GP Brasil: Xeque-mate no campeonato

- Advertisement -

A CORRIDA: CONTRA TODAS AS PREVISÕES NO GP BRASIL, VERSTAPPEN VENCE E GANHA PONTOS A UM NORRIS QUE NEM TERMINA NO PÓDIO

Após a qualificação desta manhã no GP Brasil, falava na possibilidade de Lando Norris entrar verdadeiramente na luta pelo campeonato, depois de assegurar a pole position e de Max Verstappen ter ficado pela Q2, mais ainda com uma penalização de cinco lugares. Após a corrida, a lógica é completamente inversa e o campeonato de pilotos está virtualmente fechado.

Com uma corrida sempre à chuva, Max Verstappen alcançou a vitória, com muito mérito e também alguma sorte. A primeira parte da corrida do neerlandês foi impecável, com um excelente arranque para se colocar rapidamente no top-10 e algumas ultrapassagens depois até chegar ao sexto lugar, atrás de Charles Leclerc. Após uma saída de pista de Nico Hulkenberg, alguns dos pilotos que estavam à frente de Verstappen pararam, com o neerlandês a manter-se em pista.

Com a chuva a aumentar de intensidade, a direção de corrida decidiu chamar o safety car para a pista, até que, na sequência de um acidente de Franco Colapinto, optaram pela bandeira vermelha, que funcionou às mil maravilhas para Verstappen, que iria sair de segundo, entre os dois pilotos da Alpine (Esteban Ocon em primeiro e Pierre Gasly em terceiro), que também não pararam.

No recomeço, Verstappen ultrapassou Ocon com um belíssimo mergulho na curva 1 e foi embora, com os pilotos da Alpine a manterem o seu ritmo e a conseguirem um sensacional duplo pódio, para uma equipa que começou o ano provavelmente com o pior carro.

George Russell foi quarto classificado, à frente de Charles Leclerc e de um Lando Norris muito errático, a falhar em muitos momentos-chave. Yuki Tsunoda foi sétimo, beneficiando de uma penalização de dez segundos a Oscar Piastri, que terminou em oitavo. Liam Lawson foi nono, à frente do Mercedes de Lewis Hamilton, embora ambos os Mercedes ainda possam ser desclassificados, por alterarem a pressão dos pneus quando estes já estavam montados no carro, algo que não se pode fazer.

PILOTO DO DIA

Max Verstappen – Apesar da sorte com o safety car e a bandeira vermelha (também pareceu que a Red Bull não parou mais cedo porque estava precisamente à espera da bandeira vermelha), Verstappen foi sem dúvida o melhor piloto desta corrida, com uma recuperação incrível para assinalar o regresso aos triunfos em Grandes Prémios.

DESILUSÃO DO DIA

Lando Norris – Com mais um mau arranque, sem possibilidade de ultrapassar quem estava à sua frente e com saídas de pista em momentos importantes, Lando Norris teve uma má corrida em São Paulo, não sendo ajudado pela brilhante recuperação do seu rival. Para além disso, o britânico pode sofrer uma penalização por ter arrancado para uma segunda volta de formação quando a direção de corrida tinha declarado que o arranque tinha sido abortado.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Costa do Marfim surpreende e parte para o Mundial 2026 com vitória em casa da França

A Costa do Marfim venceu a França num encontro particular. Ambas as equipas ultimam preparação para o Mundial 2026.

Espanha não vai além de empate diante do Iraque num jogo de preparação das 2 seleções para o Mundial 2026

A Espanha empatou com o Iraque num jogo de preparação para o Mundial 2026. Grande surpresa num jogo com duas seleções que estarão na prova.

Depois de Luis Suárez e Gonçalo Inácio, Hakan Safi anuncia acordo com antigo defesa do Sporting para reforçar o Fenerbahçe e já recebeu resposta

Hakan Safi tenta prometer vários nomes de potenciais reforços do Fenerbahçe. Agora é a vez de Merih Demiral, antigo defesa do Sporting.

FC Porto quer aproveitar empréstimo bem sucedido para se livrar de excedentário por quem pagou mais de 10 milhões de euros

O FC Porto quer colocar Gabriel Veron já neste verão. Avançado brasileiro entra no último ano de contrato e saiu valorizado do empréstimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Rose é o sucessor de Andoni Iraola no Bournemouth

Marco Rose foi oficializado como novo treinador do Bournemouth. Técnico sucede a Andoni Iraola e vai orientar cherries na Europa.

Eslovénia evita derrota diante do Chipre em jogo particular

A Eslovénia empatou 1-1 com o Chipre esta quinta-feira. Nenhuma das seleções se qualificou para o Mundial 2026.

Itália e Bélgica vencem meias-finais e discutem final do Europeu Sub-17

Itália e Bélgica carimbaram esta quinta-feira o apuramento para a final do Campeonato da Europa de Sub-17.