Antevisão GP Singapura: E não é que podemos ter luta pela vitória em 2023?

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: VERSTAPPEN E PÉREZ ELIMINADOS NA Q2 DE SINGAPURA, SEGUNDA POLE CONSECUTIVA PARA SAINZ… CORRIDA DE AMANHÃ É IMPERDÍVEL

Olhando para os treinos livres do Grande Prémio de Singapura, era notório que a Red Bull estava a passar por algumas dificuldades, mas, face ao que tinham sido as provas anteriores, era difícil acreditar que a desvantagem do campeão de construtores fosse assim tão grande. Chegados à qualificação, fomos muito surpreendidos.

Pela segunda prova consecutiva, vai ser Carlos Sainz a sair da pole position, com o piloto da Ferrari a mostrar uma faceta mais agressiva em qualificação nestas últimas corridas. A Ferrari tinha mostrado nos treinos livres ser a equipa mais rápida em simulações de qualificação, voltando a ser Sainz a superar o colega de equipa, que vai partir de terceiro, com George Russell a conseguir intrometer-se entre os dois carros vermelhos. O britânico tem ainda um jogo extra de pneus médios para a corrida, o que pode ser importante.

De resto, Lando Norris vai partir do quarto lugar, tendo sido ele o piloto da McLaren que trouxe atualizações para este fim de semana. O quarto lugar dá-lhe opções de pódio, tal como a Lewis Hamilton, que sai da quinta posição. A discussão pela vitória, em condições normais (falta saber se chove ou não amanhã), estará entre estes cinco, embora Fernando Alonso, que sai de sétimo, também tinha bom ritmo de corrida nos treinos livres.

Kevin Magnussen alcançou um excelente sexto lugar para a Haas, que colocou os dois carros na Q3 e vai ter Nico Hulkenberg a partir da nona posição. Esteban Ocon foi oitavo nesta qualificação, com Liam Lawson a fechar o top-10. E vale a pena falar de Liam Lawson, único piloto do universo Red Bull a chegar à Q3 (excelente entrada na Fórmula 1, a substituir o lesionado Daniel Ricciardo), até porque isso vai entroncar na maior surpresa desta qualificação.

Voltando à Red Bull, o desconforto que Max Verstappen e Sergio Pérez mostraram nos treinos continuou neste segmento, com ambos a ficarem de fora na Q2. No caso do mexicano, que já estava na zona de eliminação e precisava de uma volta na última tentativa, fez um pião no primeiro setor e arruinou aí as suas hipóteses. No caso de Verstappen, que tem dominado toda a época de Fórmula 1 até ao momento, registou uma melhoria de tempo muito pequena e foi eliminado precisamente por Lawson. Numa pista em que ultrapassar é bastante difícil, e em que o neerlandês não se sente confortável com o carro, poderá ser amanhã a primeira vez esta época que um Red Bull não vence. Gasly (12.º), Albon (14.º) e Tsunoda (15.º) foram os outros pilotos eliminados na Q2, mas a situação ainda pode piorar para Verstappen, que está a ser investigado pelos comissários por três momentos diferentes de impeding.

Por fim, pela Q1 ficaram Bottas, Piastri, Sargeant, Zhou e Stroll, com o canadiano a bater de forma violenta nos instantes finais da Q1 e a provocar um longo período de pausa entre o primeiro e o segundo segmentos de qualificação em Singapura. O piloto está bem, o que atesta bem à evolução da segurança na Fórmula 1, mas o carro ficou bastante destruído, com a Aston Martin a ter um longo trabalho de recuperação pela frente.

EQUIPA A TER EM CONTA

Ferrari – A equipa de Maranello nem vinha com grandes expetativas para Singapura, depois de ter chamado a atenção em Monza, mas tem sido a equipa mais forte até agora. Com Sainz a partir da pole position e Leclerc da terceira posição, a vitória está longe de estar assegurada, mas vamos ver o que é que a Scuderia consegue ver amanhã.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Lando Norris – A McLaren trouxe um pacote de atualizações para este fim de semana em Singapura apenas para o carro de Norris, que ficou no quarto lugar da qualificação. Da última vez que Norris tinha trazido melhorias, na Áustria, o salto foi evidente, com o britânico a poder agora envolver-se com os Ferrari e com os Mercedes na luta pela vitória.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Edinho defende Cristiano Ronaldo e critica contestação após empate de Portugal: «Aos 41 anos, estamos à espera que seja o Cristiano a desequilibrar?»

Edinho também saiu em defesa de Cristiano Ronaldo na sequência das críticas recebidas após a jornada inaugural do Mundial 2026.

Como 1907 fecha contratação de Kaiki ao Cruzeiro de Artur Jorge

O Como 1907 fechou a contratação de Kaiki para a próxima temporada. O defesa esquerdo vai deixar o Cruzeiro de Artur Jorge.

José Boto critica Carlo Ancelotti e tudo está relacionado com Neymar Júnior: «Não entendo como é que um jogador que tem dois jogos nos...

José Boto deixou algumas críticas a Carlo Ancelotti, assumindo que não entende por que Pedro ficou fora do Mundial 2026.

Renan Ribeiro recusa proposta de renovação e está de saída do Estrela da Amadora

Renan Ribeiro recusou a proposta de renovação apresentada pelo Estrela da Amadora e está de saída do clube da Reboleira.

PUB

Mais Artigos Populares

Henrique Tavares assina contrato profissional com o Sporting

O Sporting assinou contrato profissional com Henrique Tavares. O ala esquerdo de 17 anos representou a equipa de sub-17 na última temporada.

Ruben Amorim já trabalha pelo AC Milan: português cumpriu a sua primeira missão nos italianos

Ruben Amorim já entrou em contacto com todos os jogadores do AC Milan, de maneira a apresentar-se ao plantel dos italianos.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Alemanha x Costa do Marfim do Mundial 2026

Alemanha e Costa do Marfim têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.