Antevisão GP Qatar: Uma estrela em ascensão e uma superestrela tricampeã

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: GRANDE DIA PARA OSCAR PIASTRI, MAS O DESTAQUE MAIOR É MAX VERSTAPPEN, TRICAMPEÃO DO MUNDO DE FÓRMULA 1

Max Emilian Verstappen é tricampeão do mundo de Fórmula 1, coroando assim um ano magnífico para o neerlandês, que só precisava de três pontos na corrida sprint de hoje. Curiosamente, o título chega após uma das poucas corridas do ano que Verstappen não ganhou, com um mau arranque e muitos safety cars a atrasarem o piloto dos Países Baixos, mas todos sabíamos que o título era uma questão de tempo.

Na corrida de hoje, Verstappen partia da terceira posição, mas o seu arranque não foi famoso, perdendo para Russell e para os pilotos da Ferrari, embora tenha passado Lando Norris. E, com tantos safety cars, a recuperação do neerlandês, que parecia inevitável, foi sendo atrasada. Assim que pôde, Verstappen ultrapassou esses três pilotos, mas o vencedor da corrida já lhe tinha fugido. E, embora Verstappen seja campeão, importa falar desse vencedor, que tem tudo para ter uma carreira bastante interessante na Fórmula 1.

Oscar Piastri, cuja chegada à Fórmula 1 foi tão discutida pela Alpine e pela McLaren, tem tido uma temporada de rookie notável e conseguiu mesmo sucesso máximo no dia de hoje. Já depois de ter terminado o sprint shootout com o tempo mais rápido, o australiano também venceu a corrida sprint de hoje. Piastri também perdeu inicialmente para Russell, que começou com pneus macios, mas essa acabou por ser a escolha errada, com os pilotos de médios a ganharem vantagem a longo prazo. Quando Verstappen subiu para o segundo lugar, Piastri fez o suficiente para igualar o ritmo do neerlandês e assegurar a sua primeira vitória numa corrida sprint na Fórmula 1.

Numa corrida que teve três safety cars e cinco abandonos (Lawson e Sargeant despistaram-se na gravilha sozinhos, Hulkenberg, Pérez e Ocon bateram no mesmo incidente), Norris terminou em terceiro, com Russell em quarto e Hamilton em quinto e ainda com Sainz, Albon e Alonso a fecharem os lugares pontuáveis, depois de Charles Leclerc, que cruzou a meta em sexto, ser penalizado em cinco segundos por limites de pista.

Para amanhã, a questão dos pneus será importante, com a Pirelli a avisar no início do dia de hoje que, devido a alguns danos que detetaram nos pneus no dia de hoje, havia a possibilidade de limitarem o número máximo de voltas que cada pneu poderia fazer no dia de amanhã, com as equipas a serem obrigadas a fazer pelo menos duas paragens. Face ao que vimos hoje, essa é uma possibilidade bem real, com alguns pilotos a terem dificuldades com os pneus numa corrida sprint que nem teve assim tantas voltas de corrida.

Em relação aos favoritos, Verstappen estará sempre lá em cima, tal como os pilotos da McLaren, embora Norris não esteja muito satisfeito com a sua própria prestação ao longo deste fim de semana. Contudo, ao recuarmos para a qualificação de sexta-feira, importa lembrar que ambos os carros papaia tiveram voltas apagadas por exceder limites de pista, com Piastri a partir de sexto e Norris de décimo, levando a que sejam os Mercedes os carros mais próximos de Verstappen no arranque.

Com o campeão já encontrado, há outras posições no campeonato de pilotos e de construtores por definir, com tudo muito mais apertado para saber quem ganha vantagem nessas lutas no Qatar.

EQUIPA A TER EM CONTA

McLaren – A equipa papaia parece estar rápida nesta pista, embora as posições da qualificação de sexta-feira não o reflitam (embora essas posições se devam apenas a limites de pista). Se a McLaren conseguir deixar para trás as dificuldades da pista e dos pneus, tem boas condições para se impor amanhã perante Mercedes e Ferrari.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Oscar Piastri – Depois do dia de hoje, em que dominou o dia de sprint, o australiano terá expetativas altas para a prova de amanhã. A qualificação de ontem não o ajudou muito, e é verdade que sai de sexto, mas o australiano tem sido o piloto da McLaren mais regular ao longo do fim de semana, e, depois de Suzuka, não quer esperar muito tempo até alcançar um novo pódio.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi colega de João Félix e aconselha o avançado português: «Estar num dos maiores de Portugal, se não mesmo o maior que é o...

João Félix continua a ser apontado ao Benfica. Agora, foi a vez de Reinildo Mandava falar sobre o cenário que está em cima da mesa.

Eis o calendário da Liga 3 para a temporada 2025/26

Já é conhecido o calendário da Liga 3 para a nova época. O sorteio decorreu na noite desta segunda-feira.

Presidente do Inter Milão afasta cenário de saída para Hakan Çalhanoglu: «Esperamos por ele para a pré-época»

A saída de Hakan Çalhanoglu do Inter Milão pode ter sofrido um entrave. O médio turco é pretendido por Galatasaray e Fenerbahçe.

Mikel Arteta e o interesse em Viktor Gyokeres: «Não posso comentar sobre nenhum jogador que ainda não faz parte do nosso grupo»

Mikel Arteta foi chamado a falar sobre a possibilidade de o Arsenal poder contratar Viktor Gyokeres ao Sporting. O técnico fugiu ao tema.

PUB

Mais Artigos Populares

Troca surpreendente à vista? FC Porto oferece João Mário e 3 milhões para garantir Alberto Costa

O FC Porto está a tentar a contratação de Alberto Costa. Os dragões oferecem João Mário e três milhões de euros pela contratação.

Bryan Mbeumo já tem número no Manchester United e lança desafio: «Aprender com Ruben Amorim»

Bryan Mbeumo foi apresentado como reforço do Manchester United. O avançado camaronês vai usar a camisola 19 e elogiou Ruben Amorim.

Federico Chiesa riscado do Liverpool e pode voltar a Itália por 12 milhões de euros

Federico Chiesa está na porta de saída do Liverpool. O avançado italiano não conta para Arne Slot e pode assinar pela Atalanta.