A ANTEVISÃO: NORRIS CONTINUA A SER O MAIS RÁPIDO E MAX VERSTAPPEN DESILUDE
Lando Norris parecia intocável na qualificação para o Grande Prémio do Brasil. O atual líder do Campeonato Mundial conquista a pole position com um tempo de 1:09.511s. Norris foi o mais rápido em todas as sessões e depois da vitória da corrida Sprint, amanhã tem uma boa oportunidade para aumentar a vantagem para os seus adversários diretos.
O fim de semana tem corrido na perfeição para o britânico, porque além da vitória na Sprint, Oscar Piastri despistou-se e teve que abandonar e Norris aumentou a diferença para nove pontos.
Kimi Antonelli repetiu o resultado da qualificação para a Sprint e vai partir da segunda posição. Uma grande volta do rookie da Mercedes que ficou a menos de duas décimas do tempo de Norris. George Russell teve um resultado surpreendente e foi apenas sexto. Russell fez a sua última tentativa com pneus médios e, obviamente, não foi a escolha acertada.
Charles Leclerc teve sempre na luta pelos lugares de topo e é o monegasco que fecha os lugares do pódio. Piastri ainda não encontrou o seu verdadeiro ritmo e vai partir lado a lado com o piloto da Ferrari.
Oliver Bearman foi o grande destaque desta qualificação. Apesar do oitavo lugar, o rookie terminou as outras duas sessões nos lugares mais altos. A Racing Bulls volta a fazer uma boa qualificação com Isack Hadjar a sair da quinta posição e Liam Lawson de sétimo. Pierre Gasly e Nico Hulkenberg terminaram nos últimos lugares do top10.
Lewis Hamilton, que parecia confiante na Q1, não foi além do 13.º melhor tempo na Q2. O britânico volta a falhar a ida ao Q3, depois do 11.º lugar na qualificação para a corrida Sprint.
As duplas da Aston Martin e da Williams também ficaram-se pela Q2. Fernando Alonso, que fez uma excelente corrida Sprint, ficou de fora por quase quatro décimas. Enquanto, o seu companheiro de equipa, Lance Stroll, foi 14.º. Alex Albon parte logo atrás do piloto espanhol e Carlos Sainz do canadiano.
Qualificação desastrosa para a Red Bull, com os dois pilotos a ficarem pela Q1. Verstappen relatou durante toda a sessão que tinha problemas de aderência e isso refletiu-se no seu tempo. O neerlandês foi apenas 16.º e vai tentar repetir o recital da época passada. Contudo, não me acredito que isso volte a acontecer, uma vez que o próprio não tem muitas esperanças de obter um bom resultado.
Yuki Tsunoda foi o piloto mais lento do Circuito de Interlagos, mas vai sair da 19.ª posição, porque Gabriel Bortoleto não fez qualquer volta. A Sauber não conseguiu reconstruir a tempo o monolugar do brasileiro, depois do violento acidente no final da corrida Sprint. Esteban Ocon e Franco Colapinto ficaram no meio dos dois Red Bull, respetivamente.
EQUIPA A TER EM CONTA
Mercedes – Apesar do sexto lugar de Russell, acredito que a Mercedes é uma das equipas com o melhor carro deste Grande Prémio, a par da McLaren. A grande volta de Antonelli e os dois lugares no pódio da corrida Sprint mostram que a equipa germânica tem hipóteses de lutar pela vitória.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Kimi Antonelli (Mercedes) – Este é o piloto que fez a Mercedes escolher para ser o sucessor de Hamilton. Grande performance do jovem italiano neste fim de semana, que tem tudo para acabar com mais um pódio e se quiser almejar ainda mais, a primeira vitória na Fórmula 1.

