📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão GP Bélgica: Spa virou parque aquático e Russell entrou na piscina dos grandes

- Advertisement -

A ANTEVISÃO: FOI VERSTAPPEN QUE CONSEGUIU A POLE, MAS, NUMA QUALIFICAÇÃO À CHUVA, O HOMEM DA WILLIAMS SURPREENDEU TUDO E TODOS

Depois da pausa de verão que se seguiu a um incrível Grande Prémio da Hungria, era o circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, que recebia a Fórmula 1 para a 12.ª etapa do Mundial. E com a chuva a atrapalhar as coisas, tivemos uma sessão de qualificação cheia de história.

Se dissermos que foi Max Verstappen (Red Bull) a conseguir a pole position, ninguém ficará muito surpreendido. O holandês, para além de ser um dos candidatos ao título, é muito bom em condições de chuva e conseguiu uma excelente volta (1:59.765 minutos, o único abaixo dos dois minutos) para ganhar vantagem para a corrida de amanhã. Mas George Russell (Williams) chegou a ter a pole provisória enquanto Verstappen e Lewis Hamilton (Mercedes) completavam as suas voltas. Hamilton foi o mais rápido no segundo setor, mas perdeu no último e ficou a 13 milésimos de Russell, começando em terceiro.

É a segunda fila da frente da carreira de Russell, lembrando que a primeira surgiu quando o britânico alinhou pela Mercedes, no ano passado, no Bahrain. A seguir a Verstappen, Russell e Hamilton veio Daniel Ricciardo (McLaren), que conseguiu o seu melhor resultado em qualificações este ano, deixando pelo menos um lado da garagem da McLaren feliz. Do outro, Lando Norris, que tinha sido o mais rápido na Q1 e Q2, bateu violentamente no muro na Q3 em Raidillon, saindo aparentemente sem danos físicos, mas com um carro que deverá partir para a corrida do pitlane, se a equipa o conseguir reparar a tempo.

Sebastian Vettel foi quinto pela Aston Martin, Pierre Gasly sexto pela AlphaTauri (nono top-6 em 12 qualificações esta época), Sergio Pérez, garantido na Red Bull para 2022, em sétimo, à frente de Valtteri Bottas no segundo Mercedes (lembrando que Bottas começará em 13.º, depois da penalização de cinco lugares que traz da Hungria). Esteban Ocon foi nono pela Alpine, à frente de Lando Norris, que não deverá manter o décimo lugar para a corrida.

Mais abaixo, a Ferrari desiludiu, com os dois carros a caírem na Q2 (11.º para Charles Leclerc, 13.º para Carlos Sainz, com o Williams de Nicholas Latifi pelo meio). Fernando Alonso foi 14.º pela Alpine e Lance Stroll 15.º pela Aston Martin (cairá para o último lugar da grelha, tendo também uma penalização de cinco lugares trazida da Hungria).

A Alfa Romeo (Antonio Giovinazzi 16.º e Kimi Räikkönen 19.º) e a Haas (Mick Schumacher 18.º e Nikita Mazepin 20.º) viram os dois carros cair na Q1, tal como caiu Yuki Tsunoda pela AlphaTauri em 17.º.

Portanto, é difícil antever o que poderá acontecer no dia da corrida, até porque muito vai depender das condições atmosféricas. Se tivermos uma corrida seca, Verstappen vai ter logo dificuldades no arranque, porque o slipstream na Bélgica é bastante potente, embora não seja impossível manter o primeiro lugar. Se a corrida for à chuva (e é possível que seja)… tudo pode acontecer.

EQUIPA A TER EM CONTA

Ferrari – É tremendamente difícil prever a equipa a ter em conta para a corrida. Houve seis equipas nos seis primeiros lugares, com os respetivos colegas de equipa bastante longe dos seis primeiros. Por isso, a minha aposta recai na equipa que se qualificou onde não se esperava (fora da Q3) e que tem os pilotos próximos um do outro (para além de que a Ferrari é uma equipa com um carro rápido e com pelo menos um piloto, que é Sainz, que se costuma superar à chuva).

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Pierre Gasly (AlphaTauri) – George Russell poderia ser incluído nesta categoria, mas o britânico da Williams já surpreendeu hoje e não acredito que o faça muito mais amanhã. Pierre Gasly começa num bom lugar (sexto), tem carro com bom ritmo em pista seca e é outro piloto que costuma apreciar corridas à chuva, por isso tem possibilidades de fazer uma boa prova, quaisquer que sejam as condições.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

A recuperação milagrosa do Real Múrcia: a influência de uma mudança (correta) de treinador

O Real Múrcia encontra-se a disputar o grupo B da Primera RFEF, encontrando-se a realizar uma temporada em crescendo, com Adrián Colunga ao comando.

José Mourinho: «Infelizmente para nós o Nápoles joga de forma diferente do início da época»

José Mourinho projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Leandro Barreiro: «Os adeptos têm de sentir que damos tudo pelo clube do início ao fim»

Leandro Barreiro projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

PUB

Mais Artigos Populares

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

Xabi Alonso debaixo de fogo antes do Real Madrid x Manchester City: «Isto é uma equipa e vamos todos unidos»

Xabi Alonso faz a antevisão ao Real Madrid x Manchester City para a Champions League. Técnico espanhol aborda vários temas.