GP Brasil: Xeque-mate no campeonato

- Advertisement -

A CORRIDA: CONTRA TODAS AS PREVISÕES NO GP BRASIL, VERSTAPPEN VENCE E GANHA PONTOS A UM NORRIS QUE NEM TERMINA NO PÓDIO

Após a qualificação desta manhã no GP Brasil, falava na possibilidade de Lando Norris entrar verdadeiramente na luta pelo campeonato, depois de assegurar a pole position e de Max Verstappen ter ficado pela Q2, mais ainda com uma penalização de cinco lugares. Após a corrida, a lógica é completamente inversa e o campeonato de pilotos está virtualmente fechado.

Com uma corrida sempre à chuva, Max Verstappen alcançou a vitória, com muito mérito e também alguma sorte. A primeira parte da corrida do neerlandês foi impecável, com um excelente arranque para se colocar rapidamente no top-10 e algumas ultrapassagens depois até chegar ao sexto lugar, atrás de Charles Leclerc. Após uma saída de pista de Nico Hulkenberg, alguns dos pilotos que estavam à frente de Verstappen pararam, com o neerlandês a manter-se em pista.

Com a chuva a aumentar de intensidade, a direção de corrida decidiu chamar o safety car para a pista, até que, na sequência de um acidente de Franco Colapinto, optaram pela bandeira vermelha, que funcionou às mil maravilhas para Verstappen, que iria sair de segundo, entre os dois pilotos da Alpine (Esteban Ocon em primeiro e Pierre Gasly em terceiro), que também não pararam.

No recomeço, Verstappen ultrapassou Ocon com um belíssimo mergulho na curva 1 e foi embora, com os pilotos da Alpine a manterem o seu ritmo e a conseguirem um sensacional duplo pódio, para uma equipa que começou o ano provavelmente com o pior carro.

George Russell foi quarto classificado, à frente de Charles Leclerc e de um Lando Norris muito errático, a falhar em muitos momentos-chave. Yuki Tsunoda foi sétimo, beneficiando de uma penalização de dez segundos a Oscar Piastri, que terminou em oitavo. Liam Lawson foi nono, à frente do Mercedes de Lewis Hamilton, embora ambos os Mercedes ainda possam ser desclassificados, por alterarem a pressão dos pneus quando estes já estavam montados no carro, algo que não se pode fazer.

PILOTO DO DIA

Max Verstappen – Apesar da sorte com o safety car e a bandeira vermelha (também pareceu que a Red Bull não parou mais cedo porque estava precisamente à espera da bandeira vermelha), Verstappen foi sem dúvida o melhor piloto desta corrida, com uma recuperação incrível para assinalar o regresso aos triunfos em Grandes Prémios.

DESILUSÃO DO DIA

Lando Norris – Com mais um mau arranque, sem possibilidade de ultrapassar quem estava à sua frente e com saídas de pista em momentos importantes, Lando Norris teve uma má corrida em São Paulo, não sendo ajudado pela brilhante recuperação do seu rival. Para além disso, o britânico pode sofrer uma penalização por ter arrancado para uma segunda volta de formação quando a direção de corrida tinha declarado que o arranque tinha sido abortado.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Reinaldo Teixeira elogia desempenho das equipas nas competições europeias: «Muito orgulhosos»

O presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, mostrou-se muito feliz pelo desempenho das equipas portuguesas nas competições europeias.

River Plate vai estabelecer parceria com o grupo do Chelsea

Segundo a imprensa argentina, o River Plate vai fazer uma parceria com a BlueCo. O negócio de Kendry Paez foi catalisador.

Andebol: Portugal já sabe onde joga no Mundial 2027

A IHF anunciou as cidades que vão sediar os grupos do Mundial 2027. Portugal vai jogar em Magdeburgo, no Grupo F.

Angeline da Costa antecipa final da Taça de Portugal frente ao Benfica: «Muito feliz por oferecer um Clássico aos adeptos»

Angeline da Costa falou sobre a final da Taça de Portugal frente ao Benfica. A portista admitiu que é um sonho estar no Jamor.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot sobre lesão de Mohamed Salah: «É uma boa coisa para o Liverpool, má para o Egito»

Arne Slot confirmou a ausência de Mohamed Salah no próximo jogo dos Reds. O egípcio não vai viajar para representar a sua seleção nacional.

João Henriques: «Li esta semana que temos 3% de hipóteses de chegar ao playoff, a mesma percentagem que o Benfica tem para ser campeão»

João Henriques ambiciona a primeira vitória fora do AVS na visita ao Tondela. O técnico acredita na manutenção e lembra que o clube tem as mesmas probabilidades de sobreviver que o Benfica tem de ser campeão.

UEFA reage a queixa após lesão grave de Noa Lang e promete rever painéis LED

A UEFA vai rever a segurança dos painéis publicitários após a grave lesão de Noa Lang. A medida responde à exigência de indemnização do Galatasaray.