Antevisão GP Bahrain: Red Bull e Verstappen são o alvo a abater

modalidades cabeçalho

Os motores já aquecem e a espetacularidade está prometida para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1, naquela que será a edição mais longa da história da modalidade. Chegou o momento! O Circuito Internacional localizado em Sakhir vai receber o GP do Bahrein de Fórmula 1. A primeira corrida da principal categoria do automobilismo mundial será disputada no domingo, apenas uma semana após a conclusão dos testes de pré-temporada que ficaram marcados pelo domínio da Red Bull, impulsionada pelas prestações de Max Verstappen nos primeiros dias e de Sergio Pérez no final.

O piloto mexicano terminou os três dias de pré-temporada com o tempo de 1.30,305 minutos, após 131 voltas, deixando Hamilton a 0,359 segundos (com apenas 63 voltas) e o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo) a 0,522 segundos (com 129 voltas efetuadas). Como tal, no que diz respeito à equipa mais rápida em pista, a Red Bull cotou-se como a mais forte e a favorita ao primeiro triunfo da temporada, no dia 5 de março, seguida pela Mercedes e pela Alfa Romeo.

Não obstante, as atenções estarão centradas na estrela da companhia, um verdadeiro piloto fora de série. Campeão das últimas duas temporadas da Fórmula 1, Max Verstappen inicia a sua nona temporada em busca do tricampeonato, um feito que lhe pode garantir um lugar na história. O início da época transata prometia uma luta acérrima entre Charles Leclerc (Ferrari) e o piloto da Red Bull, mas Max acabou mesmo por subir ao topo da categoria quando ainda faltavam quatro provas para o final da temporada, com um impressionante registo de 15 vitórias. 2022 seria assim o melhor ano da Red Bull, tendo conquistado o título de construtores, além dos recordes de vitórias e “poles” numa só temporada.

Arrojado, técnico, muito inteligente e talentoso, o grande favorito ao título tem todas as condições para voltar a sorrir no final do ano e igualar algumas das maiores figuras do automobilismo internacional. A Ferrari, com seu novo SF-23, e a Mercedes, com o novo W14, tentarão combater o favoritismo da figura máxima da Red Bull, mas a qualificação deste sábado voltou a demonstrar o poderio do piloto neerlandês e da sua equipa.

O atual bicampeão do mundo concluiu a terceira e última sessão de qualificação com o melhor tempo entre os dez pilotos, em 1:29.708 minutos, garantindo assim a “pole position”. Sergio Pérez fez o segundo melhor tempo, a 138 milésimas de Verstappen, o que permitiu à Red Bull assegurar a linha da frente na partida para a corrida.

Seguem-se os dois Ferrari, com Charles Leclerc e Carlos Sainz, respetivamente. Alonso obteve o quinto posto na frente dos Mercedes de George Russell e de Hamilton. Stroll, Esteban Ocon (Alpine) e Hülkenberg completaram o top dez.

O primeiro Grande Prémio também terá a estreia de um novo composto de pneu, o C1, que poderá ter um papel de destaque na corrida deste final de semana. O composto é uma variação entre o antigo C1, agora chamado C0, e o C2, que permanece inalterado em relação ao ano passado. Assim, a Pirelli ampliou a gama de compostos disponíveis para seis, do C0 ao C5.

Foram escolhidos os compostos C1 (P Zero duro), C2 (P Zero médio) e C3 (P Zero macio) para o Bahrain, sendo que cada piloto terá à disposição dois conjuntos de pneus duros, três de médios e oito de macios por, bem como a habitual atribuição de pneus intermédios e pneus de chuva completos. Espera-se, então, que os pilotos encontrem uma pista com um asfalto bastante abrasivo e curvas de baixa e média velocidades, sendo a tração o elemento chave para uma forte qualificação e ritmo de corrida.

A corrida está agendada para as 15 horas de domingo. De referir ainda que o circuito do Bahrein tem 5,412 km e a corrida terá 57 voltas. A distância total do GP do Bahrein 2023 será de 308,238 km e o recorde do circuito pertence a Pedro de la Rosa, estabelecido em 2005, com o tempo de 1min31s447. 

A nova temporada terá 23 corridas e passará três vezes pelos EUA, devido à inclusão de um terceiro GP, em Las Vegas, que se acrescenta aos de Austin e de Miami. As novidades relativas aos circuitos que acolhem a maior prova automobilística do planeta não ficam por aqui. O Qatar volta a ser palco de uma etapa do circuito mundial depois de uma temporada de ausência.

EQUIPA A TER EM CONTA

Red Bull – Com apenas 25 anos, Max Verstappen já é uma lenda, mas o seu lugar na história da Fórmula 1 poderá ficar solidificado esta temporada. Apoiado por um grupo experiente da Red Bull Racing, será praticamente impossível parar o neerlandês de conquistar o seu tricampeonato na categoria. Depois da incerteza habitual do início de ano, Max Verstappen obteve este sábado a primeira pole position da temporada de Fórmula 1, no GP do Bahrein. O piloto impôs-se na qualificação de Sakhir e de forma autoritária com a sua equipa. A Red Bull Racing tem tudo o que seu campeão precisa: um grande carro, já que o RB19 representa uma grande evolução face ao RB18, com um motor forte, desenvolvido nos últimos anos e que une potência e confiabilidade, para além de uma das melhores equipas de estratégia que a F1 já viu, criativa e com um reduzido número de erros. Na pré-temporada, na mesma pista do Bahrein que abre o campeonato, a Red Bull Racing foi a melhor sem grandes esforços. Sergio Pérez fez o tempo mais rápido nos testes sem sequer usar os pneus C5, os mais macios. Os trabalhos de pré-temporada mostraram que a Red Bull é especialmente eficaz a gerir a degradação dos pneus dos seus monolugares, fator decisivo em corrida, ao contrário do que aconteceu com a Mercedes e, sobretudo, com a Ferrari ao longo dos três dias de ensaios. A equipa ainda completou 413 voltas e apresentou pouquíssimos problemas de confiabilidade.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Fernando Alonso – A Aston Martin foi uma das protagonistas da última época, ao anunciar o bicampeão mundial Fernando Alonso como piloto para 2023. A juntar-se ao espanhol estará, sem surpresas, Lance Stroll. Será que a nova época trará motivos para sorrir a Alonso e companhia? Não falta muito para descobrir. A verdade é que o espanhol tem dados boas indicações, tendo sido segundo e primeiro classificado nas duas primeiras sessões de treinos livres em Sakhir, para além, claro, do quinto posto alcançado na qualificação deste sábado.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Valente Vieira
Diogo Valente Vieirahttp://www.bolanarede.pt
Estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Procura realizar um percurso profissional dedicado sobretudo ao desporto nacional e internacional, através do jornalismo. O seu objetivo principal é tornar o jornalismo desportivo em Portugal o mais imparcial e prático possível, apresentando ao mesmo tempo uma personalidade com a qual a audiência possa identificar-se. Tem como interesses de destaque o futebol, o basquetebol e o wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Os planos do Liverpool para reforçar o ataque: manter compatriota de Arne Slot e avançar por 2 alvos que custam 160 milhões de euros

O Liverpool encontra-se a preparar a próxima temporada. Cody Gakpo é para manter e Hugo Ekitiké e Maghnes Akliouche para comprar.

Nayef Aguerd tem guia de marcha do West Ham e já tem 3 destinos possíveis

Nayef Aguerd não faz parte dos planos do West Ham. O defesa-central marroquino esteve emprestado à Real Sociedad e vai rumar a outro emblema.

Manchester United já tem alvo para substituir André Onana

O Manchester United está interessado em James Trafford para substituir André Onana. O guardião inglês pertence ao Burnley.

Atlético Madrid quer reforçar o meio-campo com estrela do Bétis

O Atlético Madrid já estabeleceu que Johnny Cardoso é um jogador prioritário para reforçar a equipa no mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

UD Oliveirense oficializa saída de António Torres Campos

António Torres Campos já não é treinador da UD Oliveirense. O treinador de 31 anos deixou a equipa após a despromoção à Liga 3.

Frans Kratzig troca o Bayern Munique pelo RB Salzburgo

Frans Kratzig é a mais recente contratação do RB Salzburgo. O lateral-esquerdo de 22 anos deixou o Bayern Munique em definitivo.

Eis os onzes oficiais da final da Conference League com português titular no Real Bétis x Chelsea

O Real Bétis x Chelsea está a minutos do seu começo. Já são conhecidos os onzes das duas equipas, com Pedro Neto em campo.