📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A Fórmula 1, dos aficionados à ficção

- Advertisement -

Faz hoje pouco mais de uma semana que terminou o último Grande Prémio da temporada de Fórmula 1, o GP de Abu Dhabi. A derradeira corrida, a hora da verdade, o embate entre dois titãs, que marcou o fim de uma das temporadas mais épicas da modalidade, não deixou ninguém indiferente.

Hamilton e Verstappen partiam os dois com o mesmo número de pontos (algo só visto no ano de 1974) e ambos com a ambição de atingirem um patamar histórico: o britânico procurava o oitavo título mundial, ultrapassando Michael Schumacher; o neerlandês procurava ser o primeiro piloto dos Países Baixos a ser campeão do mundo e um dos novos de sempre a conquistar tal título.

Abu Dhabi foi um turbilhão de emoções, com muita polémica à mistura, que acabou com o coroar de Max Verstappen como novo campeão mundial, contudo o papel de protagonista principal ficou a cargo da direção de corrida e até já há quem ironize a situação comparando a Fórmula 1 ao futebol, uma vez que se falou mais do árbitro do que da corrida. Assim que Max voou sobre a bandeira axadrezada, pondo fim à hegemonia de Lewis Hamilton, as emoções vieram ao de cima, de um lado a alegria e do outro a tristeza.

Mas aqui não estaria a ser eu se não salientasse aquela que foi a atitude de Hamilton de puro desportivismo. Dei por mim boquiaberto a apreciar aquilo que via na televisão, um piloto destroçado depois de sair derrotado de um dos campeonatos mais frenéticos da história, de cabeça erguida a felicitar Max pela vitória. Defendo, piamente, que isto não deveria ser algo que me deixasse espantado, porque deveria ser sempre assim. A verdade é que, por defeito ou qualidade do ser humano, são raros os casos como este.

Apesar de todos estes acontecimentos, creio que Abu Dhabi acabou por se superiorizar a tudo isso, mostrando que este desporto está mais vivo que nunca e que atingiu uma dimensão global. É isso que me apraz, hoje, aqui, constatar. Assisti a algo que nunca tinha visto, de repente milhões de pessoas falavam sobre a Fórmula 1, jornais faziam capas com a Fórmula 1, as redes sociais inundavam-se com mensagens, tweets, posts sobre a Fórmula 1.

Vimos estrelas como Martin Garrix ou Marc Márquez a puxar por Max Verstappen. Assistimos a Justin Bieber intitular Hamilton de GOAT e George Lucas “abençoá-lo” com a mítica frase que marcara a saga Star Wars (“The force be with you”).

Duarte Amaro
Duarte Amarohttp://www.bolanarede.pt
Duas são as paixões que definem o Duarte: A Comunicação e o Desporto. Desde muito novo aprendeu a amar o desporto, muito por culpa dos intervenientes que o compõem. Cresceu a apreciar a mestria de Guardiola, a valentia de Rossi e a habilidade de Hamilton, poder escrever sobre estes é algo com que sempre sonhou.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedreira em ebulição testa ambições de guerreiros e águias | Braga x Benfica

Braga e Benfica medem forças na Pedreira, um palco tradicionalmente exigente e onde os detalhes costumam fazer a diferença.

Pep Guardiola sobre craque do Manchester City: «Às vezes grito com ele, outras vezes quero beijá-lo»

Pep Guardiola falou sobre o «sentimento ambíguo» relativo a Rayan Cherki. Jogador destacou-se na vitória do Manchester City.

Diogo Leite aborda futuro, comenta interesse de clubes e diz: «Tenho o sonho de jogar nas melhores ligas»

Diogo Leite está em final de contrato com o Union Berlin. Defesa-central de 26 anos comenta tema futuro.

Diogo Leite: «Tenho o objetivo de me estrear pela Seleção Nacional e de estar no Mundial»

Diogo Leite quer ir ao Mundial. Defesa-central do Union Berlin falou também sobre o seu percurso na Bundesliga e o futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Zaidu mais tempo longe do FC Porto: Nigéria qualifica-se para a próxima fase da CAN

A Nigéria está qualificada para os oitavos de final da CAN 2025. Zaidu ficará, deste modo, mais tempo longe do FC Porto.

Sérgio Conceição soma 3.ª vitória consecutiva: eis a reação do português

O Al Ittihad venceu o Al Shabab por 2-0 e registou o terceiro triunfo consecutivo. Sérgio Conceição já reagiu.

Jorge Jesus faz história no Al Nassr: «É sempre bom bater recordes, mas isso não nos vence o título da liga»

O Al Nassr tornou-se na primeira equipa de sempre a ganhar os 10 primeiros jogos da Liga Saudita. Jorge Jesus reagiu.