martin fechou a Q3 com Stroll e Alonso a partirem amanhã de nono e décimo lugares.

A pista evoluiu mais rápido do que aquilo que era esperado e, logo na Q1, os pilotos conseguiram melhorar de imediato os seus tempos. Ainda assim, Zhou, Ricciardo, Gasly e Hulkenberg não conseguiram bons resultados e ficaram-se pelos últimos lugares da partida.

Apesar de ter estado sempre perto de ficar pela Q1, Esteban Ocon conseguiu, nos últimos segundos, escapar e permitiu, à Alpine, ter um respirar de alívio face ao desastroso começo de época.

Na Q2 parecia estar tudo tranquilamente decidido, até Lance Stroll ter atirado Lewis Hamilton para o 11º lugar. A fazer companhia ao piloto britânico está Albon que, depois de um acidente num treino livre, foi escolhido, pela Williams, para utilizar o carro do seu colega de equipa, deixando Sargent fora desde GP. Bottas, Magnussen e Ocon não foram além dos 13º, 14º e 15º lugares, respetivamente.

Espera-se, acima de tudo, que este fim de semana faça aumentar o fosso que existe entre as equipas mais acima da tabela e as restantes, não deixando margem para grandes surpresas. Domingo é esperada uma rápida degradação de pneus e é preciso perceber se Sainz estará numa boa condição física para fazer frente aos Red Bull numa corrida de 58 voltas. No entanto, tudo indica que o GP Austrália não vai ser muito diferente dos anteriores, especialmente se falarmos dos primeiros 10 lugares, tendo em conta que é um circuito que não permite grandes ultrapassagens, apesar de ser bastante animado devido ao perigo de existirem acidentes.

Equipa a ter em conta

Ferrari – Apesar de ser uma espécie de dado adquirido que a Red Bull poderá ser a equipa mais forte, a Ferrari demonstrou, ao longo do fim de semana, que tem competências para conseguir ser uma oposição eficaz frente à equipa austríaca. Durante a Q1 e Q2, os seus dois pilotos conseguiram estar, muitas vezes, em P1 e P2, podendo ser um bom indicativo para domingo. Ainda assim, a inconsistência de Leclerc dificulta a estratégia da equipa italiana e é preciso que haja um bom desenvolvimento do carro em ritmo de corrida.

Piloto que poderá surpreender

Carlos Sainz – Apesar de as apostas para o vencedor da corrida principal não se centrarem no espanhol, a verdade é que Sainz conseguiu um regresso vitorioso. Foi consistente e capaz de lutar pela pole position, não fosse a volta notável de Verstappen que lhe garantiu o melhor tempo. A dúvida para uma boa corrida não se levanta na qualidade do piloto da Ferrari, mas sim na sua condição física depois de recuperar de uma operação.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Benfica: Dragões descontentes com decisão da arbitragem

Responsáveis do FC Porto acreditam que lance com Deniz Gul deveria ter sido penálti. Dragões descontentes com decisão da arbitragem.

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

PUB

Mais Artigos Populares

Valores de mercado: quem é o jogador português com maior avaliação?

Vitinha e João Neves são os dois jogadores portugueses com o maior valor de mercado, avaliados em 80 milhões de euros.

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.