GP Canadá: Tirar a barriga de misérias

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A CORRIDA: DEPOIS DO QUE VIMOS NO MÓNACO, HOJE TIVEMOS A MELHOR CORRIDA DE FÓRMULA 1 DA TEMPORADA

Todo o ano de 2023 foi frustrante para os fãs de Fórmula 1 que queriam ver competitividade na frente do pelotão, em vez de corridas em que já se sabia quem ia ganhar antes de a corrida começar. Este ano, a Fórmula 1 tem sido mais competitiva, mas ainda não tínhamos tido uma grande corrida (e o Mónaco foi totalmente o oposto disso). Hoje, no Canadá, apesar de ter vencido o homem que dominou praticamente todas as corridas dos últimos tempos, tivemos uma corrida que deu prazer de assistir.

Max Verstappen foi o vencedor de uma corrida que teve três carros na luta pela vitória, com o neerlandês a voltar a mostrar (tal como tinha feito em Imola) que, mesmo quando o carro não está perfeito, o piloto consegue fazer a diferença. O neerlandês saía atrás de George Russell e chegou a estar em terceiro, atrás de Russell e de Lando Norris, que parecia ter o melhor ritmo no início, mas Russell perdeu posição para Verstappen logo a seguir a ser ultrapassado por Norris. Nessa altura, parecia que o McLaren podia fugir, mas um safety car depois de um acidente de Logan Sargeant apanhou a McLaren desprevenida, com Norris a parar uma volta mais tarde e a perder posição em pista para Verstappen e Russell novamente, com essa ordem a manter-se até às paragens para pneus de piso seco (tinham começado com intermédios devido à chuva).

Nessa fase, Verstappen e Russell pararam ao mesmo tempo, com Norris a parar mais tarde, conseguindo quase sair na liderança da corrida, mas a dificuldade ao sair da box fez com que fosse ultrapassado por Verstappen. Mais tarde, voltou a perder para Russell, com dificuldade em colocar temperatura nos pneus, mas novo erro de Russell fez com que Norris voltasse a ser segundo. Um último safety car (após acidente de Carlos Sainz e Alex Albon) ainda ameaçou baralhar as coisas, com a Mercedes a parar na box para colocar pneus novos, mas só conseguiram ultrapassar Oscar Piastri e o top-3 foi composto por Verstappen, Norris e Russell.

Lewis Hamilton foi quarto, à frente de Piastri, com a Aston Martin a terminar com ambos os carros em sexto e sétimo (Fernando Alonso à frente de Lance Stroll), depois de uns últimos Grandes Prémios mais complicados. Daniel Ricciardo também teve um bom fim de semana, terminando no oitavo lugar, à frente dos dois Alpine, que conseguiram improváveis lugares nos pontos, com Pierre Gasly por diante de Esteban Ocon.

A Haas termina fora dos pontos, embora Kevin Magnussen tenha ameaçado uma enorme surpresa na primeira fase da corrida, com o dinamarquês e Nico Hulkenberg a ganharem várias posições pela escolha de pneus de chuva extrema, por comparação com os intermédios dos rivais. Magnussen chegou a estar no quarto lugar, mas a sua primeira paragem na box foi altamente lenta e acabaram ambos em 11.º e 12.º. Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda (que fica a lamentar um erro que o impediu de pontuar) e Zhou Guanyu foram os outros pilotos que terminaram o Grande Prémio, com abandonos para os dois Ferrari, os dois Williams e Sergio Pérez, que teve mais um fim de semana desapontante.

PILOTO DO DIA

Max Verstappen – Já o disse algumas vezes e volto a dizê-lo: se houver competição na frente, não me importo que o vencedor seja o do costume. Ao contrário do ano passado, Verstappen tem tido corridas mais difíceis de controlar e não deixa de conseguir ganhar, merecendo hoje a distinção de piloto do dia.

DESILUSÃO DO DIA

Ferrari – Depois de um fim de semana de alegrias no Mónaco, não se esperava uma queda tão grande, mas foi exatamente isso que aconteceu à Ferrari no Canadá. Com uma dupla eliminação na Q2 na qualificação, nenhum dos carros teve grande ritmo de corrida (Leclerc teve ainda problemas de motor). Para piorar a situação, ambos abandonaram (Leclerc arriscou pneus de piso seco quando não devia, Sainz teve um acidente) e a equipa sai de Montreal com zero pontos.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

5 jogadores que podem decidir o FC Porto x Sporting

Uma meia-final da Taça de Portugal é sempre um desafio intenso em que as duas equipas se batem até ao limite das suas forças por um lugar no Jamor.

Olivia Rodrigo na camisola do Barcelona para o El Clásico

A cantora norte-americana Olivia Rodrigo, de 23 anos, foi selecionada pelo Spotify para aparecer na camisola do Barcelona no próximo clássico frente ao Real Madrid, a 10 de maio.

Estreia histórica de Jaime Faria no Masters 1000 de Madrid

Jaime Faria garantiu um lugar no quadro principal do Masters 1000 de Madrid, enquanto Henrique Rocha foi eliminado na última ronda de qualificação frente a Adolfo Vallejo.

Um precioso bilhete para o Jamor | FC Porto x Sporting CP

Numa caminhada que começou em outubro de 2025, FC Porto e Sporting preparam agora para descolar rumo à tão desejada final da Taça

PUB

Mais Artigos Populares

Lens continua época de sonho e apura-se para a final da Taça de França

O Lens continua a realizar uma época em grande e alcançou o apuramento para a final da Taça de França, depois de vencer o Toulouse.

Inter Milão vence Como 1907 e apura-se para a final da Taça de Itália

O Inter Milão recebeu e venceu o Como 1907 por três bolas a duas, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Taça de Itália.

Brighton goleia Chelsea e provoca 5ª derrota consecutiva aos blues na Premier League

A má fase do Chelsea vai-se prolongando. Desta feita, foi o Brighton quem não só venceu, como goleou os blues na Premier League.