📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Declínio da Red Bull | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Vivem-se tempos difíceis em Milton Keynes, sede da Red Bull. Os tempos de glória parecem ter chegado ao fim e, dificilmente, regressarão tão cedo. Aquele ano de 2023 ficará para a história da Fórmula 1, ao vencerem 22 grandes prémios de 23 possíveis, com um Max Verstappen imbatível. No início da temporada passada, o domínio continuou até ao meio da época, onde tudo começou a desabar, até aos dias de hoje. É caso para dizer, quanto maior é a subida, maior é a queda.

Só de pensar que uma equipa desta categoria está neste atual estado, devido a guerras internas, deixa-me estupefacto. No ano passado, a liderança de Christian Horner foi questionada por vários elementos importantes da equipa, principalmente, por Helmut Marko, consultor da Red Bull. As desavenças entre os dois são desde a morte do fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz. O contrato de Helmut Marko acabava no final de 2024 e, certamente, Horner não se importava com a saída do austríaco. Contudo, Marko tinha um trunfo valioso, chamado Max Verstappen. O piloto neerlandês expressou mais que uma vez que a saída de Helmut Marko seria prejudicial para a Red Bull.

Red Bull
Fonte: F1

Na sequência destas guerras, saíram elementos que pertenciam ao núcleo principal da Red Bull. Adrian Newey, o grande responsável pelos designs dos monolugares, deixou a equipa austríaca no Grande Prémio de Miami e juntou-se à Aston Martin este ano. Outro grande nome a sair da Red Bull foi Jonathan Wheatley. O antigo diretor-desportivo vai ser o novo chefe de equipa da Audi, atual Kick Sauber. Christian Horner lamentou as saídas, mas desvalorizou acreditando que não teriam um impacto na equipa. O que é certo é que desde que as suas saídas foram anunciadas os resultados caíram a pique. Ainda que conseguiram salvar o Campeonato de Pilotos, mas o Campeonato de Construtores nem lá perto, acabaram em terceiro.

Esta temporada, já com quatro corridas realizadas, os resultados não são nada animadores. Mesmo que, tenham vencido no circuito de Suzuka, no Japão, o desempenho do RB21 está muito longe de acompanhar os McLaren. Para mim, Max Verstappen é quem está a salvar a Red Bull de uma queda ainda mais profunda. É notório que o tetracampeão é um dos melhores pilotos de sempre do desporto motorizado, porque consegue fazer resultados impensáveis com um carro menos capaz comparando aos das equipas rivais. Mas, nem sempre isso é possível e um piloto desta qualidade não ter um carro à altura, certamente, como a pensar em outras possibilidades.

O contrato de Verstappen termina em 2028, mas tem uma cláusula que lhe permiti sair da Red Bull mais cedo. Se, no verão, o neerlandês estiver abaixo do terceiro lugar na classificação de pilotos, a sua posição atual, pode rescindir o seu contrato. A saída de Verstappen seria uma gigante perda para a Red Bull e teriam que se reinventar para dinamizar a saída do tetracampeão e escolhendo só piloto não basta, porque ninguém é como Max Verstappen. Christian Horner tem uma grande responsabilidade de ter resultados no imediato para evitar uma catástrofe ainda maior da que tem enfrentado nos últimos tempos.  

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.