Antevisão GP Emilia-Romagna: Piastri faz a terceira pole da época

modalidades cabeçalho

A Antevisão:  Oscar Piatri superou Max Verstappen numa qualificação caótica

A Fórmula 1 regressou ao continente europeu, mais precisamente a Ímola, onde a McLaren fez a sua décima pole neste circuito. Oscar Piastri fez um tempo de 1,14.670s, Max Verstappen foi mais lento 34 milésimas e George Russell terminou a qualificação no terceiro posto. Com esta pole o australiano igualou o número de poles positions conquistadas por Verstappen nesta temporada.

Esta qualificação foi caótica, principalmente, a Q1 que ficou marcada por dois acidentes de Yuki Tsunoda e de Franco Colapinto. Russell vai partir da segunda linha, depois de ter feito a sua volta rápida com pneus médios, o que não é muito comum. Lando Norris não conseguiu extrair o máximo do seu McLaren e largará na quarta posição. O britânico volta a não conseguir superar nem o seu companheiro de equipa, nem Max Verstappen.

A Aston Martin fez a melhor qualificação da temporada com Fernando Alonso a sair de quinto e Lance Stroll de oitavo. A marca britânica não foi eficaz com os pneus macios na Q1, por isso optaram pelos médios no resto da qualificação e surtiu efeito. A Williams volta a fazer uma qualificação consistente com Carlos Sainz e Alexander Albon a terminarem na sexta e sétima posição, respetivamente. O TOP10 ficou fechado com o rookie, Isack Hadjar a fazer o nono melhor tempo e Pierre Gasly a terminar em décimo.

Após o acidente de Franco Colapinto, a Q2 ficou suspensa por algum tempo, e atrasou ainda mais, porque Oliver Bearman completou a sua volta rápida no momento em que a bandeira vermelha foi mostrada. Os comissários demoraram algo tempo a rever as imagens, mas o piloto da Haas teve o seu tempo apagado.

Esta Q2 foi a das mais surpreendentes da temporada. Os dois Ferrari foram eliminados pelos Aston Martin, que fizeram a volta rápida com pneus médios. A outra surpresa foi a eliminação de Kimi Antonelli, que vai sair atrás de Charles Leclerc e de Lewis Hamilton. A marca italiana e o rookie a correrem em casa tiveram uma qualificação para esquecer. Gabriel Bortoleto vai sair da 14.ª posição, o brasileiro foi o pior qualificado nesta Q2.

Tsunoda continua a não se dar bem no Circuito de Ímola, ao ficar pelo terceiro ano consecutivo na Q1. Na sequência das curvas cinco e seis, o nipónico teve um acidente aparatoso e, consequentemente, a qualificação ficou suspensa. O piloto da Red Bull saiu ileso, mas vai dar à sua equipa uma longa noite de trabalho para conseguir participar na corrida de amanhã.

Nos últimos instantes da qualificação, Colapinto perdeu o controlo do carro e despistou-se na curva quatro. O argentino até estava em posição de passar à Q2, mas não é certamente o regresso à Fórmula 1 que desejaria. Além de Tsunoda e de Bearman, ficaram-se pela Q1 Liam Lawson, Nico Hulkenberg e Esteban Ocon.

Equipa a ter em conta

Williams – Tem sido um fim de semana consistente para a equipa de Grove. Os treinos livres foram muito bons e a qualificação também. Amanhã acredito que tanto Sainz como Albon vão continuar a fazer um excelente trabalho e levarão a Williams a ser o melhor carro do segundo pelotão.

Piloto que poderá surpreender

Fernando Alonso (Aston Martin) – Esta qualificação vai contra à corrente de como tem sido a temporada do piloto espanhol. Ainda sem qualquer ponto conquistado, Alonso tem amanhã uma boa oportunidade para pontuar e ajudar a Aston Martin no Campeonato de Construtores.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.