Estética ou segurança? Ferrari ou Mercedes?

Com a nova administração da Fórmula 1, a verdade é que a modalidade voltou à ribalta de outros anos, com a aproximação dos adeptos e rasgando com protocolos de distanciamentos entre pilotos e público, a modalidade está viva, alegre, competitiva e ao rubro, mobilizando, em todos os Grandes Prémios, grandes massas aos Autódromos, pois até o preçário foi alterado, de modo a que seja alcançável para todo o tipo de pessoas.

Ainda assim, existe um pequeno grande pormenor que faz a diferença para estes adeptos e amantes da Fórmula 1: o som dos motores e a estética que se tem vindo a modificar ao longo dos últimos anos.
A segurança tem sido um setor muito trabalhado e alguns dispositivos foram incrementados, inclusive o último na zona do pescoço, e, para o ano de 2018, foi aprovado o dispositivo ‘Halo’, em forma de chinelo com duas membranas coladas a uma só, que se encontra por cima e à frente do piloto, quando este se encontra sentado no monolugar. Esteticamente é aberrante ou, talvez, uma questão de hábito. A verdade é que acaba por ser um elemento modificador das características chave de um tradicional monolugar de F1.

As vozes críticas são mais do que muitas e são superiores àquelas que aprovam o ‘Halo’, alegando que a modalidade é feita de perigo e de velocidade e que estes são os elementos que a caracterizam. A favor estão aqueles que prezam a segurança e a vida dos pilotos, afirmando que este dispositivo podia ter evitado mortes na modalidade noutros anos, apesar de reconhecerem que esteticamente não é o melhor, mas o que mais importa é o ser e não o parecer. Importa salientar que as medidas de segurança na F1 estão cada vez mais rigorosas, ao ponto dos capacetes serem alvo de testes de impacto e de perfuração.

O título de 2017 será discutido até ao fim por estes dois protagonistas Fonte: Sky Sports
O título de 2017 será discutido até ao fim por estes dois protagonistas
Fonte: Sky Sports

Após tantas críticas e teorias, dos prós e contras, quer se goste ou não, o ‘Halo’ vai fazer parte dos novos monolugares já a partir de 2018, ainda que outra hipótese fosse a colocação de um cockpit aberto, o chamado ‘Shield’ no monolugar.

Um dos motivos pelos quais os adeptos se têm afastado da fórmula 1 nos últimos anos é a sonoridade dos motores. Factor importante e determinativo, pois é aquilo que faz vibrar o público e que dá mais espectacularidade à modalidade. Problema esse que, segundo a administração da F1, está a ser trabalhado no sentido de, a partir de 2020, os motores passarem a ser simples e mais barulhentos, de maneira a que todas as Scuderias tenham as mesmas armas à partida, situação que irá gerar muita controvérsia entre as equipas com maior poderio financeiro.

Contudo, os chefes da F1 estão irredutíveis face ao regresso dos motores que outrora fizeram sucesso e furor, como os V12 e V10. As circunstâncias são diferentes, os tempos modernos são baseados no futuro híbrido e eléctrico e a modalidade tem que se atualizar. No entanto, não custa nada tentar imaginar os monolugares de 2017 com motores V10 …

Foto de Capa: RTL

Artigo revisto por: Ana Rita Cristóvão

Duarte Machado
Duarte Machadohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Sociologia e é natural de Portimão, sendo um acompanhante activo principalmente do Desporto motorizado, acompanha, desde cedo, a Fórmula 1. Não perde nenhum Grande Prémio e se o cavalinho rampante agarrar primeiro a bandeira de xadrez ainda melhor!                                                                                                                                                 O Duarte não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG deixa titular habitual fora da Supertaça Europeia por opção técnica

Gianluigi Donnarumma não vai participar na partida entre o PSG e o Tottenham, relativa à final da Supertaça Europeia.

FC Porto encontra colocação para André Franco e saída está para breve

André Franco vai deixar de ser jogador do FC Porto nos próximos dias. O médio vai rumar aos Chicago Fire, equipa da MLS.

Os 5 jovens que podem ser aposta na equipa principal do Sporting

O Sporting continua a afirmar-se como uma das melhores escolas de formação da Europa, um estatuto conquistado ao longo de décadas.

Leixões anuncia mudanças na sua estrutura e há 2 clubes a beneficiar com as alterações

O Leixões confirmou em comunicado que não vai prosseguir com a sua equipa B, colocando um ponto final no projeto.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho questionado sobre Kerem Akturkoglu: «Claro que eu conheço o jogador»

José Mourinho foi questionado sobre Kerem Akturkoglu durante esta segunda-feira. O técnico confirmou que conhece o jogador.

Mohamed Amoura associado ao Benfica: quem é o extremo desejado pelo emblema da Luz?

Mohamed Amoura tem sido apontado com força ao Benfica. O jogador é um dos destaques do Wolfsburgo, equipa da Bundesliga.

Dirigente deixa o alerta ao Benfica: «O Kerem Akturkoglu quer jogar aqui se regressar à Turquia e o Benfica sabe disso»

O presidente do Besiktas revelou que Kerem Akturkoglu que representar o emblema de Istambul, caso regresse à Turquia.