GP Brasil: Xeque-mate no campeonato

- Advertisement -

A CORRIDA: CONTRA TODAS AS PREVISÕES NO GP BRASIL, VERSTAPPEN VENCE E GANHA PONTOS A UM NORRIS QUE NEM TERMINA NO PÓDIO

Após a qualificação desta manhã no GP Brasil, falava na possibilidade de Lando Norris entrar verdadeiramente na luta pelo campeonato, depois de assegurar a pole position e de Max Verstappen ter ficado pela Q2, mais ainda com uma penalização de cinco lugares. Após a corrida, a lógica é completamente inversa e o campeonato de pilotos está virtualmente fechado.

Com uma corrida sempre à chuva, Max Verstappen alcançou a vitória, com muito mérito e também alguma sorte. A primeira parte da corrida do neerlandês foi impecável, com um excelente arranque para se colocar rapidamente no top-10 e algumas ultrapassagens depois até chegar ao sexto lugar, atrás de Charles Leclerc. Após uma saída de pista de Nico Hulkenberg, alguns dos pilotos que estavam à frente de Verstappen pararam, com o neerlandês a manter-se em pista.

Com a chuva a aumentar de intensidade, a direção de corrida decidiu chamar o safety car para a pista, até que, na sequência de um acidente de Franco Colapinto, optaram pela bandeira vermelha, que funcionou às mil maravilhas para Verstappen, que iria sair de segundo, entre os dois pilotos da Alpine (Esteban Ocon em primeiro e Pierre Gasly em terceiro), que também não pararam.

No recomeço, Verstappen ultrapassou Ocon com um belíssimo mergulho na curva 1 e foi embora, com os pilotos da Alpine a manterem o seu ritmo e a conseguirem um sensacional duplo pódio, para uma equipa que começou o ano provavelmente com o pior carro.

George Russell foi quarto classificado, à frente de Charles Leclerc e de um Lando Norris muito errático, a falhar em muitos momentos-chave. Yuki Tsunoda foi sétimo, beneficiando de uma penalização de dez segundos a Oscar Piastri, que terminou em oitavo. Liam Lawson foi nono, à frente do Mercedes de Lewis Hamilton, embora ambos os Mercedes ainda possam ser desclassificados, por alterarem a pressão dos pneus quando estes já estavam montados no carro, algo que não se pode fazer.

PILOTO DO DIA

Max Verstappen – Apesar da sorte com o safety car e a bandeira vermelha (também pareceu que a Red Bull não parou mais cedo porque estava precisamente à espera da bandeira vermelha), Verstappen foi sem dúvida o melhor piloto desta corrida, com uma recuperação incrível para assinalar o regresso aos triunfos em Grandes Prémios.

DESILUSÃO DO DIA

Lando Norris – Com mais um mau arranque, sem possibilidade de ultrapassar quem estava à sua frente e com saídas de pista em momentos importantes, Lando Norris teve uma má corrida em São Paulo, não sendo ajudado pela brilhante recuperação do seu rival. Para além disso, o britânico pode sofrer uma penalização por ter arrancado para uma segunda volta de formação quando a direção de corrida tinha declarado que o arranque tinha sido abortado.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Lameiras responde ao Bola na Rede: «Sempre que o Sporting esticou um bocadinho mais o jogo, criou-nos muitas dificuldades»

Gil Lameiras fez a análise da derrota sofrida pelo Vitória SC contra o Sporting. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mikel Arteta confiante para o jogo contra o Atlético de Madrid: «É um sonho termos a chance de chegar à final»

Mikel Arteta e Viktor Gyokeres mostraram-se ambiciosos na véspera do jogo da segunda mão das meias-finais da Champions League.

Jornalista espanhol rendido a Maxi Araújo: «O Sporting avalia-o em 50 milhões de euros, e não é de admirar»

Maxi Araújo está a realizar uma temporada de destaque do Sporting e tem somado elogios pelas suas exibições.

Carlos Soares: «O ADN do Vitória está em entrar em qualquer campo para ganhar»

Carlos Soares analisou o desfecho do Sporting x Vitória SC. Encontro realizado em Alvalade fechou a jornada 32 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Zeno Debast com um passe direto para a própria baliza fez um caricato autogolo no Sporting x Vitória SC

O Sporting e o Vitória SC jogaram no fecho da jornada 32. Último golo do jogo foi marcado por Zeno Debast... na própria baliza.

Samu Silva: «É importante manter os princípios, não íamos mudar a nossa forma de jogar»

Samu Silva analisou o desfecho do Sporting x Vitória SC. Encontro realizado em Alvalade fechou a jornada 32 da Primeira Liga.

Daniel Bragança: «Fomos dignos do que é ser Sporting»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Vitória SC. Encontro realizado em Alvalade fechou a jornada 32 da Primeira Liga.