A Fórmula 1, dos aficionados à ficção

- Advertisement -

Faz hoje pouco mais de uma semana que terminou o último Grande Prémio da temporada de Fórmula 1, o GP de Abu Dhabi. A derradeira corrida, a hora da verdade, o embate entre dois titãs, que marcou o fim de uma das temporadas mais épicas da modalidade, não deixou ninguém indiferente.

Hamilton e Verstappen partiam os dois com o mesmo número de pontos (algo só visto no ano de 1974) e ambos com a ambição de atingirem um patamar histórico: o britânico procurava o oitavo título mundial, ultrapassando Michael Schumacher; o neerlandês procurava ser o primeiro piloto dos Países Baixos a ser campeão do mundo e um dos novos de sempre a conquistar tal título.

Abu Dhabi foi um turbilhão de emoções, com muita polémica à mistura, que acabou com o coroar de Max Verstappen como novo campeão mundial, contudo o papel de protagonista principal ficou a cargo da direção de corrida e até já há quem ironize a situação comparando a Fórmula 1 ao futebol, uma vez que se falou mais do árbitro do que da corrida. Assim que Max voou sobre a bandeira axadrezada, pondo fim à hegemonia de Lewis Hamilton, as emoções vieram ao de cima, de um lado a alegria e do outro a tristeza.

Mas aqui não estaria a ser eu se não salientasse aquela que foi a atitude de Hamilton de puro desportivismo. Dei por mim boquiaberto a apreciar aquilo que via na televisão, um piloto destroçado depois de sair derrotado de um dos campeonatos mais frenéticos da história, de cabeça erguida a felicitar Max pela vitória. Defendo, piamente, que isto não deveria ser algo que me deixasse espantado, porque deveria ser sempre assim. A verdade é que, por defeito ou qualidade do ser humano, são raros os casos como este.

Apesar de todos estes acontecimentos, creio que Abu Dhabi acabou por se superiorizar a tudo isso, mostrando que este desporto está mais vivo que nunca e que atingiu uma dimensão global. É isso que me apraz, hoje, aqui, constatar. Assisti a algo que nunca tinha visto, de repente milhões de pessoas falavam sobre a Fórmula 1, jornais faziam capas com a Fórmula 1, as redes sociais inundavam-se com mensagens, tweets, posts sobre a Fórmula 1.

Vimos estrelas como Martin Garrix ou Marc Márquez a puxar por Max Verstappen. Assistimos a Justin Bieber intitular Hamilton de GOAT e George Lucas “abençoá-lo” com a mítica frase que marcara a saga Star Wars (“The force be with you”).

Duarte Amaro
Duarte Amarohttp://www.bolanarede.pt
Duas são as paixões que definem o Duarte: A Comunicação e o Desporto. Desde muito novo aprendeu a amar o desporto, muito por culpa dos intervenientes que o compõem. Cresceu a apreciar a mestria de Guardiola, a valentia de Rossi e a habilidade de Hamilton, poder escrever sobre estes é algo com que sempre sonhou.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica sobre o que se passou no Seixal: «Conversa decorreu num ambiente de enorme respeito, cordialidade e espírito construtivo»

O Benfica fez um comunicado oficial sobre a deslocação de cerca de 200 adeptos ao Benfica Campus. Eis a situação.

Onde ver o Benfica x Estrela Amadora para a Primeira Liga?

O Benfica vai receber este domingo o Estrela Amadora na jornada 19 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Benfica TV.

West Ham de Nuno Espírito Santo ganha na Premier League e houve grande golo de Mateus Fernandes

O West Ham venceu em casa o Sunderland por 3-1 na jornada 23 da Premier League. Mateus Fernandes fez um grande golo.

Segunda Liga: GD Chaves volta a pontuar após 3 derrotas consecutivas

O GD Chaves empatou 2-2 com o Lusitânia de Lourosa na jornada 19 da Segunda Liga. Foi o primeiro dos três jogos do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

RB Salzburgo empresta Rocco Zikovic à UD Leiria até ao final da temporada

Nesta quarta feira, o União de Leiria anunciou o seu terceiro reforço neste mercado de transferências, Rocco Zikovic. O defesa central croata é mais um jogador para o eixo defensivo dos unionistas.

AS Roma de Gian Piero Gasperini assegura contratação de Lorenzo Venturino

Lorenzo Venturino é a mais recente contratação da AS Roma. O extremo de 19 anos já atuava na Serie A e chega proveniente do Genoa.

Manchester United empresta Harry Amass ao Norwich City até ao final da temporada

Harry Amass é o mais recente reforço do Norwich City. O lateral chega emprestado pelo Manchester United à procura de mais minutos.