📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Arábia Saudita: Hamilton deixa tudo igualado para a última corrida

- Advertisement -

A CRÓNICA: CORRIDA BIZARRA E CONTROVERSA VIU HAMILTON A COLAR-SE AO RIVAL NA LUTA PELO TÍTULO

É difícil saber por onde começar, por isso vamos já ao resultado. Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prémio da Arábia Saudita, deixando o rival Max Verstappen (Red Bull) em segundo e o colega de equipa Valtteri Bottas em terceiro. Mas a jornada para lá chegarmos foi repleta de incidentes.

Hamilton começou na pole, com Bottas em segundo e Verstappen em terceiro, e assim se mantiveram no arranque e nas primeiras voltas até ao momento da primeira bandeira vermelha. Mick Schumacher não conseguiu evitar a colisão do seu Haas com a barreira, levando inicialmente a um safety car. Ambos os Mercedes pararam para trocar de pneus, Verstappen não o fez e só depois é que foi ativada a bandeira vermelha, garantindo que o neerlandês iria partir à frente para o segundo arranque.

Nessa segunda largada, Hamilton arrancou melhor, mas quer ele, quer Verstappen, saíram para fora de pista e Esteban Ocon (Alpine) ultrapassou Hamilton e ficou com o segundo lugar. Só que depois veio nova bandeira vermelha depois de incidentes que eliminaram três carros: Sergio Pérez (Red Bull), George Russell (Williams) e Nikita Mazepin (Haas). A FIA instruiu a Red Bull para que Verstappen recomeçasse em terceiro, atrás de Ocon em primeiro e Hamilton em segundo.

Verstappen deixou essas questões para trás das costas e passou Hamilton e Ocon no terceiro arranque, com Hamilton a despachar o francês uma volta depois e a perseguir Verstappen, num pára-arranca com um par de safety cars virtuais para limpar detritos que estavam em pista. Até que, a 14 voltas do fim, Hamilton apanhou e atacou Verstappen antes da primeira curva. Nenhum dos pilotos conseguiu efetuar a curva de forma correta, mas Verstappen foi considerado culpado e foi instruído a devolver a posição ao britânico. Mas depois o neerlandês abrandou quando se aproximava da sequência final da volta, Hamilton colidiu com a traseira do Red Bull e ficou com pequenos danos na asa da frente.

Isto deixou o piloto da Red Bull na liderança, Verstappen permitiu que Hamilton o ultrapassasse no mesmo lugar umas voltas mais tarde, apenas para recuperar a posição imediatamente na última curva. Até que depois veio a decisão sobre o tal incidente na curva 1: cinco segundos de penalização para Max, que deixou Lewis passar uma volta mais tarde. A partir daí, o piloto da Mercedes foi embora, venceu a corrida com a volta mais rápida e Verstappen ficou-se pelo segundo lugar. Confuso? Sim, é um bom adjetivo para esta corrida.

Esteban Ocon esteve a maior parte da corrida em terceiro, mas perdeu o lugar na última reta para Valtteri Bottas, que dá uma boa ajuda à Mercedes na luta pelo campeonato de construtores. O McLaren de Daniel Ricciardo foi quinto à frente do AlphaTauri de Pierre Gasly e da dupla da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc. Antonio Giovinazzi foi nono pela Alfa Romeo, com Lando Norris a fechar o top-10 para a McLaren.

O PILOTO DO DIA

Lewis Hamilton (Mercedes) – O britânico sobreviveu a todos os incidentes que a corrida teve (e a todos os mind games que Verstappen lhe colocou) e saiu de Jeddah com o resultado que precisava para manter a luta pelo título bem viva. No final, notou-se bem o quão cansados estavam os pilotos depois da prova, mas Hamilton foi mais forte nos momentos decisivos.

DESILUSÃO DO DIA

Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – O piloto japonês começou dentro do top-10, mas foi perdendo vários lugares no primeiro stint. Depois foi considerado culpado por uma colisão com Sebastian Vettel (Aston Martin), foi penalizado em cinco segundos e nunca mais teve hipóteses de recuperar a corrida. O facto de um Alpine ter acabado em quarto praticamente destrói as hipóteses da AlphaTauri lutar pelo quinto lugar no campeonato de construtores.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Real Madrid critica Vinícius Júnior: «Não é bom para ele nem para o Real Madrid»

Alfonso Pérez defendeu que o Real Madrid devia vender Vinícius Júnior e apostar tudo em trazer Erling Haaland. O ex-jogador considera que o brasileiro não transmite uma boa imagem.

Pirotecnia e tarjas valem nova multa ao Benfica

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 15.875 euros ao Benfica, devido ao comportamento dos adeptos na receção ao Arouca.

A camisola personalizada pelas mãos de Rui Costa, as palavras em espanhol de José Mourinho e o discurso de Otamendi: «Muito feliz»

Nico Otamendi chegou aos 250 jogos pelo Benfica. Defesa-central argentino foi homenageado no balneário encarnado.

Angola paga milhões para receber a seleção da Argentina em jogo particular

A seleção de Angola vai receber a campeã do mundo, Argentina, num jogo particular, em Luanda, como parte das celebrações dos 50 anos da Independência.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus oficializa Luciano Spalletti como novo treinador

Luciano Spalletti foi nomeado novo treinador da Juventus. O técnico italiano de 66 anos foi o escolhido para suceder a Igor Tudor.

Benfica e Sporting voltaram a dominar na Champions League de Futsal: Resultados já foram menos volumosos

O Benfica e o Sporting venceram novamente na Champions League de Futsal. Águias bateram o Riga e leões ganharam ao Kairat Almaty.

Artur Jorge afasta (para já) regresso à Primeira Liga e garante: «Só treinaria Benfica, FC Porto e Sporting»

Artur Jorge duvida regresso à Primeira Liga nos próximos tempos. Técnico português só treinaria Benfica, FC Porto e Sporting.