Antevisão GP Espanha: Dios mío, Charles

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: MERCEDES À ESPREITA DE UM LUGAR NO PÓDIO

Depois da vitória de Max Verstappen, nos Estados Unidos, a Fórmula 1 está de volta, com o penúltimo fim-de-semana de maio a marcar o regresso da categoria rainha do automobilismo ao Grande Prémio de Espanha. Depois de, no último ano, Hamilton ter igualado Michael Schumacher no número de vitórias neste grande prémio, este ano a luta é outra e a grande questão prende-se com a dúvida entre Ferrari e Red Bull.

Os prognósticos para a corrida são muitos e, creio que as apostas sobre quem vai levar a melhor nestas 66 voltas no circuito espanhol recaem sobre aqueles que têm sido os maiores protagonistas deste campeonato: Max Verstappen e Charles Leclerc.

Durante as sessões de treinos-livres pudemos ver, tal como tem acontecido até aqui, a luta acesa entre Red Bull e Ferrari, contudo e, para ânimo dos fãs da Mercedes, esta semana parecia que íamos ter uma luta a três, com Russel e Hamilton a intrometerem-se.

Na primeira sessão de treinos, na manhã de sexta-feira, conseguimos constatar que os prognósticos começavam a bater certo, com Charles Leclerc a ser o mais rápido com 1:19.828, seguido de seu companheiro de equipa, Carlos Sainz (+0.079) e o neerlandês Max Verstappen (+0.336).

Na segunda sessão de treinos do dia, os Mercedes começavam a mostrar que podiam intrometer-se na luta entre Ferrari e Red Bull. Charles Leclerc marcou novamente o tempo mais rápido com 1:19.670, com os dois Mercedes a cravarem o segundo e o terceiro tempo mais rápidos da sessão, com Russell a ficar muito perto de Charles (+0.117) seguido de Hamilton (+0.204).

Já nesta manhã, na última sessão de treinos antes da qualificação, o rumo parecia idêntico. Leclerlc novamente a fazer a volta mais rápida da sessão, com o tempo de 1:19.772, seguido de Max Verstappen (+0.072) e George Russel (+0.148). A curiosidade prendia-se com Max Verstappen que tinha sido o único piloto do grupo da frente a conseguir melhorar o seu tempo comparativamente à última sessão de treino de sexta-feira.

Se na pista o ambiente prometia, nas bancadas não desiludia com o público espanhol a puxar pelos da casa com uma grande multidão de pessoas a torcer, quer por Fernando Alonso, quer por Carlos Sainz.

Chegando à parte “séria”, os Mercedes mostraram que não era só fogo de vista e que os resultados obtidos nos treinos não tinham sido engano. Na primeira sessão de qualificação Charles Leclerc foi o mais rápido (1:19.861), onde a grande surpresa foi mesmo a eliminação do piloto “da casa” Fernando Alonso que não conseguiu chegar à Q2. De fora da Q2 ficaram ainda os dois Aston Martin e os dois Williams.

Entrando na Q2, Max Verstappen fez uma volta incrível para marcar o melhor tempo da segunda sessão de qualificação com 1:19.219, retirando cerca de seis décimas ao tempo de Leclerc na sessão anterior. De fora da Q3 ficaram o Alfa Romeo de Zhou, os dois Alpha Tauri (Tsunoda e Gasly), o Alpine de Ocon e ainda o Mclaren de Lando Norris. Com Daniel Ricciardo a bater o seu companheiro de equipa, em termos de qualificação, pela primeira vez, nas últimas dez corridas e Mick Schumacher a alcançar a Q3 pela primeira vez.

Na luta pela pole position, Charles Leclerc não deu qualquer hipótese à concorrência. Depois de ter falhado a sua primeira tentativa, na segunda trucidou os concorrentes cravando o tempo de 1:18.750, garantido a sua décima terceira pole position. Na segunda posição ficou Max Verstappen que acabou por não fazer uma segunda tentativa devido a uma falha de potência no motor. Carlos Sainz fechou o último lugar do pódio.

Nesta terceira qualificação, apesar do bom ritmo que já haviam mostrado, os Mercedes não conseguiram intrometer-se na luta por um lugar no pódio.

Curiosidade: Desde 2008 que não havia um Ferrari na pole position na Catalunha.

Foto de Capa: Scuderia Ferrari

Artigo redigido por Duarte Amaro

Duarte Amaro
Duarte Amarohttp://www.bolanarede.pt
Duas são as paixões que definem o Duarte: A Comunicação e o Desporto. Desde muito novo aprendeu a amar o desporto, muito por culpa dos intervenientes que o compõem. Cresceu a apreciar a mestria de Guardiola, a valentia de Rossi e a habilidade de Hamilton, poder escrever sobre estes é algo com que sempre sonhou.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.