Eis os novos carros para 2025 | Fórmula 1

modalidades cabeçalho

A Fórmula 1 apresentou na última terça-feira as novas pinturas dos carros de 2025, através de uma gala realizada em Londres. Com todas as equipas presentes, pudemos ver os pilotos e os carros, com poucas surpresas no que toca às pinturas.

McLaren

O campeão de construtores entra na nova temporada com uma pintura muito semelhante à de 2024, com o laranja e o preto a dominarem.

A dupla de pilotos também é a mesma, com Lando Norris e Oscar Piastri a fazerem o suficiente em 2024 para ajudarem a equipa a conquistarem o título de construtores (mas a atrapalharem-se em alguns momentos na tentativa de Norris chegar ao título de pilotos). Vamos ver se a competitividade se mantém este ano e o que a equipa será capaz de fazer.

Ferrari

A Ferrari chega a 2025 com um carro maioritariamente vermelho, sem surpresa, mas com alguns tons de branco devido a um patrocinador, numa alteração estética que vai dividir algumas pessoas.

A saída de Carlos Sainz e a entrada de Lewis Hamilton constitui-se como um dos maiores pontos de interesse da temporada. Com Charles Leclerc a continuar vestido de vermelho, a Ferrari tem uma das duplas de pilotos mais forte, bem capaz de lutar por títulos se o carro estiver a esse nível.

Red Bull

Mais um ano, mais uma pintura igual na Red Bull, que aposta na mesma livery que tem utilizado nos últimos largos anos.

Max Verstappen, campeão do mundo de pilotos, mantém-se numa equipa que já não é campeã do mundo de construtores, tendo sido apenas terceira classificada em 2024. Liam Lawson dá o salto para uma equipa que pretende voltar a lutar por vitórias em 2025, num lugar que traz bastante pressão para quem não trouxer resultados.

Mercedes

A Mercedes entra nesta época com algumas novidades, com a pintura do carro a ser prateada na asa da frente, mas preta no restante carro. De resto, há novidades ao nível dos pilotos.

George Russell será agora o piloto número um da escuderia alemã, com Lewis Hamilton de saída para a Ferrari. Toto Wolff decidiu apostar no rookie italiano Andrea Kimi Antonelli, sendo esse um dos pontos de interesse para a nova época, para além de perceber se este carro vai ser competitivo de forma mais regular do que em 2024.

Aston Martin

Com mais algumas doses de branco no seu monolugar em comparação com os últimos anos, a Aston Martin continua a apresentar um carro praticamente todo verde, naquele que é um ano de continuidade também ao nível dos pilotos.

Fernando Alonso e Lance Stroll continuam a ser os homens que vão estar por detrás do volante dos carros, com Adrian Newey agora dentro da equipa, embora o engenheiro só deva ter maior influência no carro de 2026. De resto, a equipa esperará que esta época não seja tão difícil como foi a última.

Alpine

A Alpine aposta nas mesmas cores para o começo desta nova temporada, embora haja uma maior predominância do cor-de-rosa na frente do carro, com o azul mais presente na traseira.

Depois de uma ponta final de 2024 muito forte, particularmente de Pierre Gasly (mas com destaque principal para o duplo pódio no Brasil), a Alpine terminou o último campeonato de construtores em sexto e quererá ser mais regular este ano. Gasly será precisamente um dos pilotos, sendo que, para já, o outro é o rookie australiano Jack Doohan, embora se fale muito da possibilidade de o argentino Franco Colapinto o substituir em breve.

Haas

À semelhança de muitas outras equipas, a Haas entra no novo ano praticamente com a mesma pintura da época anterior, com um carro que continua a ter as cores preta, vermelha e branca como as principais.

Com dois novos pilotos, chegam à escuderia norte-americana o francês Esteban Ocon e o britânico Oliver Bearman, que vai fazer a sua primeira época a tempo inteiro na Fórmula 1, depois de algumas aparições no ano passado. A Haas foi competitiva em 2024 e os responsáveis esperam que a história seja parecida em 2025.

Racing Bulls

Agora com um nome mais identificável para todos, a antiga AlphaTauri apresenta-se com a pintura mais distinta da nova época. É de resto um carro muito semelhante àquele que a Red Bull apresentou para fazer o Grande Prémio da Turquia de 2021 e é uma livery que me agrada bastante.

Para lá da pintura, a VCARB, como se chamava no ano passado, também teve um ano atribulado ao nível dos pilotos, começando com Daniel Ricciardo e terminando com Liam Lawson. Agora, é o rookie Isack Hadjar que começa a época ao lado do japonês Yuki Tsunoda, que foi preterido na escolha para um lugar na Red Bull, mas fez umas últimas épocas de qualidade na atual Racing Bulls.

Williams

A Williams, que já teve o seu carro a rodar em pista num filming day, apresenta um carro também sem grandes mudanças em relação ao anterior (tal como a grande maioria das equipas), com o azul a ser a cor predominante no monolugar da equipa britânica.

Depois de um 2024 complicado, com mudanças de pilotos e com muitos acidentes, que prejudicaram a competitividade ao longo do ano, a Williams começa o ano com uma das duplas de pilotos mais interessantes, com Alex Albon e o ‘reforço’ Carlos Sainz, que vem de uma grande época ao serviço da Ferrari.

Sauber

A Sauber traz para esta temporada uma pintura bastante semelhante à do ano passado, com o verde fluorescente e o preto a serem as cores predominantes, num carro que foi de longe o menos competitivo de 2025.

Agora com uma dupla de pilotos completamente nova, composta pelo experiente Nico Hulkenberg (que fez uma grande época com a Haas no ano passado) e o rookie brasileiro Gabriel Bortoleto, campeão de Fórmula 2, a equipa espera que o carro seja mais competitivo para os pilotos poderem corresponder, antes da chegada da Audi.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario a um passo do FC Porto: quem é o novo médio dos dragões?

Pablo Rosario está muito perto de assinar pelo FC Porto, deixando o Nice em definitivo para se juntar novamente a Francesco Farioli atual técnico dos dragões.

José Mourinho indicou que não conhece vice-presidente do Fenerbahçe mas fotos provam o contrário

José Mourinho indicou durante a antevisão da partida frente ao Benfica que não conhece Hamdi Akin, mas existem fotos que os colocam juntos.

Estugarda obrigado a ir às grandes penalidades para vencer Braunschweig

O Estugarda conseguiu o apuramento para a segunda eliminatória da Taça da Alemanha, depois de vencer o Braunschweig.

Pafos conquista apuramento para a Champions League

O Pafos e o Estrela Vermelha empataram a uma bola durante esta terça-feira e os cipriotas conseguiram apurar-se para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.