📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Declínio da Red Bull | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Vivem-se tempos difíceis em Milton Keynes, sede da Red Bull. Os tempos de glória parecem ter chegado ao fim e, dificilmente, regressarão tão cedo. Aquele ano de 2023 ficará para a história da Fórmula 1, ao vencerem 22 grandes prémios de 23 possíveis, com um Max Verstappen imbatível. No início da temporada passada, o domínio continuou até ao meio da época, onde tudo começou a desabar, até aos dias de hoje. É caso para dizer, quanto maior é a subida, maior é a queda.

Só de pensar que uma equipa desta categoria está neste atual estado, devido a guerras internas, deixa-me estupefacto. No ano passado, a liderança de Christian Horner foi questionada por vários elementos importantes da equipa, principalmente, por Helmut Marko, consultor da Red Bull. As desavenças entre os dois são desde a morte do fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz. O contrato de Helmut Marko acabava no final de 2024 e, certamente, Horner não se importava com a saída do austríaco. Contudo, Marko tinha um trunfo valioso, chamado Max Verstappen. O piloto neerlandês expressou mais que uma vez que a saída de Helmut Marko seria prejudicial para a Red Bull.

Red Bull
Fonte: F1

Na sequência destas guerras, saíram elementos que pertenciam ao núcleo principal da Red Bull. Adrian Newey, o grande responsável pelos designs dos monolugares, deixou a equipa austríaca no Grande Prémio de Miami e juntou-se à Aston Martin este ano. Outro grande nome a sair da Red Bull foi Jonathan Wheatley. O antigo diretor-desportivo vai ser o novo chefe de equipa da Audi, atual Kick Sauber. Christian Horner lamentou as saídas, mas desvalorizou acreditando que não teriam um impacto na equipa. O que é certo é que desde que as suas saídas foram anunciadas os resultados caíram a pique. Ainda que conseguiram salvar o Campeonato de Pilotos, mas o Campeonato de Construtores nem lá perto, acabaram em terceiro.

Esta temporada, já com quatro corridas realizadas, os resultados não são nada animadores. Mesmo que, tenham vencido no circuito de Suzuka, no Japão, o desempenho do RB21 está muito longe de acompanhar os McLaren. Para mim, Max Verstappen é quem está a salvar a Red Bull de uma queda ainda mais profunda. É notório que o tetracampeão é um dos melhores pilotos de sempre do desporto motorizado, porque consegue fazer resultados impensáveis com um carro menos capaz comparando aos das equipas rivais. Mas, nem sempre isso é possível e um piloto desta qualidade não ter um carro à altura, certamente, como a pensar em outras possibilidades.

O contrato de Verstappen termina em 2028, mas tem uma cláusula que lhe permiti sair da Red Bull mais cedo. Se, no verão, o neerlandês estiver abaixo do terceiro lugar na classificação de pilotos, a sua posição atual, pode rescindir o seu contrato. A saída de Verstappen seria uma gigante perda para a Red Bull e teriam que se reinventar para dinamizar a saída do tetracampeão e escolhendo só piloto não basta, porque ninguém é como Max Verstappen. Christian Horner tem uma grande responsabilidade de ter resultados no imediato para evitar uma catástrofe ainda maior da que tem enfrentado nos últimos tempos.  

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica District já está a ser votado: eis o horário

O Benfica District já está a ser votado. Votação começou a partir das 11h00 e decorrerá até às 17h30 de forma presencial e online.

FC Porto bloqueia saída de titulares no mercado de inverno

O FC Porto definiu que vários dos elementos do onze titular de Francesco Farioli não estarão disponíveis para propostas neste mercado.

FC Porto junta-se ao Benfica na corrida pela contratação de avançado italiano

Lorenzo Lucca foi apontado ao Benfica durante as últimas semanas e o FC Porto junta-se agora à corrida pela contratação do avançado.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Há jogos em que não vamos ter sempre 80% de boas decisões»

O Sporting empatou com o Gil Vicente (1-1), na 17.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente da APAF diz que caso da TV no balneário do Dragão é um «sinal de falência do Regulamento»

O presidente da APAF, José Borges, deixou fortes críticas ao atual Regulamento Disciplinar, utilizando o caso da TV no balneário como exemplo.

Águias querem aproximar-se de rival lisboeta | Benfica x Estoril

Se o final de 2025 trouxe um empate a duas bolas em Braga e, com isso, afastou o Benfica dos lugares cimeiros da liga, 2026 trouxe boas notícias

Massimiliano Allegri e a nova posição de Rafael Leão: «Quando joga pela esquerda, às vezes adormece»

Rafael Leão tem sido escolhido para jogar numa dupla de ataque e Massimiliano Allegri pensa que o português irá continuar a beneficiar desta mudança.