Fórmula 1, temos um problema

modalidades cabeçalho

O Grande Prémio do Mónaco, sem rodeios, foi a corrida de Fórmula 1 mais aborrecida que já vi desde 2018, altura em que comecei a acompanhar a modalidade. Desde o recomeço da corrida, a única preocupação dos pilotos foi a de gerir os pneus, sem nunca acelerar, e isso que levou a que nada acontecesse no top-10 durante 77 voltas.

Antes de mais, é preciso dizer que uma pessoa não deve levantar muito as expetativas quando assiste a uma corrida no Mónaco. Continua a ser dos meus circuitos preferidos no calendário da Fórmula 1 e oferece-nos a melhor qualificação do ano, mas há que reconhecer que é praticamente impossível ultrapassar e isso não dá uma grande corrida. O que pode agitar as coisas em Monte Carlo é a chuva ou as paragens nas boxes. Mas o que vimos no domingo roçou o ridículo.

Com a bandeira vermelha na primeira volta, todos os pilotos (com exceção de Logan Sargeant) trocaram os pneus com que começaram a corrida, com nove pilotos com pneus duros e outros sete com médios (já tinham desistido quatro). A partir daí, a estratégia da maioria foi não voltar a parar as boxes, uma vez que já não tinham de o fazer (já tinham usado dois compostos diferentes de pneus), sabendo também que, se parassem, caíam para trás de alguém que depois não conseguiriam ultrapassar. O resultado foi uma procissão, com quatro ultrapassagens em toda a corrida após a primeira volta (todas fora do top-10) e uma corrida feita em ritmo de Fórmula 2.

A continuidade do circuito de Monte Carlo no calendário é altamente discutida, mas eu não vou por aí. A sexta-feira e o sábado foram espetaculares e o domingo, nunca sendo alucinante, tem condições para dar um bom espetáculo. Mas é preciso antes de mais que as equipas queiram competir, algo que desta vez não aconteceu. A Pirelli trazer os três compostos macios e esses pneus fazerem 77 voltas também tem que se lhe diga, mas imagino que, se os pneus se degradassem mais, as equipas limitavam ainda mais o seu ritmo e teríamos uma procissão ainda mais lenta. Aqui a solução a meu ver, é outra.

Eu já era contra a possibilidade de se poder trocar de pneus durante o período de bandeira vermelha e esta corrida vem reforçar isso mesmo. Aliás, acho que, a partir de agora, deviam ter paragens obrigatórias nas boxes, com as equipas a continuarem a ter de usar mais do que um composto em cada corrida. Sobretudo no Mónaco, as paragens nas boxes eram essenciais para termos algum interesse na corrida (isso e os pilotos a correrem riscos, algo que também não tivemos).

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Farioli comenta chegada de Luuk de Jong ao FC Porto: «Acredito que nos vai ajudar a crescer»

O FC Porto venceu esta noite o Atlético Madrid por 1-0 no Estádio do Dragão. Francesco Farioli já reagiu ao triunfo.

Jan Bednarek rendido a Francesco Farioli: «É um treinador fantástico com quem posso aprender muito»

O FC Porto venceu esta noite o Atlético Madrid por 1-0 no Estádio do Dragão. Francesco Farioli já reagiu ao triunfo.

Farioli após vitória do FC Porto ao Atlético Madrid: «Fizemos coisas boas, mas ainda temos coisas a trabalhar»

O FC Porto venceu esta noite o Atlético Madrid por 1-0 no Estádio do Dragão. Francesco Farioli já reagiu ao triunfo.

FC Porto bate Atlético Madrid no jogo de apresentação aos sócios e adeptos

O FC Porto venceu esta noite o Atlético Madrid por 1-0 no Estádio do Dragão. Victor Froholdt marcou o único golo da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Sporting Viktor Gyokeres explica decisão de rumar ao Arsenal

Viktor Gyokeres deixou o Sporting e rumou ao Arsenal neste mercado de verão. Avançado sueco fala sobre processo de decisão.

João Palhinha reforça Tottenham e está de regresso à Premier League

O Tottenham anuncia a contratação de João Palhinha. Médio português deixa Bayern Munique e está de volta à Premier League.

FC Porto detalha pormenores da contratação de Luuk de Jong

Luuk de Jong é o mais recente reforço do FC Porto. Avançado neerlandês assina contrato de uma temporada com opção adicional.